Oportunidades geradas por momentos difíceis

Conheça alguns aspectos importantes que devem ser observados

Franquia

Nos últimos meses alguns amigos tem me perguntado se é um bom momento para adquirir uma franquia através de repasse. Costumo responder que o momento é o mais adequado sempre, mas claro que é necessário colocar alguns pontos de análise na mesa.

Vejamos: nos últimos dois ou três anos, temos vivido um cenário econômico como há tempos não presenciávamos, o que fez que negócios medianos estejam passando por dificuldades mais duras e mesmo bons negócios tem tido a necessidade de buscar superação. Infelizmente, por motivos que não são bons para ninguém, surgem oportunidades importantes no mercado, pois negócios que são muito bons, mas não possuem em seus detentores - os empresários franqueados -, maior sustentação financeira para manter fôlego de trabalho são colocadas à venda ou disponibilizadas para o franqueador.

A oportunidade de aquisição de uma unidade franqueada através de repasse surge então em maior volume no mercado, se por um lado existe uma visão cautelosa, por outro lado, uma análise um pouco mais profunda, permite compreender possibilidades de bons negócios, desta forma, o futuro empreendedor tem nas mãos as vantagens da aquisição de um negócio em funcionamento, que poderão ser: um contrato de locação já negociado e com abertura de ainda haver uma nova negociação que beneficie o empreendimento; a dispensa da necessidade de passar pelo processo de implantação da unidade; clientela já desenvolvida e funda de comércio formado.

Um passo importante neste processo é a correta avaliação do investimento, o que em geral o mercado chama de “valuation”. É um passo em que o empreendedor deverá contar com o apoio da franqueadora no sentido de lhe orientar em relação ao potencial de negócio e payback esperado.

Alguns aspectos importantes devem ser observados:

- existem passivos tributários e trabalhistas no negócio que está em análise?

- como é a formalização da aquisição junto à franqueadora?

- qual a situação do contrato de locação da unidade franqueada que está em repasse?

- a franqueadora tem planejamento de reforma desta unidade em curto espaço de tempo?

- em relação a receita e resultados atuais desta unidade, o quanto existe de potencial de crescimento?

A realização de um empreendimento é sempre uma realização importante. Percebo que em geral, as pessoas pensam em uma nova unidade ao invés de um empreendimento em funcionamento. Isso traz consigo os aspectos de vaidade, de realização pessoal, mas nem sempre será a melhor opção diante da oportunidade de aquisição de uma unidade através de repasse.

Abraços e bons negócios!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Outros Artigos

Artigo: Caso da varejista Americanas diz muito sobre a importância da Governança Corporativa

Artigo: Caso da varejista Americanas diz muito sobre a importância da Governança Corporativa

Nos últimos dias, o país tem acompanhado as notícias turbulentas sobre o caso da varejista Americanas, que anunciou um “rombo” de mais...

Ver mais

Artigo: Plano de negócios — a bússola do empreendedorismo

Artigo: Plano de negócios — a bússola do empreendedorismo

A bússola é um antigo instrumento de localização que serve como guia, uma orientação para saber como chegar no seu objetivo sem...

Ver mais

Artigo: O impacto da força da marca no relacionamento com o consumidor

Artigo: O impacto da força da marca no relacionamento com o consumidor

Uma marca se fortalece com a consolidação de diversos fatores. A qualidade é condição básica de sobrevivência de um...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você