Sustentabilidade como diferencial de marca

A Rio Franchising Business é mais uma excelente oportunidade para os franqueadores encontrarem novos investidores para suas marcas. Porém, com o mercado aquecido e o franqueador mais exigente, está cada vez mais difícil encontrar aquele franqueado ideal.

Por outro lado, o empreendedor de hoje é muito bem informado e busca obter todas as informações sobre as marcas antes de ingressar em uma ou em outra rede.

Nesse cenário, um tema tem chamado muita atenção. A viabilidade do negócio, o investimento inicial e o ponto comercial são itens comuns a todas as redes de franquias. A preocupação com a sustentabilidade do negócio e com o meio ambiente passa a ser um grande diferencial de atratividade para os futuros franqueados.

Um estudo do Sebrae sobre o perfil do empreendedor brasileiro mostra que ele é, na sua maioria, jovem de 25 a 34 anos. Essa geração faz vista grossa para operações que não respeitam os valores da sociedade e também da preservação do meio ambiente.

Aos franqueadores, uma boa noticia. A AFRAS (Associação Franquia Sustentável), braço de sustentabilidade da ABF, elegeu algumas frentes de trabalho e desenvolveu projetos acessíveis e impactantes que podem transformar as redes em empresas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. A surpresa maior, mais sustentáveis e também mais rentáveis. É isso mesmo. Redes que participaram do projeto Franchising de Baixo Carbono conseguem diminuir muito a emissão de gases de efeito estufa e, mesmo assumindo a compensação daquela parcela dos gases com o plantio de árvores, obtiveram redução nos custos operacionais, principalmente com energia e combustível. O Projeto que já envolve diversas marcas abrirá inscrições no próximo mês de outubro para a terceira rodada de treinamentos de novas empresas.

Além do Franchising de Baixo Carbono, a AFRAS desenvolveu, em conjunto com o Instituto Ethos, indicadores específicos para as franquias. Não é difícil consultar esse guia e descobrir o que pode ser melhorado dentro das redes para tornar suas operações mais sustentáveis. Outro fator muito importante é a parceria da AFRAS com Great Place to Work, que seleciona e reconhece as empresas de franquias que apresentam excelência na gestão do capital humano. Uma iniciativa inédita em todo mundo, uma vez que serão avaliados aspectos relevantes junto aos colaboradores das franqueadoras e também das franquias, revelando assim um perfil mais aprimorado das marcas.

Ao apostar na sustentabilidade também como um diferencial competitivo, sua rede estará colaborando para a construção de uma sociedade melhor e mais justa e com a preservação dos recursos naturais necessários para a viabilidade futura de seu negócio.

>> Leia mais: ABF e AFRAS premiam as iniciativas de sustentabilidade no setor de franchising

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Claudio Tieghi

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você

-->