Notícias / Alimentação e Food Service / Água Doce Cachaçaria é a terceira melhor rede de franquias do Brasil

Água Doce Cachaçaria é a terceira melhor rede de franquias do Brasil

A rede já ostenta seis Selos de Excelência

Compartilhe:   

No dia 30 de abril, a Associação Brasileira de Franchising concedeu a diversas redes de franquia o já tradicional Selo de Excelência – um atestado oficial que reconhece que tais empresas atuam no sistema respeitando aspectos éticos e técnicos. Desde que passou a concorrer a esta chancela, a Água Doce Cachaçaria – especialista em comidas e bebidas típicas do Brasil, com mais de 100 unidades em nove estados e no Distrito Federal – o ganhou. A rede já ostenta seis Selos de Excelência.
 
No entanto, a grande conquista da rede foi a sua inclusão no rol das três melhores franqueadoras do Brasil. “O Selo, o prêmio Destaque na categoria em que atuamos – Máster, para marcas com mais de dez anos e mais sessenta franqueados – vêm coroar os investimentos que fazemos constantemente na rede”, diz o franqueador Delfino Golfetto. “O fato de sermos considerados a terceira melhor franquia do Brasil é uma vitória e serve como estímulo para melhorarmos cada vez mais. A Água Doce Cachaçaria tem como valores atuar com profissionalismo e comprometimento com os franqueados. O sistema de franchising evoluiu muito e nós procuramos acompanhar esta evolução”.
 
O caminho – A Água Doce Cachaçaria nasceu em Tupã, há vinte anos, pelas mãos de Golfeto - considerado o Embaixador da Cachaça no Brasil – especialista em Tecnologia do Açúcar e do Álcool e uma das pessoas que mais entendem da bebida – e sua esposa, Silvia. Com muito trabalho e dedicação, a rede – dirigida também por Julio Bertolucci – cresceu e ganhou ‘musculatura’.
 
Na rede, qualidade é palavra de ordem. O próprio Bertolucci e Golfetto fazem visitas regulares às franquias e têm uma relação muito próxima com os franqueados - que apóiam e acompanham de perto o trabalho da franqueadora. “Seria compreensível que o descontentamento com o atual cenário financeiro, de muitas exigências fiscais e leis duras, acabasse influenciando negativamente as pesquisas de satisfação feitas com a rede franqueada. Mas, ao contrário, cada franqueado soube reconhecer os esforços da franquia em busca de soluções estratégicas para superação dos desafios que surgiam”, diz o diretor.
 
Bertolucci vai além: “Em muitos momentos, seguramos a expansão para concentrar nossos esforços no atendimento às solicitações da rede franqueada. Fizemos investimentos vultosos em contratação, treinamento, aquisição de equipamentos, automóveis e softwares para criar uma infra-estrutura capaz de atender às necessidades das unidades. Enquanto não crescia, a franqueadora deixou de se capitalizar, mas, não restam dúvidas, foi a decisão correta”.
 
Franquia - Numa unidade da Água Doce Cachaçaria, os clientes degustam delícias da culinária nacional, sempre servidas em fartas porções. O cardápio conta com opções para agradar os mais variados gostos – e é marcado por bastante inovação. “Os próprios franqueados contribuem informalmente ou por meio de concursos promovidos pela rede para torná-lo cada dez melhor”, destaca Bertolucci. .Em se tratando de bebidas, as opções são variadas e a carta de cachaças – uma atração à parte - reúne o que há de melhor e mais especial no mercado.
 
A franqueadora permite que cada restaurante determine algumas características próprias, porém o ponto comum é o ambiente rústico, com detalhes de madeira, paredes em alvenaria e tonéis para o armazenamento de cachaça à mostra, além das garrafas de cachaças raras, que muitas vezes, fazem parte da decoração. Reformas, construções e adaptações no prédio devem atender às normas da Anvisa – no caso da cozinha – e o atendimento no bar e salão devem seguir os padrões de qualidade da Água Doce Cachaçaria.
 
O principal tipo de serviço é o a la carte. Em dias específicos e em algumas casas, é oferecido jantar/almoço, com serviço de buffet. Algumas unidades também oferecem o serviço de Disque-Entrega e, como entretenimento, música ao vivo, telão, TVs de LCD e som ambiente. Outra atração presente em algumas unidades é o Doce Cantinho, um espaço dedicado às crianças, que se divertem, brincando ou realizando atividades de desenho e pintura, na companhia de monitores. “Tudo para que nosso cliente se sinta à vontade, entre familiares e amigos”, observa Bertolucci.
 
Para fazer parte da rede Água Doce Cachaçaria – que ainda pretende ampliar sua presença pelo Brasil – o candidato a franqueado precisa, primeiramente, gostar ‘da noite’ e não ter problemas em trabalhar nos finais de semana. “Muitas unidades funcionam só à noite e avançam pela madrugada”, ilustra Delfino Golfetto. “E acreditamos ser importante que o próprio franqueado seja o efetivo operador da unidade”.
 
Outra exigência é um investimento inicial na faixa de R$ 365 mil a R$ 975 mil – fora o ponto comercial. “Damos todo apoio neste sentido porque a boa localização da unidade é de extrema importância para o sucesso da franquia”, reforça o franqueador.


PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?