Essa é a hora das franquias mostrarem força

Por Francisco Conte, diretor de marketing da rede Fran´s Café

O momento pelo qual passam o Brasil e o mundo exige de todos os empresários e profissionais do mercado um alto grau de controle e de seriedade. Não é momento para aventuras, muito menos de desespero.

Ao contrário, é preciso encarar a realidade de frente, com profissionalismo e comprometimento. E é nessa hora que as empresas se diferenciam.

No mercado de franquias não é diferente. Muitas talvez sequer sobrevivam, seja por problemas internos ou por questões de gestão inadequada num momento tão delicado.

Ao franqueador cabe, agora, mostrar sua força e sua capacidade de reagir à crise, ajudando seu franqueado a ultrapassar, junto com ele, essa tempestade global.

Esse é o momento de dividir homens e crianças no mercado. E as marcas fortes, com tradição e solidez têm o dever de pegar seus franqueados pela mão e auxiliá-los no que for possível. Afinal, eles são parte da mesma marca.

Em nossa rede optamos, desde março, antes da quarentena e de começar os cálculos de quando chegaríamos à tão falada curva de contágio, decidimos combater o primeiro sintoma, que é a ansiedade.

É com se colocamos gasolina no carro de todos nossos franqueados, para que eles continuem rodando junto conosco. E como completamos esse tanque? Com atitude.

Suspendemos as cobranças de royalties e fundo de propaganda, negociamos pessoalmente com pequenos e grandes fornecedores a prorrogação de boletos e/ou a completa isenção de aluguéis de equipamentos. Criamos um comitê de comunicação, com a presença dos franqueados, para que a rede toda seja abastecida constantemente de informações oficiais e responsáveis.

Tomamos para nós a responsabilidade de orientá-los, embora cada um tenha uma realidade diferente em suas cidades.

Reforçamos nossa marca com o aumento do uso de redes sociais corporativas e locais, ajudando as lojas que estejam abertas no sistema de delivery ou take away.

Por fim, em parceria com a 3Corações, nossa fornecedora exclusiva de cafés, lançamos nacionalmente a campanha Espresso do Bem, para fornecer cafés gratuitamente a profissionais da saúde em todo o Brasil nessa hora de luta tão intensa. Porque não basta apenas torcer por eles. É preciso agir, cada um à sua maneira.

Isso tudo, somado, reforça a capacidade de uma rede de reagir ao momento. Mas reagir de forma sólida, séria, respaldada por notícias oficiais e não em grupos de whatsapp ou em ações pontuais, quase sempre ineficazes.

O compromisso no momento da crise tem que ser maior e é um dever da franqueadora.

Essa é a hora da franquia mostrar seu peso, seu valor histórico, sua solidez de marca e, especialmente, sua conduta e seus princípios.

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Francisco Conte - www.suafranquia.com

Artigos Francisco Conte

Ensino à distância é vital na qualificação profissional das franquias

Ensino à distância é vital na qualificação profissional das franquias

A tecnologia já é há algum tempo aliada forte para o avanço das empresas e na inovação constante nas relações...

Ver mais

A segurança de uma franquia em tempos voláteis

A segurança de uma franquia em tempos voláteis

O Brasil vive um momento particularmente interessante para quem tem capital para investir mas não sabe ainda o que fazer com ele. Se, por um lado, os juros mais...

Ver mais

Invista em Franquias. Mas com qualidade e segurança

Invista em Franquias. Mas com qualidade e segurança

Ser dono do seu próprio negócio é um sonho de 9 entre 10 brasileiros. E, nessa linha, o sistema de franquias já provou ser um bom caminho...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você