Franchising e o segmento de turismo

O Brasil possui uma vocação natural para o turismo e é o terceiro país do mundo em franchising. Nada obstante, o número de marcas franqueadas na área do turismo por enquanto é pequeno. O mercado ainda não despertou para este tipo de negócio, se bem que haja uma previsão de crescimento à vista.

São inúmeros os setores da atividade do turismo que podem se beneficiar da franquia empresarial. Das agências de viagens, até a administração de aeroportos, estações ferroviárias, rodoviárias, estradas e pontes (servindo nestes casos o franchising como instrumento de privatização), passando pelos hotéis, locadoras de automóveis, áreas de lazer (parques e bares temáticos), onde se encontram as  chamadas franquias de terceira geração, que proporcionam uma assistência total por parte dos franqueadores aos seus franqueados.
 
A franquia em turismo normalmente é de serviços, proporcionando condições mais acessíveis aos candidatos a franqueado, pois a problemática da existência do ponto comercial fica minimizada.
 
Como em qualquer franquia, porém, é exigido do candidato a uma unidade franqueada no setor de turismo que goste de lidar com o público, que seja comunicativo e sociável, e que tenha uma boa cultura geral, sendo desejável que fale mais um idioma, de preferência o inglês.
 
Passada a fase de nossa economia inflacionária - que confundia os turistas estrangeiros na hora em que iam cambiar sua moeda pela nossa - o chamado “custo Brasil” continua alto, tornando este país caro para o turismo receptivo, não obstante os esforços governamentais no sentido oposto.
 
Em termos nacionais, o norte/nordeste - que já despontava como a região de maior potencialidade de crescimento em franchising - é, também, aquela que acena com maiores possibilidades de desenvolvimento do turismo no país, sendo a combinação de ambos um acontecimento natural, sinergético e, portanto, inexorável.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Outros Artigos

Cinco mudanças que o digital trouxe para o varejo físico

Cinco mudanças que o digital trouxe para o varejo físico

Quem ainda era reticente com o comércio eletrônico e a presença de soluções digitais no varejo teve que rever sua opinião com a...

Ver mais

Cinco tendências em negócios para 2022

Cinco tendências em negócios para 2022

As turbulentas tempestades provocadas pela pandemia estão, finalmente, dando pequenos sinais de melhora. Contudo, o cenário que se desenha não...

Ver mais

Transformação tecnológica impacta mercado varejista: omnichannel já é realidade no comércio

Transformação tecnológica impacta mercado varejista: omnichannel já é realidade no comércio

A transformação digital tem um impacto considerável no setor varejista. Com a inovação tecnológica, a busca por novas formas de...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você

-->