Notícias / Calçados e Acessórios / Multifranqueado do Grupo Afeet profissionaliza gestão de franquias e impulsiona crescimento da rede

Multifranqueado do Grupo Afeet profissionaliza gestão de franquias e impulsiona crescimento da rede

Rede completa 21 anos e atribui sucesso aos bons parceiros franqueados

Compartilhe:   

Multifranqueado do Grupo Afeet profissionaliza gestão de franquias e impulsiona crescimento da rede: Rede completa 21 anos e atribui sucesso aos bons parceiros franqueados 


Fundado em 1995, o Grupo Afeet possui atualmente 183 unidades - sendo 20 próprias e visa ter 300 lojas em operação até 2020. A empresa é detentora das marcas Authentic Feet, Magic Feet, Art Walk e Tenis Express e atribui seu crescimento à decisão de ter se tornado uma rede de franquias em 2004, expandindo, assim, por meio da seleção de bons parceiros franqueados. Segundo o gerente de expansão do Grupo Afeet, Rodrigo Faria, 5% dos investidores que atuam na rede são multifranqueados – ou seja, possuem mais de uma unidade.

É o caso do Grupo Xambre, que possui 15 lojas das duas marcas Authentic Feet e Art Walk. “Para crescer, foi essencial fazer uma gestão profissionalizada das lojas e contratar especialistas em varejo no mercado. Temos, além de um gerente para cada loja, um gestor interno - focado em planejamento e metas e um externo, que visita regularmente a operação de cada unidade”, explica Leonardo Xambre, sócio da empresa.

Ao longo dos dez anos que o Grupo Xambre opera lojas Afeet, a empresa percebeu que no varejo não existe uma regra exata e tropeços fazem parte do percurso. Sem titubear, Leonardo conta que já aconteceu de fecharem lojas da marca em shoppings renomados como Iguatemi e Vila Olímpia porque não possuíam, na ocasião, o fluxo de pessoas necessário para o bom funcionamento dos negócios. “Foi melhor fechar estas unidades do que mantê-las ‘doentes’. Na hora que vimos que não daria certo, planejamos a saída do local para não morrermos abraçados com essas lojas”, conta Leonardo.

Outro grande aprendizado da marca veio com a crise que fez o empresário aprimorar a gestão de suas unidades. Nestes tempos mais difíceis o Grupo Xambre focou ainda mais na performance da equipe formada por 170 funcionários e, assim, passaram a dar atenção a pontos que quando o varejo está aquecido poderiam ficar desapercebidos como, por exemplo, a qualidade do atendimento nas lojas.

 

Um pouco de história...

A Authentic Feet é a primeira marca do Grupo Afeet e foi revitalizada há cerca de um ano, para ser a melhor loja destinada à experiência em mercado esportivo. Hoje, com 83 unidades em operação e um e-commerce, a marca se posiciona como a loja de calçados e moda esportiva para quem quer malhar com estilo. São diversas opções de produtos premium, que vão desde o tênis para running e training, como também peças de vestuário, tênis casual, tênis kids e acessórios. Nike, Adidas, Mizuno, Asics, Puma, Converse e Reebok são as marcas que compõem suas vitrines. Seu público-consumidor é formado por pessoas que se preocupam com a saúde, o bem-estar, o lazer e a moda esportiva e que, via de regra, têm um comportamento alegre, informal, descontraído e que valoriza a família e os amigos.

Já a Artwalk é a maior rede de sneaker store do Brasil, possuindo 35 lojas físicas e uma loja virtual, sendo a bandeira que mais se destacou no grupo em 2015, quando lançou seu novo projeto de loja, com um refit total na tríade mix-layout-atendimento, consolidando-se como o maior player do mercado nesse segmento. É uma loja feita para quem é jovem de espírito, escolhe as marcas para firmar sua personalidade, tem atitude, autoconfiança, é antenado, criativo, urbano e gosta de arte e cultura. Para essas pessoas, a Artwalk oferece tênis casuais, bonés, meias, camisetas e mochilas de marcas como: Nike, Adidas Originals, Vans, Converse, Jansport, New Balance, Onitsuka Tiger, New Era e Puma.

A Magic Feet surgiu apenas em 2008, visando ser a maior rede de calçados infantis do Brasil. Com 50 lojas em operação foi pensada para mulheres que adoram crianças ou valorizam a infância. Para elas e seus pequenos, as lojas oferecem tênis, sapatilha, sandálias, sapatênis, papetes, chuteiras, botas, mochilas e meias de marcas como Nike, Adidas, Puma, Converse, Vans, Asics, Tip Toey Joey, Pampili, Skechers e Crocs.

E a Tenis Express, diferente das outras três marcas, atua em pontos estratégicos de ruas movimentadas nos grandes centros e que traz diversas opções de produtos com preços acessíveis. Ao todo, são 20 lojas em operação e se fortalece como a loja democrática, para todos os bolsos. É feita para clientes com uma vida corrida, que buscam agilidade para resolver os problemas do dia a dia, mas não abrem mão da qualidade do que compra. Para eles, oferece tênis para running e training, além de modelos casuais, kids e acessórios das principais marcas como Nike, Adidas, Mizuno, Asics, Puma, Converse e Reebok.

 

Novas unidades

Sobre a expansão das marcas do Grupo Afeet, Rodrigo Faria explica que a estratégia da empresa vali além de encontrar potenciais candidatos à franquia, com capacidade de investimento e experiência no varejo. “O foco é encontrar empreendedores que tenham o perfil certo para cada modelo de negócio que a rede oferece. Cada marca atende um nicho de mercado”, explica o gerente do Grupo, que tem inaugurações previstas da marca Magic Feet para ainda este primeiro semestre de 2017 em Teresina (PI), São Luis (MA) e no litoral paulista (SP).

Além de acompanhar os candidatos à franquia em todas as etapas do processo de seleção, como identificação da marca ideal de acordo com o perfil do empreendedor, checagem do budget de investimento e apoio à localização do ponto de venda, o Grupo aposta no suporte completo a cada um deles, oferecendo todo o respaldo administrativo, comercial, financeiro, tecnológico, de marketing e de gestão para que cada uma das franquias cresça e se fortaleça.

Com isso, para conseguir ampliar a rede de forma sustentável, o Grupo implementou um modelo de suporte a seus franqueados, com consultorias frequentes, baseado em uma metodologia de business intelligence, que permite, aos mesmos, uma melhor leitura e plano de ação para aprimorar suas operações. Assim, para casar o atual momento do Grupo com os candidatos à franquia, a rede busca empreendedores que tenham experiência no segmento, tempo disponível, residam ao seu negócio, não tenha negócios concorrentes ou conflitantes e possua disponibilidade de capital próprio para investimento.

Clique aqui e saiba como ser um franqueado do Grupo Afeet

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?