Notícias / Alimentação e Food Service / McDonald's é um dos maiores empregadores do setor de alimentação do País

McDonald's é um dos maiores empregadores do setor de alimentação do País

Desde sua instalação no Brasil, a rede foi responsável por 90 mil vagas

Compartilhe:   

O McDonald’s reserva para este ano a abertura de 2,5 mil novos postos de trabalho por todo o Brasil. As vagas serão absorvidas pelos 26 novos restaurantes da rede que serão inaugurados em 2009, mas a expectativa da empresa é que outras oportunidades de trabalho surjam para atender a uma possível ampliação dos negócios ainda este ano.

As novas vagas devem se concentrar principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Pernambuco, Rondônia, Amazonas e Brasília, regiões que receberão as novas unidades da rede.

Com mais de 48 mil funcionários, sendo 36,5 mil de restaurantes próprios e 11,5 de franqueados, o McDonald’s é hoje um dos maiores empregadores do País. A empresa já foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar por duas importantes pesquisas feitas no Brasil. Pela décima vez, a empresa está no ranking Great Place to Work, da revista Época, e pela nona vez figura entre as 150 empresas do Guia Você S/A, da revista Exame.
 
A oportunidade do primeiro emprego é uma das fortes características da empresa, além da possibilidade de desenvolvimento de carreira. “Nosso funcionário entra sem nenhuma experiência e passa por um plano de treinamento de seis meses. Cerca de 67% dos funcionários encontraram no McDonald’s o seu primeiro emprego. Diversos executivos iniciaram como atendentes e, hoje, desempenham funções de destaque, inclusive no exterior”, explica o diretor de Recursos Humanos do McDonald’s, Luis Bueno.

Para cargos gerenciais, o McDonald’s treinou mais de 6,6 mil funcionários de 19 países da América Latina, um resultado recorde em 2008. Os profissionais participaram de cursos de liderança e capacitação na Universidade do Hambúrguer, centro de treinamento da corporação localizado em Barueri, São Paulo. O objetivo do projeto é otimizar todos os processos que envolvem a marca, garantindo a liderança da empresa no mercado.

O incentivo do treinamento também favorece diretamente a produtividade dos funcionários. Segundo estudo realizado pela FGV Projetos, um empregado da rede é 80% mais produtivo do que um trabalhador médio brasileiro.

Desde sua instalação no Brasil, há 30 anos, a rede foi responsável pela criação de mais de 90 mil postos de trabalho formal num setor onde predomina a informalidade. Somente entre 2003 e 2007, a taxa de criação de empregos diretos na rede cresceu 13,2% ao ano, muito superior à média brasileira de 1,2% no período.

Ainda segundo o estudo da FGV Projetos, o McDonald’s é responsável por 3,38% do total dos trabalhadores com carteira assinada do setor de alimentação do Brasil.

McDonald’s Brasil

O McDonald's é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 565 restaurantes e 55 McCafé no Brasil. Há 30 anos atuando no país, a rede está presente em 137 cidades, localizadas em 21 estados e no Distrito Federal.
 
A empresa atende diariamente 1,6 milhão de clientes e ocupa a oitava posição em vendas no ranking de países da corporação. O McDonald's é um dos maiores empregadores privados do Brasil, com mais de 36 mil funcionários, e uma das empresas que oferece o maior número de oportunidades de primeiro emprego.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?