Setor Farmacêutico: destaque no promissor mercado pet

Atualmente, o País é o segundo maior mercado para pets do mundo, e a cada dia as famílias retardam a concepção de um filho e o animal entra como substituto nesse meio

Crise! O termo é bastante conhecido nos últimos anos e tem assustado a população e pessoas que buscam investir no próprio negócio. No entanto, o mercado pet tem se destacado e continua em crescimento mesmo nesse cenário turbulento. Segundo informações são do IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística), 44,3% dos lares brasileiros existe a presença de ao menos um cachorro e em 17,7%, um gato. Isso significa que são mais de 52,2 milhões de cães e ainda 22,1 milhões de gatos morando com seus donos, representando uma parcela significativa das despesas da família brasileira e de clientes que podem ser abastecidos, revelando um mercado poderoso.

Atualmente, o País é o segundo maior mercado para pets do mundo, e a cada dia as famílias retardam a concepção de um filho e o animal entra como substituto nesse meio. E uma vez que entrou na vida de alguém, difícil viver sem um pet ao lado. Ou seja, o mercado só tende a crescer mostrando que o setor vai muito além de pet shops.

Apesar do grande número de animais de estimação, poucas cidades no país possuem farmácias exclusivas para pets, por exemplo. O brasileiro está começando a mudar o hábito de comprar medicamentos e artigos em farmácias tradicionais e grandes mercados para adquirir em lojas e empresas especializadas e focadas no mercado. Segundo último levantamento da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o segmento pet no Brasil atingiu o faturamento de R$18,9 bilhões em 2016, sendo que o setor Vet foi responsável por 7,8% desse faturamento e apresentou o maior crescimento frente aos demais.

Vale acrescentar que geralmente os medicamentos animais, se comparados com os feitos para humanos, tendem a ter um valor um pouco mais elevado. O que torna o negócio algo lucrativo e, ao mesmo tempo, fonte de muita inspiração e amor aos animais, já que o foco principal é ajudar os bichinhos.

Voltando um pouco o olhar para os negócios, é importante ressaltar que a franquia geralmente abocanha uma zona maior de influência onde estiver instalada. Isso quer dizer que a concorrência é menor, chegando a quase zero, por se tratar de um centro especializado em medicamento por manipulação. O franqueado consegue sucesso, principalmente, ao criar vínculos e amizades com os clientes que passam a frequentar a farmácia como um local próximo e dedicado ao seu melhor amigo. Por fim, vale destacar que o franchising tem maior chance de sucesso, se comparado a uma empresa própria, ao oferecer um modelo de negócio seguro, confiável e mais estável.

Marcelo Piazera – Formado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau / MBA em Gestão Empresarial pela FGV / Especialização pela Franchising College – Programa de Especialização de Executivos em Franchising. Sócio-fundador da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Outros Artigos

COMO FRANQUIAS PODEM SER UMA OPÇÃO PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO?

COMO FRANQUIAS PODEM SER UMA OPÇÃO PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO?

Antes da pandemia, o número de pessoas desempregadas já era alto. Já após a crise sanitária que atingiu o país, a parcela...

Ver mais

Como ampliar a rede de franquias quando todos querem o seu candidato?

Como ampliar a rede de franquias quando todos querem o seu candidato?

Que o mundo mudou não é novidade, todas as indústrias que participamos sofreram ou estão sofrendo mudanças profundas devido ao que...

Ver mais

Até que ponto sua atitude pode quebrar barreiras?

Até que ponto sua atitude pode quebrar barreiras?

Atitude é uma palavra que sempre esteve no DNA da Cacau Show e fazemos deste dizer nosso dia a dia. A decisão de colocar uma meta de expansão de...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você

-->