Por trás das marcas

Estrategicamente uma empresa quando planeja mostrar ao mercado uma mudança de impacto, principalmente no novo modelo de gestão e de negócio, começa pela mudança da marca ou logomarca.

Franquia

Quando nos referimos a marca de uma empresa, logo vem à mente a imagem de seu logo. E automaticamente nos remete a identidade da empresa como um todo. É interessante como por trás de uma imagem é possível associar várias informações. É bem verdade que uma imagem vale mais que mil palavras, mas dependendo da situação, poucas palavras bastam.

Há casos de marcas multinacionais que mudam de nome de acordo com a região, se adaptando as diferentes culturas e perfis do público, para obter sucesso. Cito por exemplo, a KFC, que mudou de nome em Quebéc no Canadá, devido a forte influência francesa e é conhecida como PFK (Poulet Frit Kentucky), diferente de Porto Rico e de algumas cidades americanas, com forte influência latina, tem o nome de Pollo Frito Kentucky.

O impacto da identidade visual também é muito forte. Destaque para duas marcas que mudaram de logo recentemente:

Google – A empresa afirmou que o novo logo com destaque nas cores azul, vermelho, amarelo e verde – além de uma letra G multicolorida e suas variações funcionariam melhor nos diferentes tamanhos de telas de celulares. A mudança do logo teve boa aceitação e foi classificado como “simples, despojado, colorido, amigável”.

TIM – Em Abril desse ano, a TIM informou que o novo logo foi criado em colaboração com a Interbrand para a Telecom Itália, apenas com o nome TIM para todas as suas operações. A nova marca estabelece um reposicionamento no mercado brasileiro, com a assinatura de: "Evoluir é fazer diferente". Passando a imagem de inovação associada à qualidade.

As mudanças das marcas em franquias, em grande parte, causam boa impressão para os franqueados e consumidores. Um bom exemplo é a Fototica, que dá inicio ao plano de expansão e ingressa no sistema de franquias. Para anunciar essa ação, mudou a marca para GrandVision by Fototica.

Pense Nisso:

“A marca representa de forma simples e direta a identidade da empresa, gerando empatia com o seu público-alvo.” – Sidney Cohen.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Sidney Cohen

O perfil do profissional de Franquias: o mercado de trabalho também está atento para esse segmento.

O perfil do profissional de Franquias: o mercado de trabalho também está atento para esse segmento.

O setor de franquias é um dos segmentos que mais cresce. Mesmo em período de crise como o ano de 2015, o crescimento registrado foi de 8,3% em faturamento...

Ver mais

Franquias: O setor de franquias brasileiro é um dos segmentos que mais cresce.

Franquias: O setor de franquias brasileiro é um dos segmentos que mais cresce.

O modelo de franquias surgiu em 1862 nos Estados Unidos, por meio da Singer Sewing Copany, fabricante de máquinas de costura, que iniciou o seu processo de...

Ver mais

O comércio eletrônico é a salvação?

O comércio eletrônico é a salvação?

As consequências da crise foram inúmeras, a começar pelo desemprego. Nessas horas, apesar do clima de incerteza é um bom momento para...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você