Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / A Concept Nails lançou-se no sistema de franquias neste ano de 2009

A Concept Nails lançou-se no sistema de franquias neste ano de 2009

Entrevista com Dr. Carlos Oliveira, Diretor Geral da Concept Nails

Compartilhe:   

Dr. Carlos Oliveira, Diretor Geral da Concept Nails responde algumas perguntas sobre a a empresa de Portugal CONCEPT NAIL, marca especializada de serviços de nail art (aplicação de unhas de gel com Tips) direcionada para uma mulher tipicamente urbana, independente, que valoriza a estética, o glamour e a elegância, independentemente do estilo com que se identifica

A Concept Nails lançou-se no sistema de franquias este ano, o que a marca pretende quando entrou neste modo de negócio?
O lançamento da Concept Nails em sistema de franchising deveu-se à identificação, por parte do Grupo Kosmeticstyle, da confluência de vários factores favoráveis à expansão da marca neste modelo de negócio, tais como a atual conjuntura econômica (que incentiva a criação do próprio emprego), a observação das condições técnicas, humanas e estruturais internas necessárias à orientação e apoio ao investidor e, claro está, o fato do sistema de franchising ser uma das formas por excelência para expandir um negócio de forma segura, rápida e controlada, com a vantagem garantida dos encargos financeiros a serem repartidos entre franqueador e franquiado.

A marca chegou aqui no Brasil com sua primeira franquia em setembro. O que a marca pretende aqui no Brasil e porque escolheram o Brasil para apostar no seu crescimento?
Foram essencialmente dois os motivos por trás da decisão. Primeiro pela cultura de consumo de estética e bem-estar que caracteriza o mercado brasileiro tornando-o um mercado por natureza favorável ao desenvolvimento de um negócio com as características da Concept Nails. Depois, por um lado, as similaridades em termos culturais e linguísticas entre os mercados português e brasileiro, facilitadores de processos e, por outro, a localização geográfica do Brasil, tornando-o uma plataforma privilegiada para acesso aos demais mercados sul-americanos que fazem parte dos planos de internacionalização da marca, beneficiando já do know-how acumulado nas experiências desenvolvidas no Brasil.

Quais os objetivos de expandir a rede?
Crescer de forma sustentada, permitindo o acesso e exploração do conceito de negócio Concept Nails a outros empreendedores no timing ideal para o seu desenvolvimento, ou seja, aproveitando a conjuntura favorável por parte do mercado (setor em fase de crescimento).

Nesta visâo, e no caso específico do Brasil, estimamos a abertura de 100 lojas Concept Nails até ao final de 2011.

Quais os desafios que vocês enfrentam?
Os principais desafios que enfrentamos nesta fase inicial de expansão da marca colocam-se sobretudo ao nível da implementação e credibilização do conceito de negócio Concept Nails junto do cliente final e do investidor. Uma das realidades com que nos deparamos aquando da abertura da Loja Concept Nails no Bella Città Shopping Center em Passo Fundo (Rio Grande do Sul) foi o desconhecimento quase total sobre o que eram as Unhas de Gel com Tips, sua metodologia de execução e mais valias comparativamente aos serviços de manicure mais tradicionais. Portanto, paralelamente ao processo de expansão do franchising teremos que redobrar esforços para dar a conhecer e credibilizar o serviço junto dos seus principais públicos-alvo.

Além do Brasil, quais regiões vocês pretendem chegar?
Pretendemos, em uma primeira fase, estender a atividade a outros mercados sul-americanos e, em uma segunda fase, à generalidade do mercado americano.

A Concept está sendo bem aceita no mercado?
O balanço que fazemos desde a abertura da primeira Loja Concept Nails em Portugal, no 2º trimestre de 2009, até à data não podia ser mais positivo. A procura do serviço por parte do cliente final tem sido regular e com tendência ao crescimento, o que atesta a viabilidade do negócio.

No caso específico do Brasil, a abertura recente da Loja de Passo Fundo, a 17 de Setembro, ainda não nos permite avançar com conclusões definitivas mas a receptividade ao serviço quer por parte dos públicos mais jovens quer por parte dos públicos mais maduros foi excelente e bastante encorajadora.

Como está o mercado em relação a marca?
Como referi anteriormente, no caso de Portugal bastante receptivo e no caso do Brasil tudo aponta para que a evolução se faça no mesmo sentido. As Unhas de Gel com Tips constituem uma das tendências mais atuais do mercado da estética (basta analisar o acréscimo de representantes de produtos e acessórios implicados na execução deste serviço nas últimas feiras do setor); é um conceito em franca expansão, com um forte potencial de crescimento que recolhe da parte da consumidora final, em uma primeira fase, um forte interesse/procura e, em uma segunda fase, uma elevada fidelização dada a excelente relação qualidade/preço dos serviços quando comparada com a dos serviços de manicure e pedicure tradicionais; vantagem esta ainda mais acentuada no caso específico da Concept Nails cujos serviços apresentam um preço verdadeiramente concorrencial. Portanto, em meu ver, indicadores bastante significativos para qualquer investidor.

O que a marca oferece para os investidores que pretendem aderir à franquia?
Todo o know-how decorrente da atividade desenvolvida por uma empresa europeia, como é o caso do Grupo Kosmeticstyle, que pela atuação em áreas tão diversas (como a distribuição de cosmética profissional e aparatologia tecnologicamente avançada e a gestão de franchisings de marca - estética e day spa, serviços especializados de depilação e nail art), trabalhou com os mais significativos representantes do setor (fornecedores e clientes), desenvolvendo uma visão ampla deste mercado e um conhecimento aprofundado das necessidades sentidas pelo profissional e das soluções disponíveis, estando portanto apto a prestar ao franqueado total acompanhamento ao longo do processo de operacionalização do seu negócio.

Falo de assessoria durante as diversas fases do projeto e nos diversos aspectos a estas afetadas; formação de equipes técnicas; apoio na definição das estratégias de divulgação e promoção; facultação de suportes promocionais (arte-final), etc. Para além, claro está, de um baixo investimento, um preço de trabalho competitivo, o acesso a produtos exclusivos da marca, descontos promocionais para os primeiros investidores, etc.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?