Franquias de Produtos e serviços

Vale a pena investir de produtos e serviços?

O ramo de produtos e serviços conta com redes de todos os portes e frentes de atuação, inclusive com muitas opções de investimento baixo. Há uma grande oferta de redes de franquias que operam no sistema de home based e que atraem pela facilidade de implantação dos modelos de negócios, sem a necessidade de investir em ponto comercial.

Pode-se trabalhar no ramo oferecendo desde aulas de reforço para estudantes, serviços de limpeza, crédito, serviços gerais e assistência das mais variadas, entre uma infinidade de outras opções. Já no ramo de produtos a diversidade de modelos de negócios também é grande: de sapatos a itens de beleza e decoração. 

Melhores franquias de produtos e serviços

Com base na 2ª Edição do estudo sobre as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades da Associação Brasileira de Franchising, é possível apontar que entre as melhores redes do ramo de produtos e serviços está a rede O Boticário mantém a liderança com 3.762 unidades e a rede AM PM Mini Market que ficou com o segundo lugar, com 2.415 pontos de operação. Entre as 10 maiores, destaque está com as redes Jet Oil, Lubrax+ e BR Mania, com expansões expressivas em número de unidades. As redes Acqio, Dia%, Seguralta, 5àsec, Piticas, Óticas Carol e Instituto Embelleze também chamam a atenção pelo rápido crescimento no ramo. 

Franquias de baixo custo de produtos e serviços

O ramo de produtos e serviços oferece boas oportunidades em franquias para quem procura um modelo de baixo custo. A tendência em serviços e produtos, dentro do mercado de microfranquias é oferecer serviços que facilitem a vida dos consumidores, que vão até ele, por exemplo por meio de aplicativos. É o caso da Laundromat e da Quinta Valentina. Esses modelos não exigem espaços físicos para operar o negócio e podem ser operados em home office.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a rede de lavanderias Laundromat trabalha com o conceito de ‘lavanderias self service’ ou ‘do it yourself´, no qual os clientes realizam o serviço por conta própria, sem o auxílio de um atendente nas unidades. O investimento nesse modelo de negócio é a partir de R$ 55 mil em comodato.

A Quinta Valentina, rede com mais de 306 unidades, comercializa sapatos femininos no modelo de venda direta personalizada. Com uma mala especial para os produtos da marca, os franqueados iniciam a operação das unidades com investimento de baixo custo a partir de R$27 mil.

Perfil de franqueado de produtos e serviços

Para negócios no ramo de produtos e serviços, o perfil do franqueado deve ser proativo e organizado, uma vez que ele terá de gerenciar sua rotina de trabalho ao mesmo tempo que tem liberdade de horário, principalmente nos modelos de negócios home office.

Empreendedores que possuem facilidade de relacionamento e experiência na área comercial, em geral, são bem-vindos nas redes de franquias do ramo. Possuir disponibilidade para participar dos treinamentos das franqueadoras, antes da implantação das unidades, também é importante.

 

Ver Mais

Escolha a faixa de investimento