Tendências em alta no franchising

Por Umberto Papera Filho*

 

Quem quer crescer ou investir em uma franquia tem que conhecer logo de cara quais são os segmentos mais atrativos, não é mesmo? Isso já ajuda o empreendedor a ir na direção certa e aproveitar o embalo do mercado. Mas sempre com um olho na tendência e, ao mesmo tempo, em fazer a diferença. Esse é o segredo!

 

Já se sabe que para esse ano e 2023 há grandes expectativas. Mas é preciso atenção, pois é importante saber onde investir! Segundo balanço anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do segmento, em 2021, foi de R$ 185 bilhões, um crescimento de 10,7% frente a 2020. Para 2022, a entidade projetou um crescimento de 9% do faturamento, 2% das redes e 5% no número de empregos gerados pelo setor. A flexibilização das medidas restritivas, ampliando o funcionamento do comércio, e o avanço da vacinação foram fundamentais para a melhora nos números, como destaque são as franquias de alimentação, que mesmo sofrendo muito durante a pandemia, se reinventaram através da diversificação nos canais de venda, por exemplo, aplicativos, pelo conceito de dark kitchen.

  BConnected │ O maior evento de redes de negócios e franquias da América LatinaPUBLICIDADE.

 

Como é possível ver a tendência para o franchising é mesmo o de oferecer produtos e serviços que sejam mais do que novidades, eles precisam, de fato, agregar algo para o consumidor final. Em contrapartida, vale reforçar o quanto o cliente está em busca de novas experiências de consumo, como por exemplo, a customização de produtos. Além de tecnologias atrelada ao serviço, como totens e aplicativos de auto atendimento, que buscam reforçar um atendimento de qualidade, muito mais do que o preço.

 

É crucial para o sucesso de qualquer negócio investir em tecnologia, isso ficou bastante claro. Por isso, leve até a sua franquia o que há de mais novo no mercado, e inclua na base do seu negócio. Vale de tudo: aplicativos, softwares de gestão, marketing digital, mídias sociais etc. O importante é se conectar e ouvir o cliente, mostrando que está realmente atento em oferecer cada vez mais um serviço de qualidade e diferenciado!

 

Conheça os nossos gurus/colunistas do franchising

 

O balanço de 2021 indicou um crescimento de mais de 9% no total de novas unidades em relação a 2020. Para os próximos anos o sentimento é de puro otimismo! Franquias à todo vapor! Preparado?

 

*SOBRE - UMBERTO PAPERA FILHO

Umberto Papera Filho é Sócio-diretor do GSPP, empresa especializada em varejo e serviços com ênfase em shopping center e franchising.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

Artigos Outros Artigos

Jovem brasileiro: veja 5 motivos para investir em uma franquia em 2022

Jovem brasileiro: veja 5 motivos para investir em uma franquia em 2022

  Não existe uma idade certa para começar a empreender, mas os jovens entre 18 e 24 anos estão liderando na busca por novos...

Ver mais

Cenário otimista e segurança para empreender

Cenário otimista e segurança para empreender

  As relações entre os Estados Unidos e o Brasil em questões de comércio e investimento ocorrem por meio de uma série de...

Ver mais

Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

  A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do país, aconteceu em junho, em São Paulo [SP]. Franqueadores saíram do evento cheios de...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você