Qual seu perfil de empreendedor?

Por Priscila Guskuma *

 

Que o Brasil é uma país empreendedor, isso não é novidade para ninguém. Nos últimos dois anos, batemos recordes de abertura de novas empresas, mas será mesmo que empreender é para todos? Muitos são os questionamentos daqueles que desejam ter o próprio negócio, porém, o fundamental é entender qual o maior propósito ou motivo para isso.

 

É preciso desenhar de forma clara e objetiva quais são as expectativas, pois assim fica mais fácil buscar o tipo de negócio ideal de acordo com o seu perfil. Por exemplo, se a pessoa deseja empreender buscando mais qualidade de vida, neste caso, será preciso encontrar um modelo de negócio que não dependa 100% dela na operação, como uma microfranquia, ou que ofereça tecnologia para que os resultados possam ser acompanhados à distância. Um outro caso seria de uma pessoa que busca ter escala nos negócios, com isso, ela precisa buscar redes que permitam a compra de várias unidades.

 

Conheça todos os nossos gurus/colunistas

 

Por isso, é preciso cautela, por isso, vou detalhar abaixo um passo a passo de como encontrar o modelo de franquia de acordo com seu perfil:

 

Perfil Inovador

Franquias que tenham tecnologia, cultura de inovação, crescimento constante e que possam ser operadas de maneira remota. O perfil desse empreendedor está em busca de desafios.

Comunicador

Perfil que se identifica muito com o contato ao público. Por isso, a sugestão é um modelo de negócios que o empreendedor possa atuar diretamente com vendas ou atendimento como franquias na área de educação, vendas, consultorias, saúde e beleza seriam boas alternativas.

Executor

O empreendedor mão na massa, aquele que faz acontecer. Os melhores modelos de negócios estão relacionados a prestação de serviços como segmento pet e alimentação são alguns dos exemplos.

Planejador

O perfil planejador costuma se dar muito bem com modelos de negócios que possuem processos organizados (começo, meio e fim). Modelos de negócios tais como consultorias e sistemas educacionais onde as informações são claras e objetivas são os mais indicados. Esse empreendedor muitas vezes tem a necessidade uma formar uma equipe que esteja a frente do atendimento e vendas.

 

1° Qual meu perfil?

Inovador  - Comunicador - Planejador - Executor.

 

2° Se não fosse pelo dinheiro em que segmento gostaria de empreender (sempre digo que dinheiro é resultado do que fazemos):

 

3° Porque quero empreender (liste aqui ao menos 2 motivos)?

 

4° Quanto de tempo e energia está disposto a investir no novo negócio:

 

Essas perguntas básicas já são suficientes para gerar uma grande reflexão. Pode ter certeza que a maioria das pessoas podem responder: “quero empreender para ter mais tempo e dinheiro”, porém, muitos descobrem ao longo do caminho que o que menos terão são esses dois objetivos, sabe porquê? Simples, ambos são resultados de uma empresa redondinha que gera recursos sustentáveis sem que o dono precise estar 100% envolvido na operação. Então, antes que buscar uma franquia conheça o seu perfil e veja se as oportunidades condizem com as suas expectativas.

 

*SOBRE PRISCILA GUSKUMA

Priscila Guskuma – Especialista em Estratégias de Negócios. Fundadora do Instituto Guskuma de Desenvolvimento Humano (IGDH), instituição com a missão de transformar pessoas. Ministrou treinamentos e palestras para empresas como: Porto Seguro, Shell, Locaweb, Google, além de ter sido palestrante da Feira do Empreendedor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos anos de 2018 e 2019. Empreendedor do Sebrae 2018.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

Artigos Outros Artigos

Cenário otimista e segurança para empreender

Cenário otimista e segurança para empreender

  As relações entre os Estados Unidos e o Brasil em questões de comércio e investimento ocorrem por meio de uma série de...

Ver mais

Tendências em alta no franchising

Tendências em alta no franchising

  Quem quer crescer ou investir em uma franquia tem que conhecer logo de cara quais são os segmentos mais atrativos, não é mesmo? Isso...

Ver mais

Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

  A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do país, aconteceu em junho, em São Paulo [SP]. Franqueadores saíram do evento cheios de...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você