Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / Crescimento em unidades de franquias no primeiro trimestre de 2019 demonstra expectativa otimista do mercado

Crescimento em unidades de franquias no primeiro trimestre de 2019 demonstra expectativa otimista do mercado

Além do maior evento da América Latina, segmento vive a expectativa das votações das Reformas da Previdência e Tributária 

Compartilhe:   

O resultado do crescimento de unidades de franquias operando em 2018, ano eleitoral, deixou o franchising nacional otimista para 2019 na gestão do presidente da Associação Brasileira de Franchising, André Friedhiem. O resultado foi o melhor nos últimos três anos. Em 2018, o número de lojas em funcionamento aumentou em 5.3% em relação ao ano retrasado. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento nominal atingiu 7% no primeiro trimestre, e 7,5% nos últimos 12 meses segundo a Pesquisa Trimestral de Desemprenho. Sobre a abertura  e fechamento de lojas, o estudo indicou variação para cima de 2,5%, mais que o dobro do mesmo período do ano passado. 

A proximidade do evento ABF Expo Franchising, o maior da área na América Latina, a ser realizada entre 26 e 29 do próximo mês, em São Paulo, capital, e os andamentos para as Reformas da Previdência (aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para a tramitação da proposta que seguirá para a CCJ do Senado), e Tributária fazem o franchising viver a expectativa de crescimento em dois dígitos depois alguns anos. 

Segundo André Friedheim, a inflação sob controle, a possibilidade do Produto Interno Bruto apresentar evolução, embora o Boletim Focus do Banco Central indicar queda para 1,4%, e a melhoria da confiança empresarial, são indicadores que o ritmo da expansão pode projetar-se trazendo oportunidades para quem desejam ingressar no sistema de franchising. 

"O cenário se mantém complexo, mas dois fatores contribuíram com o desempenho do setor. O ritmo mais forte de expansão em 2018 e de janeiro a março de 2019 – associado a definição do quadro eleitoral e a um mercado de trabalho desaquecido – e alguns movimentos positivos no varejo alavancados por um consumidor menos retraído. O crescimento do setor reflete também os ajustes realizados pelas redes nos últimos três anos, principalmente a busca por mais eficiência, o desenvolvimento de modelos de negócio mais enxutos e a diversificação de canais de venda, linha de produtos e consumidores”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

Franqueadora máster e franqueada da Não+Pelo, regional São Paulo, a principal no Brasil em faturamento no comparativo com as demais regiões do país, Thais Ramos, assim como todo o sistema de franchising, aguarda o desfecho positivo para as Reformas da Previdência e Tributária, em junho, justamente no período que acontece a 28ª edição da ABF Expo Franchising. Ela crê no senso igualitário nas contribuições e na maturidade de parte população que tem o foco empreendedor.

"Toda a mudança, seja ela no âmbito empresarial ou qualquer outro, requer adaptação. O aumento da expectativa de vida, que permite o cidadão aumentar sua renda, seja pelo empreendedorismo formal ou informal, apresentará um número considerável de pessoas experientes envolvendo-se no empreendedorismo tardiamente em função da reforma previdenciária. Nessa hora o franchising serve como exemplo por ser um setor altamente resiliente. O brasileiro prestes a aposentar-se precisará mostrar essa resiliência intrínseca no nosso segmento de atuação. É evidente a necessidade da Reforma. Estudiosos afirmam que a Previdência estará por um fio nos próximos dez anos. As reformas poderão ser um combustível para todos os setores de atuação, e com o franchising não é diferente", diz a responsável por trazer a Não+Pelo para o Brasil em 2010. 

A regional São Paulo da Não+Pelo, responsável por 25% do faturamento da rede no Brasil no ano passado, traçou uma meta de dez novas franquias até o final do ano. Até o momento, sete novas franquias foram instaladas no estado de São Paulo, e mais três estão consolidadas até setembro. Para Conrado Oliveira, diretor de expansão da multinacional, a chance de ultrapassar a meta traçada é real. Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising, os segmentos de Beleza, Saúde e Bem-Estar voltaram a figurar com destaque como áreas que mais cresceram no primeiro trimestre com taxa de 9,2%, e expansão de unidades na ordem de 6.7%.

"O ano de 2019 é estrategicamente voltado para a interiorização. Inauguramos em Mauá, implantamos a segunda unidade em São José do Rio Preto, e temos as cidades de Leme (inauguração prevista para 10/7), Guarulhos (agosto sem data definida), além de negociações adiantadas para chegarmos em Bauru, São Carlos, Sorocaba e Limeira. No meio do caminho, também vamos inaugurar uma unidade na capital no bairro da Freguesia do Ó. A expectativa é a melhor possível, e vamos permanecer com nosso planejamento estratégico de interiorização para 2020. Temos em vista aproximadamente mais 15 cidades", diz Conrado, sublinhando que a Não+Pelo está presente em 30 municípios sem contar a capital. 

 O último estudo da Global Entrepreneuship Monitor (GEM), referente aos anos de 2014/2015, o Brasil está bem na fita no ranking de abertura de novos negócios. A análise engloba a população economicamente ativa (Pea) na referência à taxa de de desenvolvimento de novos empreendimentos. Na última década, segundo os estudos da consultoria internacional, o Brasil pulou de 23% para 34,5% - uma em cada três pessoas ativas economicamente possui o seu próprio negócio. 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?