Franquias de sucesso: confira 5 histórias curiosas

Distribuídas em diversas partes do mundo desde a Idade Média, as franquias são opções perfeitas para quem deseja abrir sua própria empresa, com investimento seguro e prazo de retorno razoável. Confira a seguir curiosas histórias de 5 franquias de sucesso:

 

Franquia Casa do Pão de Queijo

A Casa do Pão de Queijo é uma empresa tipicamente brasileira. Com cerca de 50 anos de sucesso. É pioneira na comercialização de pão de queijo e responsável pelo hábito que virou tradição nacional: comer pão de queijo sempre quentinho.

Criada por Dona Arthêmia, a receita especial que deu origem a marca, é a mesma até hoje.

Foi fundada em 1967 pelo engenheiro Mário Carneiro, filho de Dona Arthêmia, nascido em  Monte Alegre, Minas Gerais. Com uma receita com 30% de queijo, o produto fez tanto sucesso entre os conhecidos que a família decidiu abrir uma pequena loja no Largo do Arouche, em São Paulo, que prosperou tanto, chegando a vender, em apenas um dia, 42 mil pães de queijo. Um marco do início de uma grande história de sucesso.

 

Franquia Le Postiche

A Le Postiche é uma marca brasileira de bolsas, malas, mochilas e acessórios para viagem. Está no mercado há mais de 40 anos, a empresa já recebeu 39 prêmios Top Of Mind, sendo a marca mais lembrada pelos brasileiros no segmento

Foi fundada em 1978 mas a sua história começou bem antes, mais exatamente no ano de 1960.  Na época, auge da moda brasileira, os sócios do famoso salão de beleza paulistano Antoine Cabeleireiro criaram uma fábrica de perucas.

Já na década de 1970, percebendo o declínio do comércio de perucas, os mesmos resolvem diversificar o negócio. A partir de então, a empresa passa a produzir bolsas e acessórios de viagens como foco no mercado exterior.

Depois de alguns anos de prosperidade, a rede precisa mais uma vez mudar o foco de atuação, após o governo norte-americano instituir taxas de importação para os produtos brasileiros. O alvo desta vez é o mercado interno e a empresa inclui a fabricação de jaquetas de couro na sua linha de produção.

No começo de 2000, a empresa opta por mudar o modelo de franquia para licenciamento. A Le Postiche volta a expandir e manter o destaque no mercado de bolsas, acessórios 

 

  

e artigos de viagem. Tomou corpo, se solidificou e, dentro de um processo de expansão natural, chegou a mais de 40 anos como uma marca de respeito, espalhada por todo país.

 

Franquia Kopenhagen

Fundada em 1928, a Chocolates Kopenhagen ao contrário do que muitos pensam, é uma empresa 100% nacional. Oferece uma gama de produtos que marcaram época e já seduziram três gerações de brasileiros, como Nhá Benta, bombons Cherry Brandy, Língua de Gato, Chumbinho e os famosos marzipãs. 

A história da empresa no país começou com a chegada do casal de imigrantes Anna e David Kopenhagen. Anna trouxe da Letônia a receita de marzipã, confeito muito popular na Europa, mas até então desconhecido no Brasil.

Com muita perseverança, David conquistou clientes para o produto e, em poucos anos, o casal fundou a primeira fábrica da Chocolates Kopenhagen, localizada no bairro do Itaim Bibi. A empresa passou a produzir também chocolates finos, bombons, balas, confeitos, biscoitos, além de ovos de Páscoa e panetones. 

Atualmente a Kopenhagen produz mais de 300 tipos diferentes de chocolates, lança cerca de dois produtos por mês e produz 1,3 mil toneladas de chocolate por ano. Possui 165 lojas distribuídas em todo Brasil, obtendo um crescimento de 10,5% em pontos-de-venda, durante 2004 e início de 2005.

Franquia 5ÀSEC

A rede de franquias 5àsec foi criada em 1968, na cidade de Marseille, na França, e em pouco tempo revolucionou o mercado de lavanderias. Antes da fundação, o mercado era atendido por lavanderias independentes, cada uma com uma tabela de preço, processos de limpeza diferentes e prazos muito longos para execução do serviço. Com a chegada da 5àsec ao mercado, os serviços de lavanderia se tornaram acessíveis a todos e muito práticos, pois a marca contava com uma tabela clara de 5 preços, o que deu origem ao nome, e um curto prazo de entrega dos serviços.

Seguindo as mesmas características de quando foi criada na França, a 5àsec chegou ao Brasil, em 1994, inovando e transformando o mercado de lavanderias, que até então era representado por marcas menores. Hoje, com mais de 25 anos no país, a 5àsec conta com mais de 450 unidades em funcionamento, o que garante à operação brasileira a liderança mundial em número de lojas e faturamento.

Franquia Sodiê Doces 

A Sodiê Doces começou em um imóvel de 20 m² em Salto, interior de São Paulo, e hoje conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil. Atualmente é considerada a maior franquia especializada em bolos artesanais do país. Mas foi abraçando as oportunidades e com muito trabalho que a idealizadora da marca, Cleusa Maria da Silva, conseguiu levar seu empreendimento a esse patamar.

Em 1997, e Cleusa estava, então, tendo a oportunidade de abrir seu negócio, ainda que muito tímido. Mas até chegar esse dia, as coisas foram bem difíceis para ela. De família pobre, trabalhou como boia-fria – foi cortadora de cana – e depois como empregada doméstica. Mas foi como funcionária de uma empresa que veio a oportunidade. A mulher do patrão fazia bolos para fora e, quando teve um problema de saúde, pediu para Cleusa ajudá-la, até que acabou por parar com a venda de bolos e deixou que ela continuasse o negócio.  

E foi fazendo bolo, que levava aos clientes a pé, e aprimorando a receita, com a ajuda de sua mãe, que Cleusa conseguiu abrir o pequeno espaço em Salto. Ali, logo colocaram à venda, também, as balas de leite Ninho cuja receita foi aprendida em um programa de TV. Quatro anos depois, mudou o empreendimento para um espaço de 80 m², quatro vezes maior do que o primeiro.

Dez anos e muito trabalho depois, a Sodiê Doces virou franquia, em 2007, termo que Cleusa nem sabia o que era quando um cliente a questionou sobre o assunto. Mas foi atrás para saber do que se tratava, fez cursos e pesquisas durante cinco anos e abriu a primeira, em São Paulo, pelas mãos justamente desse cliente.

E por fim, atualmente existem mais de 300 lojas da marca que virou um sucesso no segmento, as unidades estão espalhadas por 13 estados do país.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Saiba mais: Como abrir uma franquia

 

Compartilhar:

Leia Mais Histórias do Franchising