Casa do Pão de Queijo - Histórias do Franchising - Portal Sua Franquia - O Portal dos Bons Negócios

Casa do Pão de Queijo

Enviado em 01/01/2015 às 01:00:00

 

HISTÓRIA

Fundada em 1967 pelo engenheiro Mário Carneiro, a Casa do Pão de Queijo, uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, iniciou a sua trajetória com uma receita exclusiva de pão de queijo da D. Arthêmia, mãe do fundador, que nasceu em Monte Alegre, Minas Gerais. Com uma receita com 30% de queijo, o produto fez tanto sucesso entre os conhecidos que a família decidiu abrir uma pequena loja no Largo do Arouche, em São Paulo, que prosperou tanto, chegando a vender, em apenas um dia, 42 mil pães de queijo. Estava marcado o início de uma deliciosa história de sucesso e mais, de um novo hábito que virou mania nacional, o de se saborear os deliciosos pães de queijo de Dona Arthêmia.                                          

Treze anos depois, a Casa do Pão de Queijo já possuía 13 lojas próprias prontas para atender os consumidores que vinham de todos os lugares saborear os famosos pães de queijo. Com uma média de uma nova loja a cada ano, o negócio que até então havia se mantido como uma empresa familiar, e operado por funcionários dedicados, figurava entre os mais prósperos comércios do ramo de alimentação da época, e começava aí, já na década de 80, a se desenhar o projeto de franquia da Casa do Pão de Queijo, devido à                                                                                       qualidade de seus produtos que eram considerados os melhores do mercado.

Após muito planejamento, estava pronto o projeto de franquia e de expansão da Casa do Pão de Queijo. Lojas bem localizadas, com uma operação funcional e competente, agregados a um produto de excelente qualidade e com um preço acessível proporcionaram o imediato sucesso da empreitada e de todos os envolvidos na mesma.

Hoje, 14 anos após a abertura da primeira franquia, a Casa do Pão de Queijo figura como líder absoluta em seu segmento, tornando-se sinônimo de qualidade, higiene e agilidade em seus serviços em suas mais de 1000 lojas distribuídas por todo o território nacional, fruto de uma deliciosa história de sucesso, empenho, muito trabalho e, principalmente, dedicação ao consumidor.

Para estimular e acompanhar a expansão e, ao mesmo tempo, garantir o alto padrão dos produtos vendidos nas lojas, em 2001, a Casa do Pão de Queijo estabeleceu em Itupeva, interior de São Paulo, uma nova fábrica própria, com apoio de mais de 100 fornecedores homologados. Os alimentos são de alto padrão e produzidos de acordo com os mais rígidos controles de qualidade da rede.            

Atualmente, o Sudeste (principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro) representa o maior mercado para a empresa. Mas o crescimento expressivo em outros Estados já pode ser notado: a região Nordeste concentra 61 estabelecimentos, o Sul 26, o Norte tem 23 unidades e o Centro-Oeste, 20 lojas.Presente ainda em hospitais, magazines, livrarias, locadoras, aeroportos, terminais rodoviários e universidades, a Casa do Pão de Queijo foi eleita em 2006 a terceira marca mais admirada do segmento de fast-food, segundo pesquisa da Interscience. Hoje a companhia emprega 200 pessoas e gera 5.200 empregos indiretos. 

Em 2007, pelo segundo ano consecutivo, a empresa ganhou a pontuação máxima na pesquisa As Melhores Franquias do Brasil, promovida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e realizada pela FGV Projetos, núcleo de consultoria da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Premiada com o selo Cinco Estrelas, a Casa do Pão de Queijo foi a líder entre as dez maiores franquias em faturamento e em número de unidades.

Em 2008 a rede também alcançou a NBR ISO 22000:2005, a primeira norma para a certificação de sistemas de gestão da segurança dos alimentos, reconhecida internacionalmente. Este sistema abrange toda a cadeia de produção: da matéria-prima, preparo e distribuição, à forma de uso e consumo, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos produtos aos franqueados e consumidores. A certificação, concedida pela DNV (Det Norske Veritas), fundação norueguesa líder internacional em serviços de gestão de riscos, considerada uma das maiores certificadoras mundiais, é regularizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o diretor industrial da Casa do Pão de Queijo, Fernando Borelli Editore, receber a certificação significa obter o reconhecimento pela tradição e pelo comprometimento da rede em aprimorar a qualidade dos seus produtos, assegurando o respeito aos seus consumidores. "A ISO 22000 permite, por exemplo, a melhoria do nosso produto por meio de uma análise minuciosa dos nossos fornecedores no que se refere à origem e qualidade da matéria-prima recebida", explica Fernando, complementando que o certificado contribui ainda para que a empresa alcance o controle efetivo dos processos internos, melhore a produção, mantendo o foco nos desafios essenciais. "Além disso, conseguimos aumentar a motivação dos colaboradores, minimizamos riscos e conquistamos maior credibilidade junto aos clientes", comemora.
 
A Casa do Pão de Queijo também é um dos mantenedores da  AFRAS, Organização sem fins lucrativos, que surgiu com a finalidade de disseminar práticas de responsabilidade social entre as empresas do sistema de franquias.

 

Aproveite, clique aqui, e assista a entrevista de Alberto Carneiro, presidente da Casa do Pão de Queijo, concedida com exclusividade ao Sua Franquia TV
Clube Turismo
Action Coach

As Histórias + lidas

24 horas 7 dias 30 dias
Copyright © 2016 SuaFranquia. Todos os direitos reservados.