Notícias / Alimentação e Food Service / Franquias da Empada Brasil fazem sucesso em estações do Metrô

Franquias da Empada Brasil fazem sucesso em estações do Metrô

Compartilhe:   

A Empada Brasil nasceu em terras fluminenses no ano de 1999, mas foi em São Paulo que mais prosperou. Hoje existem 28 franquias no estado (quase metade de toda a rede), a maioria na capital, sendo três delas localizadas em metrôs e sob a gestão dos sócios Mário Famá e Edgard Morato. Juntos são um dos cases de sucesso da Empada Brasil e também pioneiros nas aberturas de franquias de alimentação em metrôs paulistas. Suas lojas e quiosques estão instalados nas estações Paulista, Faria Lima – ambas da Linha Amarela – e Brás, da Linha Vermelha. Cada franquia comercializa cerca de 500 empadinhas por dia. O preço médio de cada uma: R$ 5,00.

Famá e Morato optaram pelo metrô considerando o consumo por conveniência dos passageiros. “São várias pessoas indo e vindo diariamente para seus compromissos. O primeiro consumo raramente é planejado. As pessoas compram porque estão passando, conferem a vitrine e decidem experimentar os sabores. Se gostam do quitute, compram mais vezes em outros dias,” explica. “Horários de pico são, obviamente, os que têm mais movimento nos quiosques. As empadas são super-recheadas, têm um bom tamanho e são boas opções para um lanche rápido. Os sabores Frango com Catupiry, Palmito e Camarão são os mais procurados”, completa.

A primeira franquia foi aberta na estação Faria Lima há cerca de dois anos. As outras foram inauguradas posteriormente em decorrência do sucesso da primeira. “O resultado foi acima do esperado, o que nos motivou a abrir as franquias da Paulista e Brás.” Famá ainda explica que o processo de abertura de um negócio em metrô pode não ser tão simples. “O aluguel do m2 tem custo considerável, apesar de ser mais acessível que o de shoppings. Também é preciso esperar editais em casos de estações de metrô não privadas. São solicitados diversos documentos. A concorrência é grande, por isso é importante estar com todas as documentações em dia. A marca ter uma boa reputação no mercado, como é caso da Empada Brasil, ajuda muito também. Dá trabalho, mas vale a pena”.

Os franqueados investiram também em itens que facilitam levar as empadas dentro do metrô. “O cliente tem à disposição embalagens práticas e seguras, uma facilidade considerando os vagões quase sempre cheios”, comenta. “Também investimos em decoração que remete a conforto, além, é claro, de priorizar a higiene das franquias e boa apresentação dos produtos”.

Sobre planos para o futuro, Famá adianta que ele e seu sócio planejam abrir mais franquias da Empada Brasil. “Estamos visando outros pontos, mas ainda é cedo para dizer quais. Porém, é fato que encontramos no metrô o nosso espaço como empreendedores e dele não queremos mais sair”, finaliza.

Outras oportunidades: Franquias de Alimentação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?