Rei do Mate - Histórias do Franchising - Portal Sua Franquia - O Portal dos Bons Negócios

Rei do Mate

Enviado em 01/01/2015 às 01:00:00

 

HISTÓRIA

A rede de franquias Rei do Mate iniciou suas atividades no final da década de 70 com uma pequena loja em São Paulo. Situada na Avenida São João, próximo à Avenida Ipiranga, um dos pontos mais tradicionais da cidade até hoje. A primeira unidade tinha aproximadamente 20 metros quadrados e oferecia apenas sete opções de mates, entre eles: mate puro, mate com limão, mate com leite, mate com caju, mate com maracujá.  O sucesso foi grande e, em pouco tempo, a segunda loja foi inaugurada no mesmo quarteirão da Avenida São João. A marca ‘Casa do Mate’ foi adquirida em 1991 e a terceira loja, já em formatação de franquia, foi aberta logo em seguida. A primeira franquia da rede foi inaugurada em novembro de 1992, no Shopping Penha, em São Paulo, representando o início de um processo de rápido crescimento das franquias do Rei do Mate.

A aceitação desse novo formato foi imediata e os empreendedores investiram em sistemas, padrão arquitetônico, identidade visual, elaboração de contratos, registro da marca, desenvolvimento de padrões e manuais. Com as mudanças, a rede começou a expandir em São Paulo e outros estados como Rio de Janeiro e Santa Catarina. 

 

O REI DO MATE ATUALMENTE

Atualmente, o Rei do Mate soma 330 lojas, distribuídas por shoppings, hipermercados, aeroportos, empresas, galerias, hospitais, rodoviárias, terminais e ruas espalhadas pelo Brasil. A maior concentração é em São Paulo e Rio de Janeiro, além do Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. O que faz com que o Rei do Mate seja a maior rede de produtos à base de mate do país. Cerca de 20 milhões de atendimentos em suas unidades são realizados mensalmente em todas as lojas. Por mês são vendidos 1,7 milhões de copos de mate, 500 mil xícaras de café expresso gourmet e oito milhões de pãezinhos de queijo para mais de 2,3 milhões de clientes/mês. 

O cardápio oferece mais de 100 combinações de chá mate (com frutas e leite), como o Mate Suíço Maracujá (mate, leite condensado e maracujá), Mate Cidade (mate, maracujá e guaraná), Mate Frescão (mate, abacaxi e menta) e Mate Tropical (mate, abacaxi e guaraná). Além do pão de queijo tradicional ou recheado com doce de leite, requeijão ou cheddar; há também sanduíches, como o Toast nos sabores pizza, peito de peru, misto, queijo branco e peito de peru com queijo branco, snacks, salgados assados e um cardápio com bebidas quentes como cafés especiais, cappuccinos quentes e gelados e submarinos.

 

HISTÓRICO NO FRANCHISING

O Rei do Mate é uma  tradicional casa de chá do país, a quinta maior rede de franquias no segmento de fast-food. Em 2009, recebeu um prêmio pela 11ª edição consecutiva. A entrega do Selo de Excelência em Franchising da ABF foi realizada no dia 24 de abril, no O Leopoldo, em São Paulo. O troféu foi recebido pelo diretor comercial e de marketing, Antônio Carlos Nasraui.

Receber a chancela da ABF representa foi mais que uma oportunidade de solidificar a marca e ampliar a atuação no mercado de alimentos. "Esses prêmios atestam a qualidade dos serviços prestados aos franqueados e a responsabilidade que temos em honrar nosso compromisso com cada um deles", ressalta Antônio Carlos Nasraui, diretor comercial e de marketing da rede Rei do Mate.A premiação, iniciativa anual da própria ABF, representa a excelência da empresa em seu relacionamento com o franqueado, valorizando ações práticas e profissionais implementadas pelas empresas, levando-se em conta aspectos éticos e técnicos. Entre os entrevistados, 92,4% afirmam estar muito satisfeitos com o Rei do Mate; 95,7% afirmam que comprariam novamente uma franquia da rede. “É um grande mérito receber esse prêmio durante tantos anos; resultado de muito trabalho e comprometimento”, comenta João Baptista, diretor de franquias rede Rei do Mate.

No dia 28 de maio de 2009, o Rei do Mate recebeu pela primeira vez o prêmio ABF-Afras de Responsabilidade Social, na categoria Franqueador Master, com o projeto Responsabilidade com o Meio Ambiente: Reciclagem e Consumo Consciente.

A premiação foi resultado do projeto implantado no ano passado em todas as unidades do Rei do Mate: a substituição de copos de plásticos descartáveis  por  tipos elaborados em  papel e feitos de vidro, evitando o descarte de 1.200.000 unidades mensalmente.

 

“Fomos, mais uma vez, reconhecidos pela qualidade dos projetos aplicados em toda a rede. Essas homenagens nos motivam a buscar novas opções para colaborar com o meio ambiente e também melhorar o desenvolvimento das tarefas  nas unidades da rede”, revela João Baptista, diretor de franquias do Rei do Mate.

 

 

 

 

Clique aqui e assista a entrevista concedida ao Sua Franquia TV.
Clube Turismo

As Histórias + lidas

24 horas 7 dias 30 dias
Copyright © 2016 SuaFranquia. Todos os direitos reservados.