Dia da Inovação: transformando ideias em realidade

*Por Oséias Gomes

Na próxima quarta-feira, dia 19 de outubro, é comemorado o Dia da Inovação. Atualmente, o Brasil está na 57º posição no Índice Global de Inovação (IGI) dentre os 132 países que compõem o ranking. O IGI é considerado um dos principais instrumentos para aqueles que procuram formular novas políticas públicas, buscam conhecimento sobre inovação no mundo e lideram equipes empresariais, pois o índice disponibiliza métricas mundiais que geram dados comparativos com o desempenho de cada país.

 

Diante desta realidade como manter as iniciativas de inovação em alta para continuar numa constante evolução?

Inovação é acreditar em algo que ainda não foi experimentado, é ser pioneiro e ter visão do futuro. Sem dúvidas é um grande desafio, mas é preciso muito mais do que disposição para fazer um empreendimento dar certo. A sua criação precisa ter um propósito e essa motivação precisa ser genuína e útil para você e consequentemente ao público que vai atingir.

 

Como criar uma empresa bem-sucedida? Essa é a pergunta de milhões! Antes de qualquer coisa, quero te lembrar que é preciso dar o primeiro passo. Por isso deixe a procrastinação de lado e foque em fazer acontecer e dar certo, acredite, dedique-se! Mesmo diante dos percalços, que vão aparecer ao longo do caminho, quem é empenhado consegue.

 

Outra dica pra quem quer inovar é ser persistente. Aconselho que para permear sua vida empreendedora: seja persistente. Dê continuidade e progressão ao seu projeto. Desenvolva seu negócio sem deixar que altos e baixos afetem aquilo que você faz. Mas, saiba a diferença entre persistência e teimosia. Persistir é perseverar, mesmo diante dos desafios que é empreender. Já a teimosia é insistência após perceber um equívoco, após não receber a aprovação por parte do mercado do que estava fazendo.

 

O inovar e empreender é uma grande jornada, gosto de comparar com uma montanha a ser escalada: o caminho é longo, não é fácil percorrê-lo e alguns obstáculos podem existir no meio do caminho. Mas, vale muito a pena. Não somente pela conquista de alcançar o topo como também pela paisagem, que é linda, seu sonho sendo concretizado.

 

Então, lembre-se. Tenha sua ideia, transforme-a numa paixão avassaladora dentro de você, seja convicto com essa ideia e então dê um passo para trás para poder desapegar disso e encontrar os erros que pode estar cometendo. Assim, você tem um norte a seguir rumo ao topo da sua montanha, a realização do seu negócio.

 

Veja abaixo algumas dicas - e reflexões - para colocar em prática a teoria.

 

1- Busque jovens ídolos!

 

Busque referências de novos nomes da área de tecnologia. Nos EUA, por exemplo, vimos grande repercussão de fundadores de startups com grande sucesso mundial, como Mark Zuckerberg e Elon Musk. Você saberia identificar nomes de personalidades brasileiras para ter como referência contemporânea?

 

2- Qualificação de novos profissionais

 

Por ser uma área de inovação, onde nem todos têm as mesmas oportunidades de ingressar nos estudos, a mão de obra qualificada acaba sendo um fator de risco para o crescimento tecnológico.

 

3 - Compartilhe conhecimento

 

Faça o compartilhamento de novas ideias, ações, grupos de estudos e iniciativas que são voltadas à inovação e tecnologia. É através da divulgação que as pessoas saberão o que está sendo ofertado.

 

4- Tudo começa pela mente

 

É a sua mente, a mente do empreendedor que comanda tudo: abrir o negócio, colocar no formato, criar produtos e serviços inovadores, gerenciar o empreendimento, montar estratégias etc. Seja fonte do seu próprio poço.

 

5 - Propósito

 

A sua criação precisa ter um propósito e essa motivação precisa ser genuína e útil para você e consequentemente ao público que vai atingir.

Por que você está com esta ideia de negócio? O resultado dela levará você aonde? E o seu cliente? No que seu cliente será beneficiado?

Você pode encontrar o propósito do seu empreender através de uma causa, de uma necessidade ou de um novo hábito social.

 

*Oséias Gomes, empreendedor, gestor e consultor empresarial. Vindo de uma família muito simples, deixou a roça e a enxada para se tornar um empresário ao fundar e ser CEO da Odonto Excellence, que possui mais de 1270 unidades no Brasil e no Exterior. Autor de dois best-seller: Gestão Fácil (2019) e Negócio Escalável (2022), ambos da Editora Gente.

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

Artigos Oséias Gomes

Inovar é obrigatório!

Inovar é obrigatório!

 Inovação é a palavra da vez para qualquer negócio, digamos a queridinha do século XXI. Seja qual for o ramo, as empresas devem...

Ver mais

O segredo é gerar facilidades para uma gestão genial

O segredo é gerar facilidades para uma gestão genial

  *Por Oseias Gomes É cada vez mais comum ouvirmos que empresários e gestores vivem às voltas com desafios, típicos do universo...

Ver mais

Busca incessante por segurança nos negócios pode levar ao fracasso

Busca incessante por segurança nos negócios pode levar ao fracasso

Quando alguém pensa em empreender uma das ideias que logo vem à cabeça é investir em franquias, pois muitos empreendedores acabam por optar...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você