Le Postiche - Histórias do Franchising - Portal Sua Franquia - O Portal dos Bons Negócios

Le Postiche

Enviado em 06/01/2016 às 12:23:00

 

HISTÓRIA

A história da Le Postiche iniciou-se em 1960, no auge da moda brasileira. Os sócios do Antoine Cabeleireiro - famoso salão de beleza em São Paulo - criam a fábrica AAA Ind. e Com. LTDA, especializada em criação de perucas. Em pouco tempo, a fábrica passou a empregar 500 funcionários.

Em 1967, passa a fazer parte do quadro de funcionários da fábrica, Álvaro Restaino - filho de Antônio Restaino, sócio da empresa. No mesmo ano, ao lado do salão de beleza, nasce a Le Postiche. O objetivo é vender perucas, acessório importante na moda brasileira.

No começo da década, no ano de 1970, Álvaro Restaino se torna sócio da fábrica de perucas. Porém, alguns anos depois, percebe-se que o uso da peruca está caindo. É o momento em que a empresa muda de foco.

Passa-se a vender bolsas de couro para o mercado exterior. Depois de um tempo de bons negócios, as empresas brasileiras exportadoras mudam as vendas para o mercado interno, devido a uma sobretaxa imposta pelo governo norte-americano. Na Le Postiche, o alvo passa a ser a venda de jaquetas de couro.

Em 1978, Álvaro e Antônio deixam a sociedade da fábrica de perucas, ficando com a marca e a loja anexa ao salão de beleza. No mesmo ano, inauguram a loja na Alameda dos Maracatins. Um marco na história da empresa.

Em 1980 são inauguradas lojas na Zona Sul e em outras regiões de São Paulo. Os destaques são os pontos de venda dos Shoppings Ibirapuera, Morumbi e Center Norte. A empresa passa a anunciar em emissoras de televisão e no rádio. A ação gera boa aceitação pelo consumidor. No formato joint venture, a Le Postiche inaugura suas primeiras lojas fora da Capital Paulista. Cidades como São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba e Sorocaba recebem a marca pela primeira vez.

No começo da década de 1990, o modelo de negócio passa a ser o de franquia. A primeira loja neste formato é na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Em uma reestruturação interna, a rede é dividida entre os sócios, que passam a ser franqueados da própria marca. Na mesma época, entram para a administração das lojas da família Restaino, Alessandra e Fabiana, filhas de Álvaro Restaino. Técnicas de vendas, padronização na forma de atendimento, melhoria da disposição das lojas e um novo conceito de padrão arquitetônico são algumas das ações que passam a fazer parte da Le Postiche. Após a mudança no formato de gestão, os antigos sócios da rede própria voltam a se unir. Em 1998, após a cisão, a marca Le Postiche passa a ser definitivamente da família Restaino.

No começo de 2000, a empresa opta por mudar o modelo de franquia para licenciamento. A Le Postiche volta a expandir e manter o destaque no mercado de bolsas, acessórios e artigos de viagem. Na mesma época, cria sua área de estilo, especializada em entender as tendências de moda no mundo. Profissionais de moda passam a integrar a empresa, tendo à frente a expertise de Daniela Restaino, filha mais nova de Álvaro. Com 1800 m2 é inaugurada, em 2002, a loja Mega Store, na Zona Sul de São Paulo. O ponto de venda é considerado um dos maiores da América Latina. A Le Postiche passa a ter marcas próprias. Também inaugura a importadora Day by Day e em 2008, lança sua loja virtual.

Em 2009, reposiciona a marca, cria uma nova gestão a partir de momentos e necessidades da mulher, seu especial público-alvo. A loja conceito se torna mais agradável, organizada, valorizando a marca e o cliente.

Em 2010, Alessandra Restaino passa a ser a presidente da Le Postiche. Álvaro Restaino, fundador, se torna presidente do Conselho. 

Com mais de 35 anos de história, a Le Postiche nasceu uma só. Tomou corpo, se solidificou e, dentro de um processo de expansão natural, chegou aos 35 anos como uma marca de respeito, espalhada por todo país. O know-how adquirido na operação das lojas por todo país, elevou o grau de responsabilidade dessa marca junto aos seus colaboradores, lojistas, fornecedores e consumidores.

E o futuro já começou. Inovação e compromisso com a ética estão tão bem reforçados na atual gestão. O legado que será apresentado daqui a 35 anos será, de novo, o que transformou a empresa ao longo das últimas décadas: coragem, ousadia, compromisso, amizade, simplicidade e a sempre manutenção do amor pela marca Le Postiche.

 

 

 

 

Mais Você

As Histórias + lidas

24 horas 7 dias 30 dias
Copyright © 2016 SuaFranquia. Todos os direitos reservados.