O caminho para o sucesso do franqueado

Franquia

Existem algumas recomendações que, apesar de óbvias, muitas vezes, no calor e na euforia de fazer acontecer, acaba-se passando por cima.

Minha experiência não é diferente. Passei por vários estágios, do conhecimento à sabedoria e, finalmente, descobri que o aprendizado é uma constante – e a perseverança também.

Compartilho algumas dicas que considero importantes para quem quer empreender e trilhar um caminho de sucesso, seja com o sistema de franquia, ou não:

O aprofundamento no negócio a ser adquirido. Entender que não é só porque pretende comprar uma franquia de uma marca forte, que o negócio é livre de riscos e dará certo. Sucesso é trabalho, é dedicação e empenho. E o franqueador oferece treinamento e essa é a chance de aprender, questionar e começar a exercitar a imaginação do que é o dia a dia – um dos grandes desafios.

Amadurecer os ensinamentos. Fundamental e, na verdade, a melhor parte. O aprendizado não termina com o fim do treinamento inicial. O franqueado de sucesso amadurece junto com o negócio, adapta-se ao novo mercado e à concorrência ao seu redor.

Monitoramento constante da concorrência. Para poder ter argumentação nas vendas, para entender seus diferenciais, afinal você buscou uma marca forte e diferenciada para sair na frente.

Trocar suas experiências com o franqueador. É esse diálogo que ajudará o negócio a crescer como um todo. Da mesma forma, o franqueado deve confiar, seguir e respeitar as regras da franqueadora, que possui o know how e sabe o que dá certo naquele determinado ramo. Esta troca de experiências não deixa de ser uma forma de minimizar os riscos do negócio. Lembre-se que você buscou o “know how” de uma marca vencedora: faça jus a isso.

Liderança na gestão de pessoas. Desenvolver a sua capacidade de liderar a equipe de uma franquia é um dos segredos para o êxito do negócio. Por isso, o franqueado deve sempre inspirar e motivar as pessoas que trabalham com ele, criando metodologias de incentivo à equipe. O cartão de visitas para seu cliente final é o atendimento exemplar, é o reconhecimento da marca forte que você inteligentemente adquiriu.

Descarte o medo, pois o medo paralisa.
Troque o medo de riscos, pois é inerente a novidades, por identificação de oportunidades. O franqueado deve enfrentar e não ter medo de correr riscos. Ele deve lembrar sempre que o seu bem mais valioso é o seu consumidor final e por isso deve aprender a valorizá-lo com seu trabalho bem feito, empenho e persistência.

Grandes aprendizados. Quando comecei no mercado de franquias, as grandes empresas eram apenas distribuidoras. Foram criadas regras próprias e metodologia, incluindo o primeiro contrato de franquia que estabelecia nossas responsabilidades como franqueadoras e os deveres dos franqueados. Foi criada uma loja escola e próprios manuais além de tantos outros formatos e modelos.

Depois de mais de 25 anos no mercado de franquias, percebo que não é apenas uma boa marca e um bom ponto que fazem o negócio ter sucesso – o empreendedorismo do franqueado faz toda diferença.

Vá em frente! O gosto da vitória é inigualável.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising 

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Outros Artigos

Artigo: Caso da varejista Americanas diz muito sobre a importância da Governança Corporativa

Artigo: Caso da varejista Americanas diz muito sobre a importância da Governança Corporativa

Nos últimos dias, o país tem acompanhado as notícias turbulentas sobre o caso da varejista Americanas, que anunciou um “rombo” de mais...

Ver mais

Artigo: Plano de negócios — a bússola do empreendedorismo

Artigo: Plano de negócios — a bússola do empreendedorismo

A bússola é um antigo instrumento de localização que serve como guia, uma orientação para saber como chegar no seu objetivo sem...

Ver mais

Artigo: O impacto da força da marca no relacionamento com o consumidor

Artigo: O impacto da força da marca no relacionamento com o consumidor

Uma marca se fortalece com a consolidação de diversos fatores. A qualidade é condição básica de sobrevivência de um...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você