Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT, dá dicas para quem deseja empreender 

O atual cenário brasileiro relacionado à economia e a política do país pode assustar alguns empreendedores que estão pensando em montar um novo negócio, dada a inflação nas alturas e a crise hídrica. Porém, algumas oportunidades podem surgir mesmo em tempos de crise desde que o empreendedor esteja atento a pontos cruciais para que o negócio se mantenha, segundo Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT - consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias.

 

A especialista listou 6 dicas importantes para quem deseja empreender em tempos de crise:

 

  1. Observar o mercado em que se deseja investir e como ele está se comportando durante a crise é um dos pontos mais importantes. Vale avaliar se o cenário atual é algo que tende a permanecer ou é passageiro – como no caso das redes que atuam no delivery e tiveram um boom de demanda, ou mesmo as redes de vestuário que tiveram queda na procura dos consumidores. 
  2. Fazer contas para reduzir riscos! Em um momento de crise fica claro para o empreendedor, seja ele individual ou franqueado, a necessidade de manter a saúde financeira do negócio em dia. Muitas empresas fecharam as portas justamente por não terem caixa para pagar as contas – funcionários, fornecedores, aluguel etc. O empreendedor que começar sem o capital de giro necessário para sustentar o negócio nos primeiros meses pode sentir dificuldade num cenário econômico como o que estamos vivendo.
  3. Estar atento e atuar em diferentes meios. Não vale a pena, por exemplo, investir num segmento ou numa marca que esteja presente apenas com lojas físicas, sem nenhuma outra forma de atendimento ao consumidor final. Ficou mais do que provado nesse último ano que a dependência de um único canal é arriscada, e acaba sendo ineficaz para atender o consumidor nas suas mais diversas jornadas.  
  4. Investir em microfranquias pode ser uma alternativa. As microfranquias costumam ganhar bastante relevância em períodos de crise, pois se tornam uma opção ao empreendedor por garantirem uma fonte de renda, com um baixo investimento inicial. No entanto, é importante não se deixar levar somente pelos pontos positivos como menor investimento, facilidade de ser operada e o rápido retorno. Como geralmente o início envolve uma boa dose de aprendizado da operação, o empreendedor deve ficar atento a todos os possíveis erros que podem estar acontecendo e corrigi-los imediatamente.
  5. Apostar nas novas tendências do mercado, como o live commerce, para vender mais. A nova modalidade do e-commerce, dependendo da plataforma escolhida, permite que qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento, consiga vender através das lives shops, em tempo real, com uma interação humanizada. Além disso, é possível integrar o próprio e-commerce da marca ou até mesmo há a possibilidade de criar uma loja online na própria plataforma, com um catálogo criado pelo empreendedor.
  6. Ser resiliente! Ser resistente e persistente para permitir que o negócio alcance o sucesso e possa perdurar no pós-crise. Muitas vezes é no meio de uma crise que descobrimos nossas maiores forças e capacidades de reinvenção. É o momento de repensar o negócio e buscar a melhor forma de atuar e de atender o consumidor.

 

 

Sobre o Grupo BITTENCOURT

Consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias. Com mais de três décadas de história, o Grupo se consolidou no mercado como referência em ressignificação de negócios, atuando em diversos canais e com empresas de todos os portes e segmentos. Com operações no Brasil e também na Europa, a empresa oferece soluções que vão desde desenvolvimento de novos conceitos de negócios até a gestão completa de uma rede. Arezzo, Reserva, Vivo, Danone, Todeschini, Adcos, Dunkin Donuts, Coca Cola, Google, Samsonite, Porto Seguro, Adidas e Heliar são alguns players de peso que tiveram seus negócios impactados pelo trabalho da consultoria. Site: https://bittencourtconsultoria.com.br/

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Lyana Bittencourt

Pampili quer transformar o mundo num lugar melhor para meninas e expansão de suas lojas traduz este propósito

Pampili quer transformar o mundo num lugar melhor para meninas e expansão de suas lojas traduz este propósito

  Qual o tamanho do impacto que podemos produzir enquanto marcas para a construção de um futuro melhor para nossos consumidores? Quando nós...

Ver mais

O paradoxo da complexidade das operações e a simplicidade da experiência de consumo

O paradoxo da complexidade das operações e a simplicidade da experiência de consumo

  Já chegou a hora de mudar o discurso e deixar de falar mais do mesmo - de falar sobre a importância da conversão entre digital e...

Ver mais

Educação é determinante para franqueadora deixar seu legado emergir a cada franqueado

Educação é determinante para franqueadora deixar seu legado emergir a cada franqueado

  A questão do conhecimento repassado geração por geração e fazendo parte do processo de transformação do mundo...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você