Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / Mundo Verde abre sua primeira loja em Portugal

Mundo Verde abre sua primeira loja em Portugal

Rede inaugura unidade na Vila Nova de Gaia, no Porto

Compartilhe:   

Pioneira e líder no mercado varejista de produtos naturais e orgânicos e de bem-estar no Brasil, o Mundo Verde acaba de abrir as portas de sua primeira loja em Portugal. Com 100 metros quadrados, a unidade está localizada em Vila Nova de Gaia, no Porto, e conta com uma equipe de cinco funcionários, entre os quais, uma nutricionista. Cerca de 60% dos 2,5 mil produtos disponíveis na loja são importados do Brasil e os demais, provenientes de Portugal e de outros países da Comunidade Européia e das Américas.

O master franqueado é o luso-brasileiro José Manoel Rodrigues Ferreira, que já atuou na área de tecnologia e saúde no Brasil e de importações e exportações em Portugal e que também será o responsável pela distribuição dos produtos e divulgação da marca em Portugal. O investimento para levar a marca para Portugal foi de 250 mil euros (incluindo a montagem da primeira loja) e o investimento necessário para abrir uma loja naquele país ficará em torno de 80 mil euros. A previsão é de crescimento anual de 35% no faturamento, que inicialmente deverá ficar entre 300 mil e 500 mil euros.

Internacionalização

A abertura da primeira loja em Portugal marca a entrada da rede Mundo Verde na Europa e dá prosseguimento à internacionalização da rede, iniciada em 2007 por Angola. “Escolhemos Portugal como porta de entrada devido à facilidade da língua e de legalização dos produtos brasileiros, que é a menos burocrática da Europa", afirma o sócio-fundador e diretor da rede, Jorge Antunes. Segundo ele, a entrada do Mundo Verde em Portugal vinha sendo estudada há mais de três anos. “Pesquisas confirmam que Portugal é um mercado com grande potencial, mas somente agora encontramos os parceiros ideais”, destaca.

Para Antunes, o processo de aprovação de novos franqueados em Portugal será determinado pela sinergia com os conceitos que a empresa difunde. “O Mundo Verde tem como norma ética buscar franqueados que se identifiquem com o estilo de vida proposto desde a sua criação, em 1987. Hoje, as pessoas vêem o Mundo Verde como uma loja de produtos naturais e orgânicos e de bem-estar que atua com responsabilidade social, além de estimular o consumo consciente”, ressalta o diretor.

Crescimento no Brasil

Em 2008, ano em que completou sua maioridade, o MUNDO VERDE teve crescimento físico de 16,6% no Brasil. Foram abertas 20 novas lojas, contra a previsão inicial de 10, somando um total de 140 unidades (entre abertas e assinadas). Uma conquista importante foi a chegada a Goiás, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. A rede ainda não concluiu o balanço de seu faturamento em 2008, mas a projeção é que fique em torno de R$ 76 milhões, 18% mais que em 2007.

Até 2010, a rede mantém seu ritmo de expansão e planeja abrir dez unidades por ano no Brasil. Nove lojas já estão previstas nos estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Goiás. Uma novidade é a loja de Fernando de Noronha (PE), que abre as portas nos próximos dias. “O Mundo Verde será a primeira franquia brasileira a aportar na ilha”, afirma Antunes. Atualmente, a marca está presente em 15 estados e no Distrito Federal.

Mais sobre a loja do Porto

Na loja do Porto, estão disponíveis todas as categorias de produtos vendidos nas lojas do Brasil, desde alimentos (diet, light, orgânicos, sem glúten e sem lactose), suplementos para atletas e fitoterápicos, até livros, CDs de relaxamento e meditação, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida. O máster franqueado de Portugal aposta no sucesso do Mundo Verde entre os consumidores locais.

“A busca da saúde do corpo e da mente, associada à valorização do consumo consciente e sustentável, são tendências mundiais. Em Portugal estes conceitos cresceram acima da média mundial nos últimos dez anos”, afirma Ferreira. Ele acredita que o Mundo Verde irá atender a esta crescente demanda com a experiência de quem atua há 21 anos neste segmento no Brasil. “Além disso, vai trazer diferenciais ao mercado português, com a oferta de novos produtos e um varejo interativo, onde o cliente pode compartilhar seus ideais com a nossa proposta de estilo de vida”, acrescenta.

O crescimento do Mundo Verde ao longo dos últimos 21 anos ocorreu, segundo ele, não só em virtude da qualidade dos produtos que oferece, como também do forte apoio aos franqueados em supervisão, treinamento e consultoria, além dos constantes investimentos em marketing. “Trata-se de um modelo de negócio bem-sucedido, com capacidade de rápida expansão e temos boas razões para acreditar que em Portugal não será diferente”, afirma, otimista.


História e evolução

O Mundo Verde nasceu como uma pequena loja no interior do Rio de Janeiro e transformou-se na maior rede de produtos naturais e orgânicos e para bem-estar da América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Criada em 1987 em Petrópolis, na Região Serrana fluminense, a empresa aderiu ao modelo de franquia para se expandir em 1993 e ao longo dos últimos 15 anos consolidou sua posição como precursora e líder no desenvolvimento do conceito de vida saudável no mercado de varejo brasileiro.

Inicialmente uma empresa familiar, o Mundo Verde surgiu da preocupação de Isabel Maria Antunes Joffe em criar as filhas com alimentos saudáveis. Junto com o marido, Elísio Joffe, e o irmão, Jorge Antunes, ela fundou a loja, de apenas 25m2 e um funcionário. O negócio aos poucos foi conquistando clientes, principalmente cariocas que subiam a serra em busca de mais qualidade de vida nos fins de semana e feriados. A primeira franquia foi aberta em Nova Friburgo, também na Região Serrana, e logo depois em Ipanema, na zona sul carioca. Atualmente, apenas uma loja é própria – fica em Petrópolis, onde a família vive e administra a franquia.

Conceito em vida saudável
Diariamente, circulam pelas lojas Mundo Verde cerca de 65 mil pessoas, em busca de pelo menos um dos 27 mil itens oferecidos por mais de 900 fornecedores, 95% nacionais. Mas o segredo de sucesso do Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos em suas prateleiras (média de 5 mil itens por loja), mas em oferecer “conceito completo em alimentação e vida saudável”.

Para isso os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. Além de nutricionistas contratados para prestar informações nas lojas, os clientes ainda podem recorrer ao Alô Nutricionista, pelo 0800-0222528, um serviço gratuito disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e também no portal www.mundoverde.com, que recebe mensalmente cerca de 80 mil acessos, gerando mais de um milhão de cliques.

A rede também investe em ações para esclarecimento sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis, como distribuição de folders e folhetos nas lojas e vídeos educativos com nutricionistas em seu portal. Os livretos gratuitos Bem Natural e  Receitas, são outras ações focadas na oferta de informação para o público. Uma newsletter eletrônica distribuída mensalmente para os clientes cadastrados em seu site completa a preocupação da rede com informação de qualidade sobre alimentação e hábitos para uma vida mais saudável. Diversos franqueados oferecem ainda palestras sobre alimentação e cuidados com a mente e o corpo.

Responsabilidade sócio-ambiental

A rede também enfatiza os conceitos de comércio justo, consumo consciente e responsabilidade social e ambiental. Uma das iniciativas de destaque é o premiado projeto Mundo do Faz e Conta, que leva sessões de contação de histórias a crianças carentes em escolas públicas, hospitais, ONGs e instituições beneficentes. Somente em 2008, foram visitadas 9,2 mil crianças em 65 instituições de 11 cidades nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

A bandeira do consumo responsável começa nos uniformes dos funcionários, que são feitos com fibras de garrafas PET. A rede oferece embalagens de presentes em papel reciclado e a ecobag Mundo Consciente, feita em juta, para substituir o uso de sacolas plásticas nas compras. Outra iniciativa é a comercialização da Vassoura Ecológica feita de PET por comunidades de catadores de lixo em Três Rios (RJ).

A rede também investe em campanhas educativas para estimular o consumo consciente. A mais recente é a campanha “Eu amo o Mundo”, pela qual a rede “paga” ao cliente que leva a própria bolsa o valor simbólico de 5 centavos a cada sacola plástica poupada na hora das compras. Além disso, distribui sementes de Cássia Imperial (espécie típica da Mata Atlântica) e adesivos da campanha com o slogan do ciclo dos 3 Rs da reciclagem – Reduza, Reutilize, Recicle. Esta campanha é válida até dia 30 de abril nas lojas participantes.

Mundo Verde em números:

- 140 lojas no Brasil (entre abertas e assinadas), em 15 estados e no Distrito Federal;
- 1 master franquia internacional em Portugal;
- 20 novas lojas abertas em 2008 no Brasil;
- 9 novas lojas já assinadas para 2009 no Brasil;
- 16,6% de crescimento da rede física em 2008;
- 1 mil funcionários (média de sete em cada loja);
- 65 mil clientes/dia;
- 27 mil produtos cadastrados (média de 7 mil por loja);
- 3 mil a 6 mil itens oferecidos em 19 segmentos em cada loja;
- 800 fornecedores cadastrados (90% micro e pequenas empresas).

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?