Fidelização uma ótima opção para franquias

No início do ano, participei de uma reunião com os executivos de uma empresa prestadora de serviços, para definirmos o planejamento estratégico. Perguntei ao vice-presidente de marketing:

“A sua empresa tem mais dificuldade em conquistar novos clientes, ou manter os clientes ativos?”

Prontamente respondeu – “conquistar novos clientes, claro!”. Pedi para que ele refletisse por dois minutos e respondesse novamente. Vinte minutos se passaram e ele mudou de opinião, pois não havia cogitado a hipótese do risco de se perder um cliente e, muito menos, na dificuldade em reconquistá-lo.

Obviamente que ambos são difíceis, porém, em caso da perda de um cliente, a relação causa e efeito compromete mais. Assim, a estratégia em fidelizar os  clientes tornou-se prioritária nesta empresa e os resultados surpreenderam. Antes, os clientes ativos representavam 25% do faturamento da empresa, após a implantação da nova política comercial, o indicador superou a marca dos 55%.

Essa situação é comum em grande parte das empresas. Estudos apontam que o atendimento, comunicação, qualidade dos produtos e serviços e a marca da empresa, são fatores determinantes na fidelização.

No cenário das franquias esses fatores já estão inseridos em sua cultura. Com destaque para o treinamento, por promover a qualidade no atendimento, apontado pelos especialistas, como o principal responsável pela retenção dos clientes.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Sidney Cohen

O perfil do profissional de Franquias: o mercado de trabalho também está atento para esse segmento.

O perfil do profissional de Franquias: o mercado de trabalho também está atento para esse segmento.

O setor de franquias é um dos segmentos que mais cresce. Mesmo em período de crise como o ano de 2015, o crescimento registrado foi de 8,3% em faturamento...

Ver mais

Franquias: O setor de franquias brasileiro é um dos segmentos que mais cresce.

Franquias: O setor de franquias brasileiro é um dos segmentos que mais cresce.

O modelo de franquias surgiu em 1862 nos Estados Unidos, por meio da Singer Sewing Copany, fabricante de máquinas de costura, que iniciou o seu processo de...

Ver mais

O comércio eletrônico é a salvação?

O comércio eletrônico é a salvação?

As consequências da crise foram inúmeras, a começar pelo desemprego. Nessas horas, apesar do clima de incerteza é um bom momento para...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você