O que é e para que serve o fundo de propaganda no sistema de franquias?

O fundo de propaganda, ou fundo de publicidade, passa a ter sua viabilidade de criação quando o número de unidades franqueadas permite a arrecadação de recursos que combinada, ou não, com a participação do franqueado. Previamente a arrecadação dos recursos, o primeiro passo para o sucesso de desenvolvimento desta importante ferramenta para o sistema é incutir o conceito e a necessidade da publicidade e propaganda no grupo de franqueados.

Tem muita importância que o plano de arrecadação desenvolvido para a rede tenha equidade, ou seja, não permita que uma parte da rede pague mais do que é coerente em detrimento de outra parte que pague algo que seja menor que o valor que permita o equilíbrio. Uma opção de trabalho, aplicado pela grande maioria dos franqueadores, é um percentual sobre o faturamento da unidade franqueada. O risco desta opção é quando o franqueador burla o sistema de forma a declarar / registrar menor faturamento que o real, o que traz prejuízo a todo o sistema.

Há ainda a possibilidade mais adequada que a primeira, que é um percentual sobre as compras do franqueado junto a franqueadora, quando esta também é fornecedora de produtos.

Outra opção encontrada é o rateio através de faixas de contribuição. Neste caso, o franqueador desenvolve mecanismos de classificação, como por exemplo, a rentabilidade de cada unidade franqueada, ou volume de compras de cada unidade franqueada junto ao fornecedor do principal produto comercializado pela rede. A partir desta classificação, estabelece faixas de rateio de acordo com o montante a ser arrecadado em determinada campanha ou período de arrecadação. Nesta opção, é importante que o franqueador analise o número de faixas classificatórias estabelecidas, pois, por exemplo, se o franqueador estabelece somente duas faixas de contribuição, sendo o critério rentabilidade das unidades franqueadas ou volume de compras, de acordo com a amplitude entre o primeiro e o último, pode haver uma tendência a beneficiar o grupo de participantes da faixa mais lucrativa em detrimento da faixa menos lucrativa, assim, de acordo com esta amplitude, a definição de cinco a sete faixas de rateio proporciona maior equilíbrio junto ao grupo de franqueados.

Há ainda, de fundamental importância, o plano de aplicação dos recursos arrecadados. Deve o franqueador contar com pessoal especializado neste tipo de trabalho (agência de publicidade), pois normalmente o próprio franqueador não tem ferramentas e conhecimento para utilizar a verba de publicidade de modo a otimizar seu emprego, colocando em risco o bom aproveitamento do montante arrecadado.

Por fim, para manutenção da credibilidade do corpo de franqueados, avaliação de resultados e estímulo a continuidade do fundo de propaganda da rede faz-se necessária a transparência no emprego dos recursos arrecadados, através da prestação de contas. Esta prestação de contas poderá ser apresentada em períodos trimestrais, semestrais ou anuais, no entanto, é interessante que não ultrapassem o período de doze meses. Deverá ser feita de modo claro e inteligível a quem faça sua leitura.

Analise, informe-se e faça bons negócios!

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Arlan Roque

O que esperar do franchising em 2020?

O que esperar do franchising em 2020?

Começamos o ano com um olhar e perspectivas muito positivas para o desenvolvimento econômico do país. Se em tempos desafiadores como nos...

Ver mais

Franquias: você está atento as práticas compartilhadas no mercado?

Franquias: você está atento as práticas compartilhadas no mercado?

O mercado de franquias tem sido uma alternativa cada vez mais interessante para empreendedores, profissionais e até para desenvolvimento de pesquisas...

Ver mais

Qual a melhor época do ano para inaugurar uma franquia?

Qual a melhor época do ano para inaugurar uma franquia?

Qual é a melhor época do ano para inaugurar uma franquia? Essa é uma pergunta que ouço com certa frequência em contato com futuros...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você