Mergulhe no mercado e na franquia de sua preferência, antes de investir

O censo sobre o perfil dos visitantes à penúltima feira de franchising, realizada em São Paulo, revelou números interessantes. A maioria esmagadora dos visitantes era de investidores em busca de franquias (90%), sendo de 3% o percentual de  franqueadores.  Fornecedores de produtos ou serviços, interessados em futuros negócios, representaram só 5% e só 2% tinham outros motivos. 71% dos que visitaram a feira declararam ter encontrado possibilidade de iniciar um novo negócio; destes, 50%  pretendiam estruturar sozinhos sua futura empresa; 26% com amigos; 20% com parentes e 4% com apoio de investidores; sendo que muitos dos contatos na feira foram retomados posteriormente e evoluíram de modo positivo.

Portanto,  trata-se de uma feira de profissionais para profissionais. Em sendo assim, não vá despreparado; visitá-la requer concentração e fixação de objetivos prévios para que se proceda, mais tarde, a uma escolha acertada, aproveitando-se bem o tempo aplicado.   

Decida-se, de antemão, em qual setor da economia recairá sua preferência: alimentação, serviços especiais; informática, eletrônica e cursos; veículos; cosméticos e perfumarias;  fotografias; gráfica e sinalização; serviços; acessórios pessoais; educação e treinamento; conservação e limpeza; livraria e papelaria; esporte e lazer; construção; decoração;  móveis e utensílios; hotelaria e turismo.

Você verá que a lista é longa,  mas isto é bom, pois sempre haverá, uma franquia à disposição das mais diversas vocações. Todavia, não ingresse em um negócio de franchising, seja em que posição for: franqueado, franqueador, ou provedor de bens e serviços ao sistema, sem adquirir uma certa  “cultura”  sobre a matéria.

Assim sendo, ao chegar ao local da feira, informe-se, logo, sobre os horários do seminário que, de hora em hora, tem lugar em seu recinto, para que você  conheça as principais características do sistema, suas vantagens e desvantagens bem como sobre a existência de livros e prestações esclarecedoras. Depois disso, percorra a feira, aproveitando para recolher material nos stands, notadamente das franquias em áreas da atividade empresarial pelas quais você sinta aptidão. Após este trabalho, relaxe em algum local  - toda feira possui uma praça de alimentação - ou vá para casa a fim de avaliar melhor o material recolhido. Ao voltar aos stands selecionados, não se contente, apenas, com os dados constantes dos panfletos que analisou. Peça detalhes sobre os serviços prestados pelo franqueador, como projeto arquitetônico, sistema de fornecimento/compras, treinamento, ajuda no período de inauguração, planejamento estratégico e supervisão.

Feita a sua seleção, muito importante, também, é saber  onde o franqueador quer expandir seu negócio; qual o investimento inicial a ser feito e  seu prazo de retorno; faturamento,  margem de lucro, taxa de franquia e royalties mensais;  procurando,  ainda, conhecer o tamanho da rede de franqueados; como é o seu processo de seleção e se a rede escolhida para a análise já enfrentou algum tipo de problema com algum franqueado. Atenção à forma como as suas perguntas são respondidas. Rodeios e insegurança indicam falta de profissionalismo por parte do franqueador.

Confira se, realmente,  você se enquadra no perfil de franqueado ideal por ele traçado. Mas, lembre-se de que a busca do franqueador não termina na feira. Portanto, despreze pressões para fechar o negócio na hora, marcando entrevistas com os franqueadores na sede das empresas e, por último,  não deixe, também de conversar com os franqueados da rede após a  feira.

Os interessados em adquirir a licença de uma master franquia estrangeira, ou mesmo em ser só um subfranqueado desta, deverão redobrar seus cuidados, levantando informações até  internacionalmente a respeito dos compromissos assumidos para com o franqueador de outro país no Brasil pelo master, em se tratando de subfranquias.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Outros Artigos

Transformação digital: 5 problemas que impedem o sucesso

Transformação digital: 5 problemas que impedem o sucesso

No mundo dos negócios, cada vez mais se ouve falar em “transformação digital”. Mas qual é o contexto para essa...

Ver mais

Inovação: motor de crescimento para franquias

Inovação: motor de crescimento para franquias

Em muitos casos, a quantidade e a variedade dos produtos ofertados funcionam como um incentivo, pois as marcas precisam procurar maneiras de se manter diariamente na...

Ver mais

O fim de um ciclo?

O fim de um ciclo?

Abordaremos no presente artigo uma das principais preocupações das Empresas Franqueadoras, independentemente do seu ramo e território de...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você