Vai abrir uma franquia?

Veja o que analisar antes da escolha do ponto comercial

Quando a opção por montar uma franquia já está tomada, além da escolha da marca da sua preferência, o passo seguinte e mais importante é a escolha do ponto onde será instalada a sua loja. Não existe marca de prestígio que resista a um péssimo ponto.

Este é um fator de risco que merece máxima atenção. Alguns pontos precisam ser minuciosamente analisados. Qual o potencial do local? Quantas pessoas passam por ali diariamente? Existe movimentação durante o ano todo ou no período de férias isso diminui?

Todos sabemos que as esquinas são sempre os melhores pontos pela sua visibilidade, entretanto, existem cruzamentos onde apenas uma das quatro esquinas se mostra viável, em função das diversas interferências que ocorrem na visibilidade das outras três.

Para fazer essa escolha tão difícil vale ficar atento ao potencial de crescimento e de consumo da localidade. Um exemplo claro é o interior de São Paulo. Algumas regiões são de grande potencial para abrigar grandes marcas. O Vale do Paraíba é um exemplo clássico de uma região que vai muito bem, com indústrias que movimentam a economia do País, uma bela estrutura comercial e um perfil de consumo que fica muito próximo da cidade de São Paulo, mas sem a grande concorrência das capitais. Outras cidades como Piracicaba, Rio Claro, São Carlos, Campinas e região também devem ficar na mira dos novos empreendedores.

Regiões como norte, nordeste e sul também são uma boa opção para quem quer fazer um investimento mais ousado. Cidades turísticas sempre têm espaço para marcas que já são conhecidas pelo público, turistas buscam referências. Neste caso a pergunta é: conseguirei sobreviver fora da temporada?

Enfim, são muitos os pontos para analisar antes de fazer a opção. Leia muito sobre a região, faça pesquisa com os comerciantes, informe-se sobre a movimentação, veja quem são seus vizinhos e peça ajuda da franqueadora. Conhecer bem o local e sua rotina é a chave para o sucesso do negócio.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos João Penna

Amigos, amigos. Negócios à parte

Amigos, amigos. Negócios à parte

Ao contrário de grandes investidores, que optam por aderir a uma franquia com olhos corporativos e mais “profissionais”, o franqueado individual -...

Ver mais

Confira 5 dicas infalíveis para ter uma franquia de excelência

Confira 5 dicas infalíveis para ter uma franquia de excelência

Ah, as franquias...que bom seria se tudo fosse como na cabeça do novo empreendedor, não é mesmo? Investir as economias em uma marca já...

Ver mais

8 passos para ter sucesso na gestão de colaboradores

8 passos para ter sucesso na gestão de colaboradores

Ao longo dos meus 30 anos de carreira, vi muitas coisas acontecerem em franquias espalhadas por todo território nacional nos mais diversos setores:...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você