Notícias / Franquia / Artigo: A importância de participar de feiras de franquias

Artigo: A importância de participar de feiras de franquias

Além de contato com as iniciativas de outras redes, feiras de franquias são a oportunidade de crescimento das marcas

Compartilhe:   

O conceito de ‘feira’ advém da época medieval e, segundo alguns historiadores, do ano de 500 a.c. O formato surgiu para facilitar a comercialização de produtos excedentes dos produtores rurais da época a preços mais baixos. Logo, tornou-se um fenômeno sociocultural e econômico formado por um aglomerado de pessoas e bancas onde são expostos e comercializados os mais diversos tipos de mercadorias, tais como alimentos, roupas, sapatos, utilidades domésticas, artesanatos etc.

A ideia evoluiu ao longo dos anos e, com isso, serviços também passaram a ser oferecidos. Assim nasceram as feiras de franquias, que reúnem marcas de diversos segmentos com o propósito de apresentar seu modelo de negócio a possíveis compradores e ampliar sua rede.

Franqueadoras que desejam aumentar suas unidades em determinada região e que já estejam preparadas para suportar esse crescimento se reúnem para receber visitantes interessados em se tornar franqueados.

Atualmente, no Brasil, essas feiras costumam ser realizadas em hotéis, shoppings ou pavilhões e algumas utilizam o formato com rodadas de negócios, onde as marcas se apresentam de tempos em tempos mostrando seus modelos de negócios. Esse formato é bastante interessante para os possíveis investidores, pois assim fica mais fácil estudar individualmente as variedades de marcas, estrutura oferecida, formatos e valores, escolhendo a que melhor se encaixa com seu perfil de investimento.

Existe um antigo ditado popular que diz “quem não é visto, não é lembrado” e, em se tratando da expansão de marcas, é fundamental que as marcas franqueadoras estejam presentes nas feiras localizadas nas regiões onde pretendem aumentar sua capilaridade.

Como existem marcas do mesmo segmento nas feiras e os investidores estão cada vez mais exigentes e não se impressionam mais com qualquer coisa, as marcas devem se apresentar bem, mostrar resultados e, principalmente, segurança e capacidade para dar todo o suporte necessário para que o investimento dos franqueados prospere.

As feiras sinalizam aos investidores quais são as tendências do mercado, mas é importante também buscar informações externas, como os relatórios da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e de publicações especializadas.

A FranchiseB2B é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de vários anos no mercado de franquias, associado à experiência de seus organizadores que têm como meta propiciar resultado a quem participa, ajudar investidores que desejam se recolocar no mercado por meio do empreendedorismo e gerar conteúdo educacional por meio de palestras que levam conhecimento a todos os cantos do país.

Nossa feira é baseada em 5 pilares pensados na fomentação de novos negócios que nos diferenciam das demais existentes no mercado. São eles:

1.     Reuniões diretas e assertivas com os representantes das marcas que são agendadas previamente a partir do cadastro efetuado no site da FranchiseB2B;

2.     Área exclusiva para apresentação de produtos e serviços;

3.     Palestras voltada ao público empreendedor e ao mercado de franquias;

4.     Evento sustentável, sem emissão ou impressão de papéis;

5.     Arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados a instituições sociais por meio do programa “Ilumine seu Coração”.

Quero aqui ressaltar a importância da campanha “Ilumine um Coração” que é um trabalho que nos comove muito. Para entrar em qualquer edição da FranchiseB2B, cada visitante deve levar um quilo de alimento não perecível. Desde o início da campanha já foram arrecadadas mais de 4.5 toneladas de alimentos não perecíveis e pretendemos arrecadar ainda mais no ano de 2023 nas cidades que receberão a feira.

Os expositores terão, ainda, a possibilidade de levar as marcas às cidades que normalmente estão fora do circuito habitual de franquias, mas que têm muito potencial de crescimento no segmento. Temos um calendário que contempla 33 cidades em todo o Brasil.

Além disso, têm direito a uma página exclusiva no site da FranchiseB2B onde serão disponibilizados os valores da marca, sua história, fotos e vídeos; espaço para exposição com mesas e cadeiras para as reuniões; sinalizador com a sua marca; espaço para café/água, espaço para network, divulgação por meio de assessoria de imprensa e redes sociais.

Acredito que o mercado de franquias continuará seguindo a tendencia de crescimento em 2023. Percebo a consolidação de muitas marcas, novas e as já existentes no mercado e isso é o resultado da seriedade com que a manutenção das redes é feita. 

Para os empreendedores é uma das melhores opções para quem deseja ter seu próprio negócio. Varia entre 10% e 15% o número de franquias que não prosperam, números bem diferentes de negócios abertos isoladamente, cuja taxa de insucesso está entre 75% e 80%.

Mas é sempre bom lembrar que uma franquia é um negócio como outro qualquer, exige esforço, dedicação e muito empenho. O fato de ter uma franqueadora por trás dando todo suporte necessário, não faz com que o negócio ande sozinho.

Desejo muito sucesso a todos!

Ricardo Branco, responsável pela implantação da FranchiseB2B

*Por Ricardo Branco, responsável pela implantação da FranchiseB2B. Branco é um dos Gurus do Franchising da Plataforma Sua Franquia. 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?