Fusão: bom negócio para franqueador e franqueados

23, Nov, 2015

No início deste mês, anunciamos a fusão dos grupos J. Alves e Ornatus Alimentação, que resultou na Halipar – Holding de Alimentação e Participações. A nova holding passa a abrigar as marcas Griletto e Montana Express, vindas do Grupo J. Alves, e Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi e My Sandwich, do Grupo Ornatus Alimentação. Essa importante decisão, amadurecida ao longo de 12 meses de construção conjunta, segue um modelo já consolidado nos Estados Unidos e que tende a ser um caminho natural para o franchising brasileiro. A Halipar nasce a partir de uma visão convergente de futuro e, acima de tudo, de uma forte identidade de crenças e valores, fundamental para o sucesso de qualquer parceria.

A partir de agora, nossos esforços estão voltados para 325 unidades franqueadas distribuídas em 20 estados e com previsão de fechar 2015 com faturamento de R$ 500 milhões, valor significativo para o mercado de franquias no Brasil. O nosso objetivo é, em cinco anos, chegar a mil unidades e alcançar faturamento de R$ 1,3 bilhão.

A fusão surge em momento de grandes mudanças e oportunidades no Brasil, com crise na economia e na política. Não temos dúvidas de que é a hora certa para buscarmos profissionalização, aumento da produtividade e melhorar a capacidade de gestão dos negócios. Para fortalecer sua governança corporativa e capacidade financeira, a nova holding também tem como sócio a G5 Evercore Private Equity, que irá nos orientar e auxiliar nas questões financeiras da empresa, além de coordenar nossas futuras aquisições e fusões.

Felizmente, o setor de alimentação fast-food é um dos mais resistentes à crise, mas a previsão dos especialistas é de que 2016 será um ano difícil para a economia em geral. Nesse cenário, temos que melhorar a estrutura de custos dos nossos franqueados e para isso é necessário escala. A fusão das marcas na Halipar tem também esse objetivo.

Apesar de culinárias distintas (grelhados e comida oriental), a nossa base de fornecedores é semelhante e esperamos conseguir importantes sinergias de custo, que se traduzirão em benefícios para os franqueados. Essa coesão também refletirá positivamente no momento de negociação com os shoppings e, ainda, nas estratégias de marketing e comunicação.

Outra sinergia importante é facilitar para os franqueados o acesso a todas as marcas da holding. A Halipar consolida-se em um cenário em que tanto nossos atuais como novos franqueados se encontram em posição privilegiada para investir e renegociar contratos, mas desejam um ativo resiliente em períodos de turbulência na economia.

Ainda, a equipe da Halipar passa a ter melhores condições de avaliar candidatos a novas franquias frente ao perfil de diferentes marcas e encontrar a que melhor se adequa ao franqueado ao ponto comercial pretendido. Assim, aumentamos as chances de sucesso do franqueado. Por último, mas não menos importante, a troca de melhores práticas de maneira 100% transparente entre as marcas tende a melhorar o desempenho de todas elas.

Artigos Ricardo Alves

Fusão: bom negócio para franqueador e franqueados

Fusão: bom negócio para franqueador e franqueados

23, Nov, 2015

No início deste mês, anunciamos a fusão dos grupos J. Alves e Ornatus Alimentação, que resultou na Halipar – Holding de...

Ver mais

Ver mais

Ver mais