Notícias / Alimentação e Food Service / Spoleto conquista primeiro lugar no prêmio Destaque Sustentabilidade

Spoleto conquista primeiro lugar no prêmio Destaque Sustentabilidade

Compartilhe:   

Às vésperas do evento Rio+20, o tema sustentabilidade está cada vez mais em alta e continua a destacar as iniciativas brasileiras. Quase dois anos após seu lançamento, o Projeto Spoleto 21 acaba de receber um importante reconhecimento ao conquistar o primeiro lugar no Prêmio Destaque Sustentabilidade, oferecido pela ABF (Associação Brasileira de Franquias) e AFRAS (Associação Franquia Sustentável). A premiação foi contemplada à melhor iniciativa e prática sustentável realizada ao longo de 2011 no setor de franchising.

Spoleto 21
Lançado em 2010 e já apresentando bons resultados, o Spoleto 21 é muito significativo no que diz respeito ao meio ambiente. O primeiro modelo de negócio sustentável da rede de culinária visa à diminuição da utilização de combustíveis fósseis (exclusão do uso de gás), economia do consumo de água e a utilização de produtos de limpeza menos nocivos aos funcionários e meio ambiente. O principal resultado qualitativo está na melhoria no ambiente de trabalho nos restaurantes e na minimização de impactos ambientais.

Com a troca do fogão à gás pelo de indução, a rede consegue reduzir significativamente sua pegada de carbono e, consequentemente, uma redução também do calor na loja. Outro fato é que com a utilização de produtos químicos menos agressivos no processo de higienização de utensílios, o restaurante diminui a quantidade de água consumida e minimiza a agressão à saúde dos funcionários. E, para finalizar, o projeto otimiza as atividades dos funcionários e aumenta os salários de toda a equipe, criando um ambiente de motivação e dedicação de todos e reduzindo indicadores de turn over.
 
Sobre o prêmio
O prêmio é conferido anualmente às categorias Franqueador (Máster, Sênior, Pleno), Franqueado, Parceiro AFRAS, Fornecedor do Sistema e Jornalismo (Impresso e Online). Em sua sexta edição, mais de 40 cases foram inscritos e contemplou empresas que mostraram como é possível incorporar o conceito de sustentabilidade à estratégia de negócio. 

Lançado em 2007, a ABF e a AFRAS anualmente conferem o Prêmio Destaque Sustentabilidade. O principal objetivo é estimular as empresas associadas à Associação Brasileira de Franquias a adotarem o modelo de gestão socialmente responsável, como também distinguir e reconhecer publicamente as empresas integrantes do sistema de franquias que mais se destacaram com a realização de ações, projetos ou programa de Responsabilidade Socioambiental.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?