Notícias / Alimentação e Food Service / Dia do Pão de Queijo: redes de franquias celebram a data do popular salgado brasileiro

Dia do Pão de Queijo: redes de franquias celebram a data do popular salgado brasileiro

A data é comemorada em 17 de agosto por redes de franquias como a Rei do Mate, que vende 8 milhões de pães de queijos por mês, ou seja, 3 unidades por segundo

Compartilhe:   

No dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Pão de Queijo e não poderíamos deixar passar sem uma homenagem ao queridinho dos brasileiros. A história do primeiro pão de queijo, remonta ao século 18, na região da serra mineira, próximo à Serra da Canastra.

Segundo a Café da Vila, em Santo André/SP, a receita surgiu nas montanhas de Minas e veio de uma necessidade dos moradores, porque muitos ingredientes não chegavam até o local. Os mineiros usavam, portanto, os recursos que tinham para fazer o pãozinho legitimamente brasileiro. Assim, com um sabor único nasceu o pão de queijo e rapidamente virou mania nacional e preferência para todas as ocasiões de consumo, como café da manhã, lanche, coquetéis e, claro, na hora de receber os amigos e familiares.  “O nosso pão de queijo é o tradicional mineiro, seguimos a receita da minha família. Seu grande diferencial é ser empanado com parmesão, que dá um sabor ainda mais espetacular”, comenta Luiz Fernando Freitas, líder da Café da Vila.

Vendas no franchising

A rede de franquias Rei do Mate, a maior rede de cafeterias do País em número de unidades, com 320 lojas por todo o Brasil, vende 8 milhões de pães de queijo por mês – são 3 pães de queijo por segundo! Para os amantes do salgado, a loja oferece três opções: o Copão de Pão de Queijo, o Pão de Queijo Grande e o Pão de Queijo Multigrãos. Todos eles podem ser consumidos com coberturas cremosas compradas à parte, como requeijão ou creme de avelã, por exemplo.

A marca pretende inaugurar mais 10 lojas neste ano nas principais capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba, entre outras. A rede Rei do Mate completa 40 anos e incorporou o pão de queijo em seu cardápio em 1991, sendo que hoje ele é um dos principais produtos consumidos nas lojas.

Já a Megamatte também tem o mate e pão de queijo como carros chefes. Com mais de 20 anos de atuação, a rede franquias fechou a parceria com a empresa Forno de Minas em 2018. “O objetivo principal dessa parceria é termos mais qualidade e sabor em nossos produtos, com o auxílio de uma empresa que pudesse atender/entregar em nível nacional.  Além disto, a participação ativa da empresa nos PDV com consultoria de campo, que atua diretamente nas lojas fazendo treinamento e avaliando qualidade dos produtos expostos e envolvimento direto em campanhas com produtos fornecidos, foram fundamentais para o sucesso”, relata Julio Monteiro, CEO da rede.

Dessa forma, nas unidades da Megamatte são vendidas 22 toneladas do produto da parceira Forno de Minas por mês.  “A nossa categoria de salgados representa 40% da receita da rede, e o pão de queijo representa 30% dessa categoria”, finaliza Monteiro.

Clique aqui e confira mais opções de franquias de Alimentação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?