Notícias / Alimentação e Food Service / 50 Maiores Franquias do Brasil- 4º lugar: Cacau Show

50 Maiores Franquias do Brasil- 4º lugar: Cacau Show

Atualmente a empresa conta com 2232 unidades em todo o país

Compartilhe:   

Poucas franquias contam histórias de sucessos meteóricos como a Cacau Show. Consagrada a maior rede de chocolates finos do mundo, a marca fundada em 2001 foi criada com o fruto de muito trabalho, paixão pelo produto e ostenta em sua trajetória muitos prêmios nacionais e internacionais.

Condecorada com o prêmio de Melhor Franquia do Ano em 2005, promovido pela Editoria Globo, a Cacau Show também levou em 2013 o troféu na categoria varejista do Ano de Mercados Emergentes do World Retail Awards (WRA), uma das mais importantes premiações do mercado de varejo.

Além disso, o fundador da marca, o empresário Alexandre Tadeu da Costa foi eleito o Empreendedor do Ano 2011 pela Ernst & Young Terco. Também foi o único brasileiro a representar o país no circuito mundial da premiação, realizada em Monte Carlo ficando entre os cinco finalistas.

Apesar de ter caído uma posição em relação a 2017, os méritos da rede são muitos e a prova é o 4º lugar no ranking das 50 Melhores Franquias do Brasil 2018 divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). "Sabíamos que teríamos um ano de desafios, então o planejamento para obtenção dos resultados de 2018, iniciou com bastante antecedência, ainda em meados de 2017. Dentro da estratégia, consideramos importantes incentivos para quem já era nosso parceiro franqueado com prazos e valores especiais em taxa de adesão e apoio em prazos de pagamento para o enxoval de inauguração da unidade", conta o Diretor de Expansão e Novos Negócios, Daniel Roque. "Nosso negócio possui uma grande vantagem em relação ao varejo em geral que é possuir dois grandes períodos de vendas muito significativas que são Natal e Páscoa e isso é ótimo para nosso franqueado, no entanto, para apoiá-lo nesse intervalo, construímos um plano especial para apoiá-lo em fluxo de caixa no intervalo deste tempo, ou seja, entre pós Páscoa e período que antecede Natal, isso nos permitiu ter mais de 60% das novas operações com quem já é nosso franqueado, mas continuamos abrindo novas praças com novos franqueados".

O ano anterior também foi a estreia do novo modelo de franquia da rede: a loja Smart. Segundo Daniel, a aposta ampliou o potencial de capilaridade da rede. "Foi uma operação desenvolvida para penetração em bairros de grandes cidades e cidades menores onde tínhamos clareza da demanda existente e potencial de consumo de nosso produto, mas que o modelo tradicional de loja, oferecia um payback maior que a média que desejamos, então desenvolvemos a loja Smart, que mantém nosso mix de produtos e serviços em uma loja bonita, espaçosa e aconchegante, mas com um projeto que requer investimento na ordem de 60% do que seria uma loja tradicional", explica.

História

A Cacau Show nasceu em 1988, através de uma história muito peculiar. O fundador Alexandre Costa ajudava os pais em uma distribuidora de produtos por catálogo. Aos 17 anos, resolveu reativar a venda de chocolates através de venda direta que havia sido deixada de lado pelos pais. Após uma negociação de 2.000 ovinhos de Páscoa com uma escola, descobriu que o fabricante não produzia aquela gramatura. Para não perder a venda e não deixar o cliente na mão, com ajuda inicial de seu tio que emprestou 500 dólares, foi ao mercado para comprar barras de chocolate e produzir os ovinhos vendidos, conheceu então Dona Cleusa, uma senhora que o ajudou a transformar as barras em ovos de Páscoa. A entrega foi honrada e com o lucro obtido após pagar o tio, a matéria prima a e ajuda de dona Cleusa, Alexandre percebeu que havia uma oportunidade de negócio. Aumentou sua captação de revendedoras, aprendeu a fazer chocolates e além do porta a porta, fazia vendas no varejo.

Até o ano 2000, aumentou sua venda com a parceria com distribuidores e, neste ano, foi idealizada a primeira loja – que existe até hoje – no centro de Piracicaba. Em 2004, com mais de 50 lojas, a Cacau Show começou a expandir através do sistema de franquias, chegando ao final de 2010 com 1.000 lojas espalhadas pelo Brasil, sendo atualmente mais de 2.350 unidades.

Projeções para 2019

Este ano, a Cacau Show pretende focar ainda mais em novas unidades e canais de venda, além de inovação em produtos e serviços oferecidos. "Para 2019, temos ótimas perspectivas. Percebemos já ao final de 2018, uma retomada de candidatos interessados. Novos interessados e pessoas que tinham tido contato há um ou dois anos e preferiram ser mais cautelosos naquele momento. Este ano, temos em nosso plano de expansão o base line, ou seja, o objetivo mínimo de 248 novas operações", diz Daniel.

'Também em 2019, colocaremos um grande foco em canais de vendas, como venda direta, um processo retomado em 2017 e vendas corporativas. Isso permite um grande incremento de receita para nosso franqueado e faz parte da estratégia do negócio a longo prazo, ou seja, estaremos onde nosso cliente estiver".

Raio X

Investimento inicial: R$55.000

Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

 

Saiba mais sobre: Franquia Cacau Show
Confira mais opções de franquias em: Franquias de Alimentação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?