Notícias / Alimentação e Food Service / Dia da Cerveja Brasileira: Mestre-Cervejeiro.com sugere um rótulo de cada região com ingredientes locais para comemorar a data

Dia da Cerveja Brasileira: Mestre-Cervejeiro.com sugere um rótulo de cada região com ingredientes locais para comemorar a data

A rede possui lojas em todas as regiões do país e um catálogo com mais de dois mil rótulos de cervejas artesanais para as unidades trabalharem

Compartilhe:   

Dia da Cerveja Brasileira: Mestre-Cervejeiro.com sugere um rótulo de cada região com ingredientes locais para comemorar a data. A rede possui lojas em todas as regiões do país e um catálogo com mais de dois mil rótulos de cervejas artesanais para as unidades trabalharem


No dia 05 de junho, comemora-se o Dia da Cerveja Brasileira. A produção cervejeira nacional é conhecida pela sua criatividade, explorando a riqueza da flora nativa ao incluir nas receitas ingredientes como guabiroba, rapadura, bacuri, café, uva, entre outros. Cervejarias de cada região do país aproveitam-se de insumos locais para enriquecerem a bebida e tornarem seus produtos únicos.

O Brasil já conta com mais de 400 cervejarias - entre grandes e micros - e a venda das nacionais só cresce no Brasil. Já representa, por exemplo, 70% do total de cervejas artesanais comercializadas na rede Mestre-Cervejeiro.com. O mercado cervejeiro brasileiro é, hoje, o terceiro maior do mundo, com produção de 140 milhões de hectolitros ao ano - 1,5% disso representado pelo segmento de cervejas artesanais, que cresce 40% ao ano no país.

“Nas lojas Mestre-Cervejeiro.com, por exemplo, vendemos no primeiro semestre de 2016 63% de cervejas artesanais nacionais e os 37% restantes de importadas - principalmente da Alemanha (28%), da Bélgica (27%) e Estados Unidos (17%). Comercializamos rótulos de mais de 300 cervejarias brasileiras. As preferidas dos consumidores são as lupuladas - Double IPA (15%) e American IPA (14%)”, afirma Daniel Wolff, diretor da rede de franquias especializada em cervejas artesanais.

Três das dez lojas da rede que tiveram melhor rendimento no primeiro semestre de 2016 estão no Estado de Santa Catarina, uma região com uma cultura cervejeira muito forte. “Também observamos um  mercado forte no Norte e Nordeste - com excelentes resultados nas lojas de Roraima e Maranhão -, e Sudeste - com as lojas do interior de São Paulo e da capital fluminense. No Centro-Oeste, a loja de Campo Grande se destacou com o sexto maior faturamento da rede”, comenta Wolff.

Confira algumas sugestões de cervejas de cada região do país, produzidas com ingredientes locais:   

- Centro-Oeste: Moagem Guavira Wit. Uma cerveja perfeita para se refrescar do calor do pantanal e cerrado, é produzida com guavira -- também conhecida como guabiroba --, fruto nativo do centro-oeste brasileiro.

- Nordeste: DeBron Imperial Stout. Um ótimo exemplar da emergente produção nordestina de cervejas artesanais. A premiada Imperial Stout da DeBron, de Jaboatão dos Guararapes/PE, é produzida com nibs de cacau e rapadura, este último um ingrediente típico da região e que acrescenta complexidade à bebida.

- Norte: Amazon Forest Bacuri. A Amazon Beer é uma cervejaria de Belém/PA, famosa por aproveitar a riqueza da flora amazonense em suas receitas. Uma delas é a Forest Bacuri, uma cerveja dourada, leve e refrescante, feita com bacuri, um dos frutos mais apreciados do Norte brasileiro.

- Sudeste: Blondine Volcano. Uma cerveja do estilo Stout, que tem coloração negra e aromas de torrefação, e produzida com adição de café 100% arabica, que reforça este perfil de sabores. Uma homenagem cervejeira à importante produção cafeeira da região Sudeste.

- Sul: Schatz Muskat. Esta cerveja, produzida com adição de uvas moscato, une com muita qualidade a tradição vinícola da Serra Gaúcha com a criatividade das microcervejarias brasileiras. 

Sobre o Mestre-Cervejeiro.com

 

Criado em 2004, o Mestre-Cervejeiro.com é referência nacional na promoção da Cultura da Cerveja e atualmente é a maior rede de franquias de lojas de cervejas artesanais no Brasil. Possui um catálogo de mais de 2.000 rótulos de cervejas artesanais nacionais e importadas disponíveis para as unidades trabalharem. Além da experiência sensorial do consumo nas cervejas nas lojas, o Mestre-Cervejeiro.com proporciona o aprendizado por meio da produção de conteúdo sobre cerveja.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?