Por que escolher o modelo de franquias para expandir os negócios

É cada vez maior a percepção dos empresários de que as chances de um negócio obter sucesso aumentam consideravelmente quando se adota o modelo de franchising. Escapar das estatísticas segundo as quais cerca de 70 a 80% dos empreendimentos falham nos primeiros anos é, portanto, o primeiro motivo para seguir nessa direção.

A causa alegada para o fracasso costuma ser a inexperiência, somada a deficiências na capacidade de gestão e de investimento. Assim, de saída, a franquia parece ser a melhor opção, principalmente no que toca à estruturação do negócio e por oferecer um modelo operacional previamente aprovado pelo mercado.

No Brasil, essa tendência já está consolidada. O mercado de franquias é um dos que mais se desenvolveu ao longo da última década, acompanhando o setor de serviços. O faturamento cresce a taxas de dois dígitos desde 2005 e deve alcançar a marca de R$ 100 bilhões em 2012.

Com resultados tão expressivos, o Brasil ocupa hoje o quarto lugar mundial em número de unidades, com 2.031 – atrás apenas de Coreia do Sul, Estados Unidos e China, segundo o World Franchising Council (WFC).

Não é difícil entender as razões que tornaram essa modalidade tão atrativa para o empresariado nacional. Vamos elencá-las brevemente neste espaço. A primeira delas, referida anteriormente, diz respeito a operar em um sistema já testado.

São evidentes os benefícios do franqueado poder dispor de uma marca já conhecida e que goza de boa reputação. Essa é uma vantagem competitiva que faz com que, ao contrário do índice de falha de empresários independentes, a taxa de mortalidade desse tipo de negócio na última década seja de baixíssimos 3% ao ano.

Outro fator impulsionador é o apoio e a orientação fornecidos pelos franqueadores. A existência de um plano empresarial, também conhecido como plano de vôo, é fundamental para poder lidar com as constantes mudanças políticas e econômicas que ameaçam a sobrevivência. Com ajuda de um franqueador competente fica mais fácil ao empreendedor se instalar e expandir com menor risco financeiro.

Os franqueados podem ainda contar com uma economia de escala, pelo fato de realizar compras em rede, que diminuem os custos da matéria-prima, aquisição de máquinas, equipamentos e instalações, aproveitando-se dos canais de distribuição e logística existentes.

Além disso, planejamento e pesquisa, orientações e desenvolvimentos de novos produtos ou aperfeiçoamentos ficam sob a responsabilidade do franqueador, que fará todos os testes em sua unidade, antes de lançá-los na rede.

Por tudo isso e muitos outros fatores que poderíamos citar, como o caso de proporcionar autonomia jurídica e financeira ao franqueado, o modelo de franquias tem alcançado níveis cada vez maiores de aceitação e êxito na aplicação. Apesar de não ser totalmente isento de riscos, como qualquer outra atividade, é sem dúvida algo que a experiência comprova que vale a pena investir em tempo e esforços.
 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Fábio Túlio

Gestão das micro e pequenas empresas: uma oportunidade para quem quer abrir uma franquia

Gestão das micro e pequenas empresas: uma oportunidade para quem quer abrir uma franquia

O mercado brasileiro tem se mostrado terreno fértil para empreendedores. Muitos criam suas próprias empresas e outros apostam em levar à frente,...

Ver mais

Você conhece os riscos que sua empresa corre com uma gestão ineficaz?

Você conhece os riscos que sua empresa corre com uma gestão ineficaz?

Geralmente as deficiências na gestão de uma empresa só são questionadas no momento em que acende a luz vermelha do faturamento e...

Ver mais

Modelos de gestão da franqueadora versus franquias

Modelos de gestão da franqueadora versus franquias

Uma franqueadora deve estruturar a gestão sob duas perspectivas que valoram processos diferentes: a gestão da franqueadora e a gestão modelo da...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você