Notícias / Alimentação e Food Service / Restaurante Madero abre sua primeira franquia em Santa Catarina

Restaurante Madero abre sua primeira franquia em Santa Catarina

Como as demais unidades, o restaurante será uma réplica da casa do Largo da Ordem

Compartilhe:   

O Restaurante Madero, tradicionalmente conhecido em Curitiba, continua seu processo de expansão abrindo sua primeira franquia fora do estado do Paraná. O local escolhido foi Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

O novo Madero abriu as portas no dia 14 de janeiro e está localizado em um ponto privilegiado, na Avenida Atlântica, esquina com a Rua 2.900. Como as demais unidades, o restaurante será uma réplica da casa do Largo da Ordem, em Curitiba, a exemplo dos projetos já realizados pela arquiteta Ketlhen Ribas Durski no Palladium Shopping Center (Curitiba) e no Shopping São José (São José dos Pinhais), no Paraná.

O empresário catarinense, Ricardo Fernandes, é o franqueado responsável pela nova unidade do restaurante comandado pelo chef Junior Durski.

Considerado um dos restaurantes paranaenses mais bem-sucedidos, o Madero, assim como Durski, coleciona títulos que vão desde Melhor Sanduíche e Melhor Carne de Curitiba, pela Revista Gula, à classificação de duas estrelas do Guia 4 Rodas.

Com ambiente acolhedor, entre utensílios sofisticados, o Madero apresenta sua grande estrela, presente em todos os restaurantes da rede: uma churrasqueira à lenha, a protagonista na preparação dos famosos hambúrgueres de 260 gramas de carne pura, que são grelhados em lenha pré-queimada, para a eliminação do CO2 (fumaça branca), e permanência somente o aroma agradável da madeira; e pelos pães, feitos no próprio restaurante com a mesma massa de pão francês.

Franquia Madero

A franquia está formatada seguindo o conceito do restaurante idealizado pelo Chef Junior Durski, que tem como objetivo estar presente sempre em todas as unidades, dando ao restaurante o charme, a elegância e o toque do chef. O investimento inicial gira em torno de R$ 400 mil, com área mínima de 100 m² e doze funcionários. A taxa de franquia é de R$ 90 mil, 7% de royalties e 2% em publicidade. A previsão de retorno é estimada de 24 a 36 meses. 

No plano de expansão do Restaurante Madero, já está confirmada a inauguração de mais seis unidades em 2009, sendo a próxima, uma nova unidade em Curitiba, no Shopping Estação, com abertura prevista em fevereiro.

Mão-de-obra dos restaurantes

A busca em manter a permanência do gosto familiar em cada prato elaborado e o clima de confiança entre os funcionários faz com que o chef Junior Durski procure  em sua cidade natal, Prudentópolis (PR), os profissionais para trabalhar em seus empreendimentos.

Segundo o chef, essa iniciativa é, antes de tudo, uma forma de valorizar a mão-de-obra do local. “São pessoas que conheço há anos, muito comprometidas com o trabalho. Elas têm o costume de cozinhar em casa. E o mais importante é que elas não possuem experiência em restaurantes”, detalha Durski. Para atender a demanda dos restaurantes em Curitiba, o corpo de funcionários dos estabelecimentos é composto por aproximadamente 70 profissionais. Sendo que, para o Shopping Palladium, 24 foram contratados pelo chef recentemente e, para o Shopping São José, o número de contratados foi 12 funcionários.  

Estes números integram e projetam um universo maior de empregabilidade do setor no País. O estudo “Economia do Turismo: Análise das Atividades Características de Turismo”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cooperação técnica com o Ministério do Turismo e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), revelou que, entre os diversos segmentos, de prestadoras de serviço no turismo, mais de 80% são empresas de alimentação. Os dados mostram ainda que, entre diretos e indiretos, o setor é responsável por cerca de seis milhões de empregos.

O vínculo e a preocupação com os funcionários dos estabelecimentos vão além do espaço da cozinha e dos restaurantes. Para garantir o bem-estar deles, Durski possui um prédio, localizado nas proximidades dos restaurantes, para que os contratados residam. “Prudentópolis é uma cidade pequena e alguns podem se assustar com o tamanho de Curitiba. Por vezes, se sentem perdidos. Por isso, precisam de um suporte”, ressalta o chef.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?