Notícias / Alimentação e Food Service / 50 Maiores Franquias do Brasil- 3º lugar: McDonald's

50 Maiores Franquias do Brasil- 3º lugar: McDonald's

Número de unidades no país chegou a 2289 em 2018

Compartilhe:   

Quando falamos em fastfood é quase instantâneo vir o McDonald's ao pensamento. Consagrada como uma das redes mais famosas e lucrativas do mundo no ramo de alimentação, o modelo de franquias da Arcos Dourados foi o segredo do sucesso inquestionável que acompanha o restaurante desde o seu surgimento nos anos 50.

Premiada 11 vezes com o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e 3º lugar no ranking de Maiores Franquias do Brasil divulgado pela mesma entidade no mês de janeiro, o McDonald's também recebeu o prêmio de Melhor Franquia de Alimentação da revista "Pequenas Empresas, Grandes Negócios".

"O sistema de franquias é um modelo vencedor que permitiu ao McDonald's tornar-se a rede de restaurantes mais bem-sucedida do planeta. Líder absoluto no segmento de restaurantes de serviço rápido, o McDonald's também é hoje uma das melhores franquias para se administrar", conta o Vice-Presidente de Franquias do McDonald's no Brasil, Dorival Oliveira. "A força da marca, o suporte tecnológico, o treinamento e a avaliação de qualidade de produtos e serviços constantes, sustentados por uma relação estreita entre franqueador, franqueado e fornecedores, possibilitam um negócio certo, com clientela garantida e excelente retorno de capital em qualquer lugar do mundo".

Em pesquisa GS&M, a rede foi reconhecida pelas boas práticas com empresários que fazem parte do sistema. Entre os destaques estão visitas regulares e planejadas, consultoria, treinamentos e envolvimento de operadores em planos de expansão da empresa incluindo comitês internos e pesquisas de satisfação.

"A redução dos gastos com divulgação é outra vantagem, já que, por serem centralizados, reduzem as despesas por franqueado. Sem contar que, por se tratar de uma marca conhecida, há maior penetração de mercado", afirma Oliveira. "Outro ponto importante é a atuação destes operadores nas comunidades onde atuam, fortalecendo a relação da marca localmente através de ações socioambientais e em diversas outras áreas, como: esporte, saúde e educação".

"Em relação ao custo-benefício, a maior vantagem da franquia é poder contar com o apoio e treinamento da franqueadora. Graças à existência de um planejamento prévio sobre as despesas iniciais, os gastos com obras e divulgação da marca, é possível reduzir os riscos ligados à abertura do negócio. É sempre realizada a pesquisa de mercado pela franqueadora, que avalia itens como localização, público potencial, concorrências e perspectivas futuras para a região, assegurando a viabilidade da operação".

História

Em 1954, Ray Kroc, um vendedor de Multimixers, visitou um restaurante em San Bernardino, Califórnia, que havia encomendado vários de seus aparelhos. Lá estava um pequeno, mas bem-sucedido restaurante dirigido pelos irmãos Dick e Mac McDonald, com surpreendente eficácia na operação. Eles produziam um menu limitado, concentrando-se em apenas alguns itens - hambúrgueres, batatas fritas e bebidas - o que lhes permitiu qualidade e serviço rápido.

Eles estavam procurando por um novo agente de franquias e Kroc viu uma oportunidade. Em 1955, fundou a McDonald's System Inc., antecessora da McDonald's Corporation.  Seis anos depois, o vendedor comprou os direitos exclusivos do nome e do sistema operacional do McDonald's.

Ray Kroc queria construir um sistema de restaurantes que seria famoso por fornecer alimentos de alta qualidade e métodos de preparação uniformes. Para conseguir isso, ele escolheu um caminho único: persuadir os franqueados e os fornecedores a comprar sua visão, trabalhando não só para o McDonald's, mas também para si próprios. Sua filosofia era baseada no princípio simples de um banquinho de três pernas: uma perna eram os franqueados do McDonald's; a segunda, fornecedores do McDonald's; e a terceira, funcionários do McDonald's. O banquinho era tão forte quanto as três pernas que formavam sua base.

O primeiro restaurante do Brasil foi inaugurado em 1979, em Copacabana, Rio de Janeiro, e segue em funcionamento até hoje.

Projeções para 2019

Até o final do ano, a Arcos Dourados, maior franquia McDonald's do mundo, planeja investir R$1,25 bilhão na abertura de novas unidades e modernização da rede na América Latina. A ampliação dos negócios dos franqueados que fazem parte do sistema é consequência desses investimentos.

"A companhia entende que os franqueados são parceiros fundamentais para a marca seguir em crescimento e como líder de mercado, pois eles vêm auxiliando não só na expansão do McDonald's no Brasil, mas também fortalecendo o sistema por meio da atuação em estratégias locais".

As unidades brasileiras estão incorporando novos conceitos interativos e tecnológicos internacionais utilizados em países como Estados Unidos, França, índia e Argentina. A rede já possui 250 restaurantes adaptados a esse formato com design inovador, totens de autoatendimento, menus digitais e tablets na mesa.

"Além disso, a marca tem investido em pesquisas de desenvolvimento, a fim de apresentar novidades para os seus clientes. Entendemos que pelo tamanho do McDonald's, a empresa tem a missão de criar tendências e se manter sempre à frente no que diz respeito à inovação.  Tudo isso para proporcionar um ambiente mais moderno e atraente aos consumidores", finaliza Oliveira.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?