7 dicas para ter melhores resultados no ramo de saúde e bem-estar em 2018

Enviado em 09, Jan, 2018 às 10:00:00

7 dicas para ter melhores resultados no ramo de saúde e bem-estar em 2018: Conheça as tendências do segmento que se revela cada dia mais promissor para empreendedores, com diversas opções de marca no setor de franquias


O mercado de produtos e serviços de saúde e bem-estar é um dos mais promissores e atraentes. De acordo com o Sebrae, a busca por qualidade de vida influenciou novos comportamentos dos consumidores e inspirou novos modelos de negócios.  Já a Associação Brasileira de Franchising (ABF), aponta que 28% das unidades de franquias do país atuam no ramo saúde, beleza e bem-estar.

Os negócios relacionados a saúde e bem-estar agrupam atividades dos setores de agronegócios, indústria, comércio e serviços. Juntos, eles movimentam um mercado que não para de crescer. O aumento da expectativa de vida, o incentivo ao esporte e a adoção de hábitos alimentares saudáveis contribuíram para o aumento da demanda de produtos e serviços de saúde e bem-estar.  Os negócios de saúde foram favorecidos com o avanço de novas tecnologias na medicina e o desenvolvimento de medicamentos com preços acessíveis.

Outro aspecto é a profissionalização do setor e a personalização de serviços de bem-estar resultaram na oferta de diversas modalidades de atividades inovadoras e inclusivas, proporcionando novas experiências aos clientes.

 

Investimento

Quem se sente atraído pelo segmento e pretende empreender deve conhecer algumas características básicas do negócio. Esse ramo pode apresentar boa rentabilidade, mas exige investimento para capital inicial e oferece retorno em longo prazo. Além disso, o ponto e o cálculo de preço dos serviços são determinantes para o sucesso do negócio.

Para conquistar cada vez mais clientes, o empreendedor deve diversificar os serviços prestados, optando por atividades que estão em alta no mercado. Entre elas podemos destacar o Crossfit, a yoga e atividades voltadas para a terceira idade. A tecnologia também pode ser utilizada a favor da saúde e dos negócios: os aplicativos que controlam os hábitos saudáveis são a grande aposta do mercado.

 

As tendências

Conheça algumas tendências e ideias para negócios de saúde e bem-estar apontadas pelo Sebrae:

  • Coaching de Saúde - Treinamento personalizado para adoção de um novo estilo de vida.
  • Espaços de Bem-Estar - Projetos arquitetônicos de ambientes planejados com materiais leves e naturais que proporcionem o conforto e o equilíbrio mental.
  • Saúde Calibrada - Análise do DNA para identificação de riscos de doenças e recomendação de tratamentos individualizados.
  • Autorrealização Virtual - Atividades esportivas com simulações de realidades virtuais que proporcionam uma experiência divertida, prazerosa e desafiadora aos praticantes.
  • Indicadores de Impacto - Tecnologia de feedback instantâneo de saúde para motivação e melhoria da performance.
  • Diagnóstico Distribuído - Formas estratégicas e inovadoras de aproximação dos clientes para acesso a serviços de saúde.
  • Aperfeiçoamento Pós-demográfico - Abrangência de comportamentos além do gênero, renda, idade e localização para prospecção de clientes interessados em saúde e bem-estar.

 

7 dicas de sucesso

A qualidade do serviço prestado nesse tipo de negócio está diretamente ligada ao nível de qualificação dos profissionais envolvidos para incentivo à saúde e promoção do bem-estar.

Contar com uma equipe especializada é um fator de comprometimento com o cliente e de sucesso do negócio. Além disso, é preciso ficar atento às mudanças de perfis de consumo.

Para sobreviver à nova era da economia, as empresas têm que se adaptar ao novo cenário e inovar em seus modelos de negócio. Seguindo a tendência, o compartilhamento de produtos e serviços é a nova aposta promissora do mercado de saúde e bem-estar.

Veja a seguir 7 dicas para ter um bom resultado no ramo de saúde e bem-estar:

  1. Acompanhe as novidades do mercado
  2. Diversifique as atividades para fidelizar mais clientes
  3. Invista em tratamentos para públicos diferenciados como o masculino e a terceira idade
  4. Aposte no design de ambientes do negócio como diferencial
  5. Pratique preços competitivos
  6. Ofereça horários especiais de atendimento ou serviço de busca e entrega em domicílio
  7. Fique atento e cumpra todas as normas de fiscalização sanitária

Fonte: Sebrae

 

Compartilhar: