Subway - Histórias do Franchising - Portal Sua Franquia - O Portal dos Bons Negócios

Subway

Enviado em 01/01/2015 às 01:00:00

 

HISTÓRIA

Em 28 de agosto de 1965, o estudante Fred DeLuca e cientista o Dr. Peter Buck, inauguraram na cidade de Bridgeport, estado de Connecticut, seu 1º restaurante especializado na venda de sanduíches feitos em baguetes compridas. 

A ideia de abrir um restaurante nesses moldes havia surgido durante um churrasco de inauguração da nova casa do Dr. Buck, que emprestou U$ 1.000 ao jovem Fred para iniciar seu negócio e com os lucros pagar a tão sonhada faculdade de medicina. O primeiro restaurante, que originalmente se chamava Pete’s Super Submarines, em seu primeiro dia de funcionamento vendeu 312 sanduíches, que custavam entre 49 e 69 cents de dólar. O restaurante rapidamente se tornou um enorme sucesso com seu primeiro sanduíche que media 15cm de comprimento chamado Submarine (comprido como um submarino), um clássico presente no cardápio em todas as lojas nos dias de hoje. No início Fred DeLuca dirigia seu Volkswagen Beetle cerca de 100 milhas para comprar pessoalmente nas fazendas as verduras e vegetais frescos.

No ano seguinte ambos fundaram a Doctor's Associates Inc, empresa que iria administrar os restaurantes da rede. Apesar do sucesso, o nome Subway foi utilizado pela primeira vez somente na inauguração do quinto restaurante, em 1968.

A primeira franquia da rede foi aberta em 1974 na cidade de Wallingford localizada no estado de Connecticut. Nos anos seguintes a rede viveu um forte período de expansão, com a inauguração do primeiro restaurante fora do estado de Connecticut. A unidade foi aberta em Massachusetts, no ano de 1975. No ano seguinte a rede expandiu para o estado da Flórida, com um restaurante localizado em Fort Lauderdale. A estreia internacional ocorreu no ano de 1984 em Bahrain, no Oriente Médio. Logo depois a rede já contava com 500 restaurantes e chegou a Porto Rico. Em 1985, as inaugurações foram no Canadá. Dois anos depois a rede já abria sua unidade de número 1.000 na cidade de Anderson, estado da Indiana.
 

Em 1989, a rede estava já estava presente em todos os estados americanos com 3.000 restaurantes em funcionamento. A década de 90 foi marcada por acontecimentos históricos como em 1991 quando foi inaugurado o primeiro SUBWAY em um campus universitário; em 1993 com a inauguração do primeiro ponto dentro de uma loja de conveniência; e em 1995, quando a rede comemorou o trigésimo aniversário atingindo a marca de 11.000 restaurantes abertos pelo mundo. Em 1997 a SUBWAY lança a campanha “7 under 6“ que consistia em 7 sanduíches com 6 gramas ou menos de gordura, demonstrando a preocupação da rede em relação a saúde. Somente em 1999, pela primeira vez na história da rede, a propaganda de televisão é exibida nacionalmente em todos os dias da semana. Atualmente é a segunda maior rede de alimentação rápida em números de lojas, atrás somente do McDonald's.

A Subway é a maior rede de franquias nos Estados Unidos e no Canadá, possuindo, respectivamente, mais de 1000 unidades e de 500 unidades a mais que o segundo colocado (Mcdonalds). A rede cresce a uma taxa média de 5 franquias por dia.

Nos últimos 16 anos, a empresa foi considerada pela Entreprenuer Maganize a Melhor Franquia por 12 vezes, incluindo 7 dos últimos 8 prêmios. Além de ganhar em Las Vegas o Prêmio de Ouro de “Satisfação dos Clientes”, onde se avaliam a Qualidade, Variedade, Valor, Serviço e Conveniência, entre outros.

De acordo com a Quick Service Restaurant Continuous Tracker Report, os seus produtos e a marca são os melhores em diversos quesitos, entre eles: Velocidade, Qualidade, cordialidade dos funcionários, classificação de “Comida Saudável”, Sabor, Limpeza e gerenciamento. 


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A Subway® oferece um menu que possibilita aos clientes uma opção por uma alimentação mais saudável. Além de 18 tipos de sanduíches, oferece 8 sanduíches com 6 gramas de gordura ou menos. Os ingredientes “frescos” e a qualidade de nossos produtos são uma excelente forma alternativa para as pessoas que querem diminuir a quantidade de comidas gordurosas e com frituras.

OPERAÇÃO SIMPLIFICADA: A operação da Subway® é muito simples. Os sanduíches são preparados na frente do cliente. Ou seja, o pré-preparo e produção dos produtos são mínimos. A maioria dos produtos que chegam as lojas é processada pelos nossos fornecedores. Esta característica nos permite operar em espaços reduzidos e  com um menor número de funcionários.
   
BAIXO INVESTIMENTO: É possível abrir uma loja Subway a partir de 30m². Os restaurantes, principalmente devido  ao seu perfil de operação possibilita a operação nos mais diversos tipos de locais: shoppings, rua, centro comerciais, postos de gasolina, hospitais, universidades e faculdades, etc.  Esta diversidade de locais e o espaço reduzido necessário fazem com que o investimento inicial seja menor que a grande maioria faz franquias deste porte.

 

DIETA DE SUCESSO

A história aconteceu em 1998, quando a SUBWAY lançou uma campanha para promover uma linha de sanduíches com menos de 6 gramas de gordura. Jared Fogle, universitário de Indianópolis, um gorducho de 192 quilos e 152 centímetros de cintura, resolveu fazer o teste. Desestimulado até pelo pai, médico clínico, o rapaz embarcou numa dieta de sanduíche de peru de 15 centímetros e refrigerante dietético no almoço e sanduíche vegetariano de 30 centímetros no jantar, sempre da SUBWAY, seguida de pequenas caminhadas. Nada de queijo, maionese ou óleos. Resultado: enquanto Fogle perdeu 111 quilos, as vendas da rede aumentaram cerca de 18% em dois anos, mais que o dobro da média do setor, graças a uma campanha publicitária que explorou o fato pelo país inteiro. O sucesso da dieta transformou Fogle em garoto-propaganda da SUBWAY, estrelando vários comerciais a partir do ano de 2000. 


SUBWAY NO BRASIL

O Subway iniciou a operação no Brasil no ano de 1993, neste período as lojas instaladas eram grandes e em bairros nobres, os custos da operação muito altos e um baixo reconhecimento da marca inviabilizaram alguns restaurantes. Por conta de diversos contra tempos a Subway passou por um período de adaptação onde tentava entender o mercado brasileiro.

Em 2003, após a solução dos problemas pendentes, havia novamente um momento propício para a Subway definitivamente se consolidar no mercado nacional, e com fôlego renovado retoma a sua trajetória de crescimento. Concentrando-se na operação, e cuidando para que fosse feito o que havia dado certo em lugares tão diferentes do mundo, como Bahrain, a primeira franquia internacional, Nova Zelândia, China e Trinidad Tobago entre tanta outras. Independentemente da cultura e costumes locais, a Subway criou uma rede com padrões e procedimentos internacionais, ou seja, o sanduíche que você come aqui no Brasil pode ser encontrado na Islândia, por exemplo.

A Subway enxergava o mercado brasileiro com seriedade e existiam boas intenções por aqui. O Brasil hoje já é o 7º maior mercado mundial da empresa, dentre os 90 países está atrás somente de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, Alemanha e México. Já no número de sanduíches vendidos em cada restaurante se encontra semanalmente entre os 3 maiores do mundo junto com Nova Zelândia e Singapura. A Subway veio para ficar. Com o objetivo de se tornar a maior rede de fast food do Brasil até 2015, e antes mesmo disso ajudar a Subway a se tornar a maior rede de fast food do mundo.  Tendo em vista este enorme sucesso internacionalmente foi adotado o modelo de negócio que é encontrado na maioria dos países onde a Subway está presente. Concentrado na figura dos agentes de desenvolvimento que, além de serem obrigatoriamente franqueados, atuam como profissionais responsáveis pela expansão da marca em determinada região do país (divisão por território geográfico). Fazem prospecções de novos franqueados, dão total suporte na escolha do ponto, auxiliam na negociação com parceiros e fornecedores, treinam funcionários, auxiliam na gestão de custos da operação etc. Associado a isso, o padrão das lojas foi dimensionado de acordo com o modelo internacional, cujas dimensões físicas são reduzidas, bem como em processos de logística, distribuição e gestão de operações. A simplificação do gerenciamento, através de relatórios gerenciais semanais faz com que o franqueado consiga ver exatamente como a sua loja está se comportando. Comparando com os outros, seja da sua região ou do país inteiro, o franqueado pode aprimorar mais ainda a sua operação identificando onde estão os gargalos na sua operação.

A matriz que fica em Milford, Connecticut promoveu ainda, em 2008, a instalação de um escritório regional no Brasil, que responde ao escritório de Miami, responsável pela operação em toda América Latina e Caribe. O escritório em Curitiba, conta com 2 coordenadores de franquia, 1 auditor, 1 treinador e um 1 gerente geral. Em São Paulo estão alocados os gerentes de compra e de marketing, que dão suporte tanto nas negociações, quanto no desenvolvimento de fornecedores e de novos produtos. Hoje a Subway está presente em 96 cidades e em 21 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

A Subway é uma opção ideal para quem procura uma refeição rápida e ao mesmo tempo saudável, com sanduíches, cookies e saladas. Assim, o próprio consumidor pode montar o lanche, escolhendo os ingredientes. O cardápio conta com uma linha de 18 sanduíches, que podem ou não ser tostados: Frango Teriaki – Frango com molho Teriaki; Melt – Peru, Presunto e Bacon; Frango Pizzaiolo - Frango, Peperoni e Molho Marinara; Almôndegas com Molho Marinara; Pizza Sub – Salame, Pepperoni e Molho Marinara; Peito de Frango; Carne e Queijo; Italiano-Salame e Pepperoni; Club – Presunto, Peru e Rosbife; *Frutos do Mar – Kani Kama e maionese; *Mussarela de Búfala com Tomate Seco (*disponíveis somente na região nordeste e Rio de Janeiro); Presunto; Atum; Peru; BMT – Salame, Pepperoni e Presunto; Peru e Presunto; Roastbeef; Italiano-Salame e Pepperoni e Vegetariano.

Além disso, todos são acompanhados por queijo (prato, suíço ou cheddar) e vegetais (alface, tomate, cebola roxa, pimentão, pepino em conserva e azeitona) e seis tipos de pão (Queijo, Gergelim, Italiano Branco, Parmesão com orégano, Integral e Integral com Granola) a serem escolhidos pelo cliente. Os sanduíches podem  ser temperados com sal, pimenta, azeite, vinagre; e os molhos Parmesão, Barbecue, Cebola Agridoce, Mostarda e Mel e Chipotle (levemente picante). É possível, ainda, transformar qualquer lanche em salada (que pode, ou não, vir acompanhada de pão). Caso desejar, o cliente tem a opção de adicionar mais queijo, bacon e recheio em dobro.

 

 

Saiba sobre o segmento: Franquias de Alimentação
FOM
Empório do Aço

As Histórias + lidas

24 horas 7 dias 30 dias
Copyright © 2016 SuaFranquia. Todos os direitos reservados.