Inovação: motor de crescimento para franquias

Em um mundo hiperconectado, a concorrência entre marcas se torna cada vez mais acirrada, especialmente para empresas que oferecem produtos com alta demanda - como acontece no setor de alimentos.

Em muitos casos, a quantidade e a variedade dos produtos ofertados funcionam como um incentivo, pois as marcas precisam procurar maneiras de se manter diariamente na mente de seus clientes. Porém, o que as empresas estão descobrindo é que existe um fator que pode fazer diferença na corrida pela atenção dos consumidores: inovação.

Falar sobre inovação envolve três etapas: diagnóstico, desenvolvimento técnico e disseminação. Dar prosseguimento no processo é um desafio, pois é necessário combinar as necessidades dos clientes, com os valores de marca da empresa e também adaptar-se às tendências de mercado. Atualmente, 50% da população global tem menos de 30 anos de idade e é particularmente essa geração que dita os parâmetros e as tendências de compra. Portanto, parte da prioridade deve ser focar nesse segmento.

O Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial faz uma análise que mostra os fatores que determinam a produtividade e, de fato, a área em que há um atraso maior é a capacidade de inovar e impactar o dinamismo dos negócios. Todos que trabalham no setor de alimentos, e em particular no setor de franquias, enfrentam um cenário muito desafiador, porque a competição em grande parte gira em torno da luta pelo preço, sem deixar de se preocupar com a qualidade dos produtos, a origem do suprimento e a capacidade de transformar produtos em experiências.

Maximizar a experiência de clientes é um dos grandes mecanismos de identificação com os consumidores. Ou seja, a regra a ser seguida é: personalize o serviço para cada um de seus consumidores. A tecnologia é um dos fatores que podem melhorar a experiência das pessoas e um dos grandes motores da inovação desta geração. Sem dúvida, é uma ferramenta que permite a empresas se aproximar dos clientes. Porém, a inovação por meio da tecnologia não deve ser apenas uma ideia, mas precisa também ser tangível.

Sem dúvida, o ato de inovar impulsiona o crescimento da indústria e as empresas devem sempre se sentir motivadas a continuar trabalhando para comunicar uma ampla variedade de mensagens que fazem cada um dos clientes se sentir identificado com o produto que ele está consumindo. Afinal, tanto na vida como nas refeições, não devemos nos contentar com o que nos é dado, mas devemos ser capazes de escolher o que quisermos.

* Michel Machado, Country Head da Subway Brasil

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Saiba mais: Como abrir uma franquia

 

 

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Outros Artigos

Como ampliar a rede de franquias quando todos querem o seu candidato?

Como ampliar a rede de franquias quando todos querem o seu candidato?

Que o mundo mudou não é novidade, todas as indústrias que participamos sofreram ou estão sofrendo mudanças profundas devido ao que...

Ver mais

Até que ponto sua atitude pode quebrar barreiras?

Até que ponto sua atitude pode quebrar barreiras?

Atitude é uma palavra que sempre esteve no DNA da Cacau Show e fazemos deste dizer nosso dia a dia. A decisão de colocar uma meta de expansão de...

Ver mais

Franquia: aposta estratégica no cenário pós-pandêmico

Franquia: aposta estratégica no cenário pós-pandêmico

  Estamos cientes que para ser um bom empreendedor é necessário muita visão e persistência. O que ninguém esperava era o tamanho...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você

-->