Notícias / Alimentação e Food Service / Arquiteto opera unidade Botafogo da Fry’s Burger e acredita que ouvir o cliente leva ao sucesso

Arquiteto opera unidade Botafogo da Fry’s Burger e acredita que ouvir o cliente leva ao sucesso

Com olhar crítico e detalhista, empresário acredita que é possível mudar e aperfeiçoar alguns processos

Compartilhe:   

Arquiteto opera unidade Botafogo da Fry’s Burger e acredita que ouvir o cliente leva ao sucesso: Com olhar crítico e detalhista, empresário acredita que é possível mudar e aperfeiçoar alguns processos


Rafael da Matta Barreto tornou-se empreendedor da rede de franquias Fry’s Burger meio por acaso, quando ele trabalhava como arquiteto em um shopping do Rio de Janeiro. A unidade Botafogo da rede pertencia a dois irmãos que, com pouco tempo de operação a colocaram à venda, e Rafael soube da oferta durante uma conversa informal com o pai deles, que também trabalhava no shopping.

“O início foi bem desafiador para mim. Eu tinha pouca experiência com gestão de equipes e nunca tinha tido um negócio próprio, mas o fato de ser uma franquia facilitou muito, pois tudo foi pensado antes pela rede, o que deixou o meu trabalho mais tranquilo” conta Rafael. De lá para cá, ele deixou a arquitetura de lado e passou a se dedicar exclusivamente à franquia – uma das que tem o faturamento mais elevado da rede.

O processo de mudança de atividade profissional foi tão rápido que ele nem tempo de assimilar a mudança. “No início eu tentei conciliar, mas rapidamente percebi que deveria me dedicar mais ao novo negócio”, comenta o empresário - que começou a operação com um quadro gerencial completo, porém, com o tempo, percebeu que seria melhor assumir algumas tarefas para entender mais da operação do restaurante e assim identificar com mais facilidade as melhores soluções para todos os problemas do dia a dia.

Para Rafael, o segredo de um bom faturamento está no dono estar presente no dia-a-dia do negócio, em realmente se dedicar em tempo integral e estar por dentro de tudo, pois sempre existe algo que pode ser aprimorado. “É acompanhar não só o financeiro, mas também o operacional do restaurante. Isso é fundamental”, aponta. Segundo ele, só assim e com um olhar crítico e detalhista, é possível mudar e aperfeiçoar alguns processos, além de ouvir o que os clientes tem a dizer – sejam pontos positivos ou não sobre o restaurante e a qualidade da comida servida.

 

A rede Fry’s Burger

A rede de franquias oferece produtos com o mesmo padrão de qualidade das melhores hamburguerias do Brasil, porém cobra um valor mais acessível dos clientes. Hoje a marca opera com 11 unidades, sendo 2 próprias e 9 franqueadas. O Estado do Rio de Janeiro tem 7 unidades, seguido de São Paulo que possui 2. As demais estão no Espírito Santo e em Minhas Gerais.

A Fry’s atua basicamente por meio de loja de rua padrão e loja de praça de alimentação, com investimento inicial na casa de R$ 200 mil. O lucro médio dos franqueados é entre 12 e 17% e o retorno do investimento ocorre entre 30 e 36 meses. A marca prevê fechar o ano com ao menos mais 4 unidades e está em busca de empreendedores que possam se dedicar integralmente ao negócio, tenham experiência no varejo, capacidade de investimento e espírito de equipe.

Clique aqui e saiba como ser um franqueado Fry's

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?