Empreender no varejo

Ser um empreendedor no Brasil com certeza é um desafio muito grande.

Desde a alta carga tributária até a baixa produtividade da nossa mão-de-obra. Empreender no varejo requer antes de qualquer coisa, muita certeza e convicção. Estar focado no alvo final, não se assustar muito com os pessimistas e nem se empolgar com os otimistas, ou seja, ser um realista esperançoso!

Principais pontos a serem levados em consideração para ter sucesso no varejo empreendedor:

Concorrência: Monitorar seus concorrentes e acima de tudo saber quem eles são. Conhecer bem nossos “adversários” para saber o posicionamento de seu varejo na praça econômica. Conhecer as fraquezas e pontos fortes de cada concorrente é de extrema importância para desenvolver suas vendas;

Carga tributária: Vivemos em um paraíso fiscal? Longe disto. Conhecer e entender das questões tributárias são essenciais para o sucesso. Saber o que você está pagando e para quem, o torna um empreendedor mais consciente da gestão dos recursos. Agora pergunto pagar impostos é ruim? Não. Ruim é pagar pouco imposto. Imposto é proporcional ao faturado, portanto pense desta forma que "doí menos", quando mais imposto pagar mais alto está o seu faturamento. Busque ainda um bom contador para te ajudar nisto.

Mudanças no Mercado: O mercado é um organismo vivo, e aparentemente com muita vida dentro de si. Saiba explorar este aspecto de uma forma positiva dentro da sua empresa. Fica atendo ao que é modismo e o que é tendência. Lembram-se, modismo vem com força total e acabam de repente, tendência começa devagar e quando você percebe já domina o mercado, portanto fique de olho aberto.

Crédito: Crédito é igual cerveja, "beba com moderação". Cuidado com as linhas de créditos. Usufrua desta conquista recente da nossa economia, crédito na praça, mais usufrua com responsabilidade. A maioria das taxas são altas e um longo prazo de carência somado a longas parcelas, pode te complicar lá na frente. Se desejar fazer alguma aquisição grande, busque um investidor que irá lhe proporcionar uma melhor taxa ou guarde o dinheiro da suposta parcela que você iria pagar. Aplique com um bom rendimento, e somente faça a compra após ter o valor total. Isso até ajuda na negociação da compra, pagar avista sempre tem suas vantagens.

Finanças: Vejo acontecer muito no mercado, o empreendedor ter uma falsa impressão de estar rico. Simplesmente por que no varejo, uma boa quantia de dinheiro passa pela sua mão todos os dias. Não confunda seu dinheiro com dinheiro da empresa. Saiba seu ponto de equilíbrio, e sua lucratividade. Falar para não gastar mais do que você ganha parece algo trivial demais. Porém, esquecer o trivial pode ser fatal.

Dedicação: Empreendedor é aquele que acorda mais cedo e dorme mais tarde. É aquele que no quinto dia do mês está no banco para pagar os funcionários e não para sacar seu salário. É aquele que abre e fecha o seu negócio, é aquele que motiva sua equipe, é aquele que permanece firme no propósito. Dedicação, principalmente, no começo é fundamental, quando falo começo digo os primeiros cinco anos. 

Mão de Obra: A produtividade no nosso país é baixíssima. Agora não se apegue a esta verdade para justificar a ineficiência da sua equipe. Invista em pessoas. Invista em treinamentos, acredite no melhor de cada um. Isto pode parecer pouco pratico e muito filosófico.  Porém quando lidamos com RH a ciência se une a psicologia. Mais acima de tudo seja profissional em sua tratativa.

Para finalizar, não existe garantia de sucesso no mundo dos empreendedores, o mercado, algumas vezes é incompreensível. Pior que aquele brinquedo no parque que te faz vomitar. Uma verdadeira montanha russa, portanto, aproveite o passeio e chegue no final com um sorriso no rosto.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Gustavo Freixo

5 maneiras de evitar os efeitos da crise

5 maneiras de evitar os efeitos da crise

Assusta-me dar uma volta pela cidade e ver tantos pontos com faixas “Aluga-se” ou “Queima de estoque para fechar loja”, isso me leva a pensar se...

Ver mais

Por um varejo profissional

Por um varejo profissional

“Os exemplos tem mais seguidores que a razão. Imitamos inconscientemente o que nos agrada, e aproximamo-nos sem sentir das personalidades que mais...

Ver mais

5 passos para lançar um novo produto

5 passos para lançar um novo produto

"Um mercado nunca fica saturado com um bom produto, mas fica rapidamente saturado com um produto ruim", frase esta dita por Henry Ford. Seguindo este principio...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você