Dicas na hora de franquear

Claudia Bittencourt

Franquia

1º Passo

O empresário tem de repensar a empresa como um todo e elaborar um planejamento estratégico, definindo metas de curto, médio e longo prazo.

 

2º Passo

O futuro franqueador deve reavaliar os resultados da empresa, ver se o crescimento dos últimos anos é sustentável ou se esta dependente de capital de terceiros. O empresário não deve vislumbrar no sistema de franquias uma forma de capitalizar.

 

 


CONHEÇA NOSSAS FRANQUIAS

 

3º Passo

Rever os processos, o sistema de gestão administrativa, financeira e comercial. Enfim, avaliar o quanto as operações da empresa estão sob controle e se as ferramentas são adequadas. Avaliar formas de evitar desperdício, de agregar valor ao produto ou serviço. Ao detectar alguma deficiência, deve revitalizar e formalizar esses processos com a elaboração de manuais.

 

4º Passo

O empresário deve renovar, reciclar e treinar os funcionários, para que colaborem na missão e para que o franqueador tenha poder para rientar os franqueados sobre o perfil dos funcionários que deverão contratar.

 

5º Passo

O empresário deve formatar o sistema de franquias. Principais recomendações para quem quer franquear seu negócio: - Fazer um plano de viabilidade, formatar o sistema operacional para a rede, utilizar de instrumentos jurídicos e formatar o treinamento. - Selecionar bem o franqueado que deve ter o perfil parecido com o perfil da empresa. - Procurar acompanhamento de profissionais especializados para acompanhar o processo.

 

 

*Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo BITTENCOURT

 

Claudia Bittencourt é sócia fundadora e presidente do Conselho Consultivo do Grupo BITTENCOURT consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Claudia Bittencourt

Como ter um crescimento sustentável do seu negócio

Como ter um crescimento sustentável do seu negócio

Cuide da base, da estrutura e dos pilares que vão levar seu negócio ao crescimento sustentável. Não é novidade para o meio empresarial...

Ver mais

Atitudes dos franqueadores de sucesso

Atitudes dos franqueadores de sucesso

As empresas Franqueadoras, já consolidadas que aprenderam a cultivar e manter um bom relacionamento com seus franqueados continuam dando certo Independentemente...

Ver mais

O treinamento e a comunicação empresarial nas redes de franquias

O treinamento e a comunicação empresarial nas redes de franquias

Antes de falar em treinamento vale uma reflexão sobre a responsabilidade do franqueador em relação à rede de franquias a responsabilidade do...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você