O que fazer para que a inauguração de uma franquia seja um sucesso

A importância da orientação da franqueadora para que esse dia seja um “UM DIA DE REI!”, gerando segurança para o franqueado e uma boa imagem para o mercado local e para o cliente

Quando se trata da abertura de uma franquia, o que precisa ser considerado é que abrir uma unidade franqueada é diferente de abrir um negócio independente. Isso porque, até a data da abertura, o franqueado já passou por um longo processo de recebimento de muitas informações e de muito trabalho.

Para muitos, esse é o momento da conquista de um sonho de uma vida toda: ter o seu próprio negócio, estrear como empresário. Investindo suas economias, acreditando no suporte e prestígio da franqueadora, para ver os resultados esperados serem concretizados.

Esse é um momento muito importante de reconhecer e motivar o franqueado. É preciso dar a ele todo o suporte necessário, para que ele se sinta seguro na sua estreia. O trabalho é conjunto, ainda que o investimento da campanha de inauguração seja do franqueado, por ser uma ação de marketing local, o departamento de marketing da franqueadora deve orientá-lo e ajuda-lo não só nas tomadas de decisões, mas também provendo as artes que compõe o enxoval, pois deverá seguir a identidade visual determinada pela franqueadora.

A presença do franqueado nesse dia, junto a seus convidados, é de extrema importância, pois é nesse momento que se inicia todo um trabalho de relacionamento que deverá ser cultivado e trabalhado ao longo do ano.

Mas o trabalho para a inauguração se inicia muito antes da data definida. Em primeiro lugar, é necessário que o franqueado e a franqueadora estabeleçam juntos o prazo para a abertura da unidade, e então preparar um cronograma de inauguração, orientando o franqueado em todas as fases e ações necessárias:

  • Sinalização: mesmo que a unidade ainda esteja em reforma, a divulgação de que ali terá uma nova unidade de uma determinada franquia é de extrema importância. É parte de uma divulgação em que as pessoas começam a se familiarizar com esse novo estabelecimento, estimulando a curiosidade na vizinhança e criando expectativas nesses futuros clientes até a data da inauguração.
  • Evento de lançamento: para apresentar a nova unidade, é importante marcar um evento de lançamento, pensando em uma data que não coincida com feriados ou com outros eventos que possam ser de interesse do público-alvo. Avaliar se a inauguração terá lista de convidados ou se será um evento aberto, se terá coquetel, entre outras peculiaridades.
  • Campanha de lançamento: criar uma campanha de lançamento ajudará a divulgar a data de inauguração da unidade e estimular potenciais consumidores a uma visita. A campanha deverá ser lançada antes mesmo da data da abertura da unidade, por meio de ações de parcerias com outros estabelecimentos na região, por divulgação em redes sociais, utilizando segmentação e assessoria de imprensa.
  • Mailing de clientes: o novo estabelecimento ainda não possui um mailing de clientes cadastrados, mas pode-se criar um antes mesmo da abertura da unidade, seja utilizando as redes sociais e formulários da internet (por exemplo: no caso de um evento de lançamento aberto, com divulgação nas redes sociais, o franqueado poderá criar uma campanha segmentada com formulário de RSVP para confirmação da participação no evento de lançamento) ou até mesmo uma pesquisa rápida no entorno do estabelecimento.
  • Relacionamento: para manter uma comunicação efetiva com o público o ideal é que o software de gestão de unidade, provido pela franqueadora, seja integrado com CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Caso o sistema de gestão não seja integrado, o franqueado poderá contratar uma plataforma à parte para auxiliá-lo no gerenciamento de todos os contatos com os seus clientes. Através do mailing formado a partir dos contatos realizados no evento de lançamento da unidade e de novos cadastros que serão realizados, o franqueado poderá desenvolver ações mais específicas como promoções de aniversário, lançamentos, liquidações, entre outras ações.
  • Promoções: para incentivar a compra ou experimentação do produto, poderão ser realizadas promoções de lançamento, ação de degustação de produtos ou entrega de sampling. O lançamento de promoções é uma estratégia de marketing bem eficiente em inaugurações. Para isso, oriente o franqueado na escolha de produtos com boa aceitação no mercado, aplicando um desconto atrativo nelas.
  • Marketing pós-inauguração: o franqueado deve saber que precisará guardar uma verba mensal para investir no marketing local da sua franquia. Não basta se concentrar em marketing apenas para o dia da inauguração. Para que uma empresa se sobressaia em um mercado tão competitivo, é necessário que ela invista sempre em ações locais. É importante que a franqueadora dê esse suporte ao franqueado, se antecipando e deixando campanhas de marketing à disposição dele para que possa produzir e realizar na sua unidade.

A inauguração de unidade é um dos momentos mais importantes na abertura de um novo negócio e, exatamente por isso, deve ser planejada cuidadosamente entre o franqueado e a franqueadora para que a unidade seja apresentada ao mercado e ao público-alvo com todos os seus diferenciais da forma correta, garantindo o sucesso inicial.

Por ser o ponto de partida para a construção de relacionamento com os clientes, todo empresário precisa se preparar e participar desse grande dia. Os representantes da franqueadora precisam se organizar para também estarem presentes, dando todo o suporte e o reconhecimento necessários ao novo franqueado. Esse é apenas o início da construção de um relacionamento saudável e lucrativo entre as partes. 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Lyana Bittencourt - www.suafranquia.com

Artigos Lyana Bittencourt

Como transformar o seu negócio em franquia

Como transformar o seu negócio em franquia

Entre as principais vantagens do sistema, podemos citar que o dono da marca tem a oportunidade de ocupar mercados até então inexplorados, com capital de...

Ver mais

Acesso ou posse?

Acesso ou posse?

Para muitos ainda pode soar estranho dizer que no mundo atual as pessoas desejam mais do que possuir, acessar as coisas. Quem cresceu num mundo capitalista no qual onde...

Ver mais

Franchising não é para amadores

Franchising não é para amadores

O sistema de franquias no Brasil não tem mais espaço para amadorismo. Ou o empresário se estrutura adequadamente para a expansão com...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você