O que acontece se o controle da sua franqueadora for vendido?

Seria o fim do mundo? Embora o desconforto dos franqueados, haja visto que os mesmos são atraídos por uma Marca de Franquia ou Sistema também pelo entusiasmo e visão do fundador, os  riscos de uma aquisição prejudicar o desempenho são em sua maioria quase inexistentes.

Independente do período de transição  da gestão, o novo franqueador estará focado em garantir o retorno do seu investimento, porém mantendo os valores, missão e Sistema. 

Dentre as várias razões para se implementar uma operação de aquisição, além do crescimento acelerado, merece registro o aproveitamento de novas e promissoras oportunidades para  compartilhar com os Franqueados, na medida do possível, mitigando riscos e alavancando recursos.

As razões por sua vez têm um variado espectro que inclui:

- Obtenção de market-share (produto, serviços, área geográfica, perfil de clientes, cross selling...)

- Escala econômica/competitividade - custos de produção e/ou distribuição;

- Limitação da concorrência;

- Desenvolvimento de novos produtos. Melhoria da qualidade;

- Alcançar escala para abertura de capital e viabilização de crédito e obtenção de recursos financeiros para o Sistema;

Finalmente, independente da questão legal prevista em contrato, o maior desafio da mudança do controle é a aceitação e voto de confiança “emocional” ao novo Franqueador por parte da rede de franqueados. Na maioria das aquisições de Franqueadores o que tenho observado é que as operações possuem o foco na oportunidade e na sinergia e não na necessidade e oportunismo.

Tão logo a integração seja feita maior será a colheita positiva para todos, lembrando que o crescimento de uma rede de franquias jamais irá sufocar o grau de empreendedorismo de seus franqueados. Portanto, abram os corações e coloquemos a mão na massa em sua franquia porque o resultado dela é 100% de sua responsabilidade e mérito !

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Ernani Assis

Franquias de nicho, os benefícios dentre as milhares de opções do Franchising

Franquias de nicho, os benefícios dentre as milhares de opções do Franchising

Ao começar a olhar para as oportunidades de franquias e se esta for a sua primeira pesquisa, você rapidamente reconhecerá as marcas que você...

Ver mais

3 dicas para a sua Franquia em 2019

3 dicas para a sua Franquia em 2019

Dê uma olhada nas três dicas super valiosas que podem ser uma ótima maneira de alavancar seu negócio ou usar novas informações...

Ver mais

Quatro dicas para quem vai comprar uma franquia

Quatro dicas para quem vai comprar uma franquia

O Franchising tem crescido de forma constante ao longo dos anos. Franqueadores são vistos por muitas almas esperançosas como os “salvadores”...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você

-->