Notícias / Alimentação e Food Service / Yogoothies inova modelo de franquia e apresenta grande crescimento anual

Yogoothies inova modelo de franquia e apresenta grande crescimento anual

Compartilhe:   

 O caminho natural de uma empresa, antes de se tornar uma franqueadora, é ter um negócio bem sucedido, com uma marca reconhecida pelo consumidor e processos bem definidos, para então avançar e utilizar um canal de distribuição como o Franchising para desenvolver sua rede. Levando em conta esse aspecto, a Yogoothies foi um ponto fora da curva.

 
Rychard Curcovezki, diretor de franchising da empresa, explica que, diferente do que normalmente ocorre, o plano de negócios da Yogoothies foi desenvolvido minuciosamente para, ao chegar ao mercado - além de ter uma solução de varejo diferenciada ao consumidor - oferecer um sistema de franchising estruturado e moderno ao empresário que se torne franqueado da marca. “Nós não adaptamos um negócio para um modelo de franquia, e sim criamos uma solução com DNA de franchinsing desde o princípio, com estrutura física, pessoal e processos bem definidos para ser uma franqueadora”.
 
Curcovezki passou um ano e meio levantando e organizando informações para que pudesse ser construída uma base sólida. “Foi neste período que definimos vários pontos chaves, como: o melhor modelo de negócio, identidade corporativa, mix de produtos, tecnologias envolvidas, canais de divulgação, estruturação da equipe de colaboradores, entre diversos outros aspectos”, diz o diretor. Para ele, esse tempo para pesquisa, planejamento estratégico e, principalmente, se adequar às necessidades particulares do mercado brasileiro foi fundamental para o sucesso da rede.
 
Uma dos mais jovens varejistas do mercado de Frozen Yogurt, a Yogoothies é também a empresa que mais cresce em seu segmento. “Antes mesmo de abrir nossa primeira unidade, em agosto de 2010, já havíamos fechado sete contratos de franquia”, diz Curcovezki. O diretor explica que o fato de oferecer um negócio bem estruturado fez com que pessoas interessadas nesse mercado naquela época escolhessem a rede, mesmo sem que houvesse qualquer unidade em funcionamento. “Uma grande parte desses franqueados que abriram essas primeiras unidades optaram por reinvestir na marca e já contam com a segunda unidade, um valioso indicador do reconhecimento do bom trabalho de qualquer negócio”, comenta.
 
Há dois anos no mercado, a Yogoothies conta com 28 unidades em operação em todas as regiões do País. Além disso, abrirá mais 8 lojas ainda em 2012 e conta com mais 18 pontos de venda que já estão contratados para implantação em 2013 e 2014. Curcovezki explica que a empresa está no melhor equilíbrio de todo o seu período. “No futuro próximo, é possível enxergar uma Yogoothies ainda maior, ainda melhor e ainda mais diferenciada”, conclui o diretor.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?