Dia do Empreendedorismo Feminino: Quer empreender? Veja 4 passos para seguir e ter sucesso na vida empreendedora

Luzia Costa dá quatro dicas para agarrar a oportunidade empreendedora

Franquia

Neste mês, dia 19 de novembro, comemoramos o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data que empreendedoras brasileiras têm muito o que celebrar. Dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor mostram que o país tem aproximadamente 30 milhões de mulheres empreendedoras, ou seja, esse número representa cerca de 48,7% de todo o mercado empreendedor.

 

No entanto, a maioria das mulheres ainda enfrentam grandes desafios para ganhar credibilidade e ter uma posição de destaque em muitas empresas e até em sua vida empreendedora. Empreender e ter seu negócio próprio é o sonho de muitas mulheres. Mas começar neste caminho não é tão simples assim e se faltar preparo, a futura empreendedora pode acabar desistindo dessa jornada ou até mesmo tornar este momento um pesadelo devido os desafios que ela encontrará em sua trajetória", afirma Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, rede líder em embelezamento do olhar e da face e outras marcas do segmento de beleza.

 

Quem vê o sucesso da Luzia a frente das suas empresas de estética, não imagina que ela também se deparou com grandes obstáculos e dúvidas de muitas pessoas sobre a sua capacidade. A empreendedora já foi julgada e até chegaram a não acreditar que seu negócio se tornaria uma franquia de sucesso, mas, nunca desistiu.

 

 

Sua trajetória é grande, já teve carrinho de lanches, vendeu biscoitos, pirulitos, tomates secos, faliu, fez massagem em uma tenda na praia, entre outros negócios antes de chegar aonde está.

 

"O segredo de muitas mulheres empreendedoras é a resiliência. É preciso acreditar no seu negócio independente do preconceito do mercado, além de lembrar constantemente da sua capacidade. Mesmo que você quebre, mesmo que seja difícil, comece seu negócio e coloque em prática", diz.

 

Por isso, neste dia do empreendedorismo feminino, Luzia listou quatro dicas para ajudar mulheres empreendedoras que desejam ingressar neste mercado. Confira:

 

 

  1. Faça uma autoanálise.

Em primeiro lugar é preciso identificar o seu talento. Investir ou querer ter um negócio porque está na moda no momento, ou porque alguma conhecida está no ramo e está se dando bem, é um grande erro de muitas empreendedoras. Por isso é essencial fazer uma autoanálise e enxergar qual seu perfil e o que você gosta de fazer. Se identificar com o negócio é muito importante. Não pense apenas no lucro.

 

  1. Saiba o motivo porque quer empreender.

Parece uma dica simples, não é? Mas está aí o maior erro das empreendedoras e empreendedores também. Muitos só enxergam o "glamour" do empreendedorismo, o status, o reconhecimento e o "chegar lá", mas a realidade é que é preciso pensar muito mais do que só no lucro e no quanto irá ganhar. Parece clichê, mas o dinheiro é apenas a consequência de um trabalho bem feito. O segredo é se identificar com o negócio e ter a consciência que ser empreendedora é trabalhar 24h por dia para seu sonho ser realizado. Afinal, a dedicação tem que ser tempo integral. Tem que gostar do que faz!

 

  1. Não procure a aprovação de todos.

Especialmente neste ramo que você está querendo se inserir, o empreendedorismo, é muito comum que empreendedoras procurem a aprovação das pessoas, principalmente nós mulheres que enfrentamos grandes desafios. Mas a verdade é uma só, quem precisa acreditar no seu projeto é você mesmo! Se você está certa que seu negócio poderá te dar bons frutos, vá para cima!

 

 

  1. Seja uma líder que inspira

A liderança é um ponto chave para o sucesso de qualquer área do empreendedorismo e até mesmo na vida pessoal. Por isso, assuma os erros, aprenda com eles, desenvolva ideias, crie, tenha uma boa comunicação e o principal, mostre com suas atitudes o brilho nos olhos por estar à frente de um empreendimento que você tanto luta para dar certo diariamente.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Outros Artigos

Artigo: Caso da varejista Americanas diz muito sobre a importância da Governança Corporativa

Artigo: Caso da varejista Americanas diz muito sobre a importância da Governança Corporativa

Nos últimos dias, o país tem acompanhado as notícias turbulentas sobre o caso da varejista Americanas, que anunciou um “rombo” de mais...

Ver mais

Artigo: Plano de negócios — a bússola do empreendedorismo

Artigo: Plano de negócios — a bússola do empreendedorismo

A bússola é um antigo instrumento de localização que serve como guia, uma orientação para saber como chegar no seu objetivo sem...

Ver mais

Artigo: O impacto da força da marca no relacionamento com o consumidor

Artigo: O impacto da força da marca no relacionamento com o consumidor

Uma marca se fortalece com a consolidação de diversos fatores. A qualidade é condição básica de sobrevivência de um...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você