Notícias / Alimentação e Food Service / Frio x Sorvete e o dilema das franquias de sobremesa no inverno

Frio x Sorvete e o dilema das franquias de sobremesa no inverno

Cardápios de inverno criativos podem ser a solução para o dilema das sorveterias vazias em dias frios

Compartilhe:   

Há quem diga que sorveteria no frio não vende bem. O que nem sempre é verdade. Mas então, o que fazer para não perder a clientela no inverno?

Com esse pensamento, criamos nosso cardápio de inverno após longos meses de estudo. Atender o cliente em todas as estações do ano é algo que todo empreendedor já sabe, inclusive os que trabalham com redes que fazem mais sucesso em épocas específicas do ano.

O motivo de ser uma sorveteria não impede de conquistar o freguês no frio. Abandonar essa luta nunca foi uma atitude que tomamos como justa. A adoção de sobremesas que mesclassem receitas ‘quentinhas’ com nosso sorvete sempre pareceu óbvia, mas percebemos que era possível e preciso ir além.

De cara, caminhando pelo shopping ficou claro em um dia aleatório que o número de sobremesas, snacks ou simples acompanhamentos vendidos ao consumidor final diminuía consideravelmente. Toda e qualquer sobremesa gelada é quase que descartada pelo brasileiro em dias frios. Culturalmente é assim. Vendemos muito menos sorvete do que vizinhos como a Argentina em dias com temperatura abaixo dos 20ºC puramente por hábito.

Restaurantes com tempo de permanência do cliente maior do que a The Shaky apostam nessa mesma ótica: fisgar o cliente com a mescla do quente mais frio. Mas como fazer isso em uma loja de rua, em um quiosque de shopping?

Nossa saída foi adaptar com criatividade. Em 2017 criamos o Shakup que é nada mais nada menos que um ‘petit gateau na caneca’. O bolo fica na parte de baixo da caneca, na camada de cima a sobremesa é composta por duas bolas de sorvete e chantilly. As canecas são autorais, com a possibilidade não só de o cliente caminhar degustando sua indulgência, mas colecionar os temas, criando ainda mais fidelidade com o consumidor.

O resultado foi um sucesso. As sorveterias passaram a faturar 30% a mais com a novidade em 2017. O que para mim comprova a tese de que sobremesas geladas servidas com acompanhamentos quentes são sim boas alternativas para ‘salvar’ as sorveterias no frio, desde que a dupla seja acompanhada de outra palavra bem simples: criatividade.

Clique aqui e confira mais opções de franquias de Alimentação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?