Notícias / Alimentação e Food Service / China In Box: a trajetória de sucesso de Robinson Shiba

China In Box: a trajetória de sucesso de Robinson Shiba

Conheça como um dentista se tornou líder de rede de comida chinesa com 164 unidades

Compartilhe:   

China In Box: a trajetória de sucesso de Robinson Shiba. Conheça como um dentista se tornou líder de rede de comida chinesa com 164 unidades


Quando no final dos anos 80 o então estudante de odontologia Robinson Shiba visitou os Estados Unidos pela primeira vez, com o intuito de aprimorar o inglês e lá conheceu restaurantes que vendiam comida chinesa em caixinhas. Foi o estalo que precisava para mudar de profissão e começar o seu próprio negócio. Num mercado brasileiro dominado na época por serviços de delivery de pizzas, investir em uma culinária oriental se mostrava uma jogada arriscada.

“Ser dentista não era um mau negócio. Um ano depois de formado, eu já tinha três consultórios. De vez em quando, lembrava dos planos de vender comida chinesa, mas não tomava nenhuma atitude. Só decidi levar o projeto adiante quando vi que estavam surgindo redes de fast food chinês nas praças de alimentação dos shopping centers”, contou Shiba em entrevista para a revista Exame.

Com isso, ele concluiu que era questão de tempo até que alguém também tivesse a ideia de abrir uma marca de comida chinesa que operasse como delivery. Vendeu dois de seus consultórios e convenceu o pai a vender um apartamento para investir no novo negócio. Em 1992, ele inaugurou a primeira unidade do China in Box. 

Com o nome China in Box escolhido, várias pessoas ligavam para o restaurante achando que se tratava de box para banheiro. “No começo, eu mesmo distribuí panfletos nos prédios da vizinhança. Andei por todas as ruas num raio de sete  quilômetros do restaurante. De tanto caminhar, em menos de um mês perdi quase 20 quilos. Em 1994, já tinha seis lojas. Alguns clientes começaram a perguntar se vendíamos franquias. Eu não sabia direito o que era isso. Às vezes, respondia brincando que não, o meu negócio era vender yakissoba e frango xadrez”, disse.

Franquias

Ao ouvir histórias de outras redes de fast food que estavam crescendo rapidamente graças às franquias, Shiba contratou um consultor para ajudar a entender como funcionava esse modelo de negócios. Em 1994, o China in Box foi transformado numa franqueadora. Em menos de dois anos, a rede já tinha 60 unidades franqueadas. “Eu cuidava de quase tudo sozinho. Escolhia os franqueados, os pontos de venda e dava treinamento aos funcionários”.

E foi assim que, em 2008, surgiu o TrendFoods, que incorporou em uma gestão só as marcas China in Box e Gendai (marca também criada por Robinson Shiba com foco em comida japonesa). Hoje são mais de 164 lojas China in Box e mais de 50 lojas Gendai espalhadas pelo Brasil. As duas marcas servem em média 6,5 milhões de pratos por ano. Agora o grupo investe na expansão em shoppings centers, buscando o público da classe C e um crescimento na casa dos 4% por ano em número de comandas.

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia China in Box

Quem quiser conhecer mais sobre a trajetória de sucesso de Robinson Shiba, pode assistir sua palestra às 10h15 do dia 17 de agosto durante o 29º Congresso Abrasel, no Centro Universitário IESB, em Brasília. O Congresso é voltado para a geração de conhecimento e inteligência do setor de alimentação fora do lar e conta com dois dias de palestras e debates com grandes lideranças empresariais.

O empresário explorará na ocasião sua trajetória de sucesso como empreendedor, a partir do relato de quem “andou pelo caminho das pedras” e também dará dicas sobre como abrir uma franquia e se tornar um franqueado de sucesso da marca.

Serviço:

Congresso Abrasel, clique aqui para saber mais

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?