Notícias / Alimentação e Food Service / Rede de alimentação saudável aposta na expansão por franquias

Rede de alimentação saudável aposta na expansão por franquias

Compartilhe:   

Em um momento de más notícias para empresários e investidores, o setor de franquia se destaca como um dos mais resistentes à crise. Investir em uma franquia, aliás, tem sido a escolha de muitos que deixam o mercado de trabalho.

As franquias faturaram mais de 139 bilhões de reais no ano passado, segundo o balanço anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising) – o valor representa um crescimento de 8,3% em relação ao do ano anterior. Para 2016, a expectativa é de uma expansão no faturamento entre 6% e 8%.

O segmento de alimentação está entre os que impulsionaram os números positivamente devido à sua alta diversificação e dinamismo (o crescimento em 2015 foi de 8,9%). Entre as tendências mais fortes estão negócios relacionados à saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Em Campinas (SP), o Sucão, franquia de alimentação saudável, é exemplo de resiliência frente à crise. A rede, recém-chegada ao modelo de franchising, vendeu mais de meio milhão de sucos em 2015 e fechou o ano com cinco novas lojas franqueadas. “Estamos inseridos em um segmento básico da economia e nosso ticket médio é atraente - os clientes gastam em média R$ 15. Por isso, nosso público continua consumindo”, destaca Henrique Soré, um dos sócios da rede.

Para enfrentar o momento econômico ruim, a rede adotou algumas estratégias: ampliou o mix de produtos – incluindo, por exemplo, a porção de chips de batata doce no cardápio – e implementou variações de “combos”: combinações de dois ou mais itens que saem por um valor mais acessível.

O Sucão optou ainda por não repassar os aumentos dos insumos ao consumidor final e apostar na expansão como forma de garantir a lucratividade. Além disso, manteve investimentos em inovação, lançando novas embalagens, mais práticas para quem quer levar os produtos para viagem.

Falando em inovação, essa é uma das prioridades do Sucão para 2016. Para os próximos meses, serão desenvolvidas novas modalidades da franquia: além da loja de shopping, os franqueados poderão optar por instalações em loja de rua, contêiner ou quiosque.

“Adaptamos o modelo da franquia para atender outros públicos e realidades, fora das praças de alimentação. Contêiner e quiosque, por exemplo, exigem investimento inicial bem mais baixo e áreas menores”, explica Soré.

Segundo os sócios da rede, outras cinco novas localidades estão em fase de negociação e devem ser inauguradas até o primeiro semestre de 2016.

A Rede

O Sucão Lanches faz parte da história de Campinas (SP). A lanchonete é um ícone da região central desde sua inauguração, em 1975, quando misturas ousadas encantavam os clientes que passavam pela movimentada Avenida Benjamin Constant. O famoso balcão já presenciou pedidos de diversas gerações de frequentadores fiéis, conquistados por receitas exclusivas, como os sucos 3 em 1 e Stilk, que se mantêm até hoje no cardápio.

30 anos depois, era hora de crescer. De olho no potencial e na praticidade intrínseca aos centros comerciais, a segunda loja foi instalada em 2005 na praça de alimentação do Shopping Prado. Em seguida, vieram as unidades do Shopping das Bandeiras e do Galleria Shopping. Em 2014, mais uma novidade: o Sucão formata-se como franquia e abre a primeira loja nesses moldes no Shopping Unimart.

Em comum a todos os estabelecimentos, estão as misturas clássicas e inovadoras que saem dos liquidificadores pilotados com maestria pelos suqueiros para oferecer os melhores sucos naturais, combinados e funcionais, vitaminas e smoothies (combinação de frutas batidas com frozen iogurte). Sanduíches quentes e frios, saladas e açaí (sem conservantes e sem estabilizantes) também compõem um menu fresco, colorido, saudável e extremamente saboroso.

No Sucão, a qualidade está presente em todas as etapas: desde a escolha criteriosa das frutas buscadas diretamente na CEASA (Centrais de Abastecimento de Campinas) até a criação de misturas por meio do desenvolvimento de fórmulas únicas - sempre sob orientação nutricional que garante a extração e o uso das melhores propriedades de cada ingrediente. Não à toa, levou por sete vezes consecutivas o título de melhor suco da região, concedido pela revista VEJA Campinas.

Sob o comando dos jovens sócios Antonio Ricardo Mesquita, Filipe Falcão e Henrique Soré, a marca cresce a cada dia e se moderniza, sem perder de vista sua essência e filosofia, que conquistaram a confiança e o paladar dos campineiros há 40 anos.

SAIBA MAIS: FRANQUIA SUCÃO
VEJA OUTRAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?