Na antessala da páscoa, que tal entendermos onde nasceu o franchising...

Por Ricardo Branco*

 

Desde que comecei a caminhar pelo mundo do franchise tenho cada vez mais certeza de que poucos sabem a real origem dele. Para muitos que já questionei, escuto bastante que iniciou por volta de 1800 e pouco nos Estados Unidos com a Singer, um modelo de máquina de costura que começou a ser adquirido no conceito de licenciamento. De outros, já ouvi que foi com a chegada do Yázigi aqui no Brasil, na época dos anos 60. Porém, a grande verdade é que o franchise, começou a cerca de dois mil anos atrás quando dois amigos de chinelos caminhavam e, um colocando a mão sobre o ombro do outro, disse: “Meu amigo, tu és Pedro e sobre esta rocha edificarei a vossa Igreja”.

 

Por diversas vezes na Bíblia o verbo “edificai” é mencionado, ou seja, construir, fazer, realizar e todos os termos não sugerem apenas ao físico moral de bons exemplos, mas também ao de construção da Igreja.

 

Aqui nasce a Igreja Católica! Um fenômeno de multiplicação, regida por regras, disciplinas, entre outros aspectos, vejamos:

 

Opss...não me leve a mal, não estamos falando de religião, fé, espiritualidade ou até mesmo de religiosidade; estamos falando de uma construção que se multiplicou com base em conceitos, procedimentos, arquitetura, manualização, cobranças, identidade visual, identidade representativa para cada lugar, marketing, entre outros... CONCORDA?

 

E aí, agora você já consegue entender como nasceu o franchise?

 

O franchise, segue exatamente as mesmas diretrizes, salvo as adaptações, melhorias e mudanças ao longo dos anos, mas o conceito é idêntico sem tirar e nem pôr.

 

A igreja no seu conceito básico conseguiu identificar através de todos esses itens mencionados acima que tendo uma padronização e um elemento forte como atração poderia difundir e se multiplicar em todos os cantos da terra, trazendo de forma prática os fiéis próximos a ela.

 

Daqui, poderíamos ainda escrever mais alguns pontos idênticos à formação do “Conceito e Estruturação do Franchising” que baseado na descoberta de Jesus e Pedro, vem aperfeiçoando seu sistema. De qualquer forma ao ser constituída, a Igreja Católica deixou para o mundo o fenômeno da multiplicação que vem ao longo dos tempos fazendo com que apareçam novas oportunidades, que apareçam novos empreendedores, que se gerem mais empregos, que se tenha mais arrecadação e um maior consumo também. Hoje um negócio bem estruturado, com um bom serviço ou produto, que tenha um bom diferencial é facilmente replicável, bastando sempre um estudo para isso.

 

E agora que você já entendeu onde nasceu o franchise e quem foram seus idealizadores, que tal participar deste mundo que é um dos que mais cresce no mercado, até mesmo no meio de grandes crises!?

 

*SOBRE - RICARDO BRANCO

Piloto comercial com formação em Economia pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Porém seguiu no segmento de alimentação tendo atuado como Diretor de Marketing na época na maior rede de lojas franquias de música do país, onde se especializou e se formou no Franchise pela Franchising University. Seguiu atuando nesta área até em 2018 assumir a Diretoria Executiva e Operacional de uma Feira de Franquias presencial de baixo custo e diferenciada onde acabou levando diversas marcas a expandir pelo Brasil e realizando o sonho de muitos a empreender. Na chegada da pandemia assumiu a Diretoria executiva da Feira Virtual de Franquia (FVF) e ao lado do Henrique Mol, vem levando diversas empresas a continuarem a divulgar seus modelos de negócios através do franchise com diversas estratégias inovadoras neste mercado tecnológico e desafiador.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

Artigos Ricardo Branco

Entenda o fator multiplicador que gerou o franchising

Entenda o fator multiplicador que gerou o franchising

  Seguindo a ideologia de que o franchising nasceu através da Igreja Católica e que os fundamentos deixados por Jesus na própria bíblia...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você